A biblioteca é um desses locais que te transportam para outra realidade: adentrar o enorme salão da Codex49 Rossocom suas estantes carregadas de livros antigos harmoniosamente organizados nos dá a sensação de imergir em outra realidade, é uma prazeirosa experiência que parece nos transportar ao passado.
O Codex49 Rosso é a nova sede da “Antica Biblioteca Storico-Araldica Genealogica Guelfi Camajani” que combina história e cultura heráldica genealógica onde é possível consultar o mais importante acervo europeu sobre o tema, com mais de 25 mil livros antigos e preciosos.
E foi numa elegante mesa arrumada no centro de uma das duas salas da biblioteca que jantei junto a um seleto grupo de convidados, recebidos por Ilaria Pistolesi e Stefano Guelfi Camajani, proprietários do local.
O personal chef Vieri , com grande experiência internacional, nos proporcionou uma verdadeira viagem através de seus deliciosos e caprichados pratos. Ingredientes frescos, ervas, frutas, aromas, perfumes e muita paixão são constantes que aplica em suas receitas, onde cada prato é um deleite, uma experiencia multisensorial, a começar pela apresentação de seus pratos, que ganham vida a partir de hipóteses que começam em sua imaginação e depois começam a ser colocados em prática, com a mistura inusitada e criativa de ingredientes.
Para o nosso jantar Vieri preparou spuma di hummus alla paprika affumicata con gamberi e shiso, um maravilhoso risotto al tè Earl Grey al bergamotto e gengibre, capesante al gin com manga e para sobremesa panna Cotta com arroz e açafrão . Vieri é sommelier e nos proporcionou uma experiência enogastronômica interessantissima com harmonizações interessantes com excelentes vinhos!
Vieri é toscano mas coleciona experiências adquirida em países como Argentina, Chile, Emirados e Rússia, que servem como embasamento para elaboração de seu menu, com pratos bonitos, coloridos e perfumados para serem apreciados com os olhos e o paladar. O seu lema: trazer o restaurante para casa e entreter os clientes! Ele atua em eventos privados e organiza também cooking class em domicílio.
E esses foram os pratos preparados por Vieri: Espuma di humus de grão de bico, páprica defumada e camarão com folhas de shiso, risotto early grey com gengibre, cenoura, abobrinha e funcho, vieiras flambadas com mel, manga, laranja e pimenta rosa e para encerrar panna cotta com arroz ao açafrão. E cada vinho foi meticulosamente estudado para melhor exaltar dos pratos. A tarefa coube ao proprio Vieri, que é também sommerlier.
Codex49rosso
Ao longo de sua história, a Biblioteca encontrou sua sede em vários lugares históricos importantes de Florença: Via Maggio, Via Benedetto Castelli, Via Torta, Via Santo Spirito, para chegar a um lugar mais atual, um open space na Via Palazzuolo 49r escolhido não só para incluir o estudo da pesquisa profissional em uma estrutura maior, mas também para poder compartilhar um mundo feito de manuscritos, árvores genealógicas e brasões das áreas de moda, fotografia, arte moderna, escultura e música.
A biblioteca é um espaço disponível para eventos privados, empresariais ou culturais. Suas instalações são o palco perfeito para iniciativas exclusivas e inusitadas, com a estetica centrada na cultura onde o antigo ajuda projetar o futuro..
Posts que podem interessar:
Basílica de San Miniato al Monte
Hospedagem em apartamento em Firenze
Refeições ao ar livre em Firenze
'Jantar numa biblioteca em Florença preparado por um personal chef' have 1 comment
16 de maio de 2023 @ 16:21 Grazie a te / Que tal conhecer a Toscana tambem através do paladar?
[…] Jantar numa biblioteca em Florença […]