E o ano termina com uma novidade em Florença: a reabertura do Corredor Vasariano, depois de oito anos fechado para visitação.
Esse corredor suspenso era uma passagem privada, de aproximadamente 1 Km,utilizada pela família Medici para transitar entre o Palazzo della Signoria e o Palazzo Pitti e, também, uma possível rota de fuga.
E hoje compartilho com vocês 7 curiosidades sobre esse famoso corredor:
1- O Corredor Vasariano foi construído por Giorgio Vasari, daí o nome do corredor, a pedido de Cosimo I de’ Medici, em apenas cinco meses, por ocasião do casamento de seu filho Francesco com Giovanna da Áustria, em 1565.
2 – O início do percurso é a Sala Verde do Palazzo Vecchio, antigo apartamento de Eleonora da Toledo, passando pela Via della Ninna, em direção à Galeria Uffizi, atravessando a Ponte Vecchio, e chegando perto da Gruta de Buontalenti, nos Jardins de Boboli no Palazzo Pitti.
3- A Ponte Vecchio abrigava um mercado de carne, peixe, frutas e verduras e devido ao mau cheiro, a família Medici considerou inoportuno esse tipo de comércio. No final do século 16 , os açougueiros foram transferidos para outro local e vieram para a ponte os ourives. Até os dias de hoje o local é repleto de joalherias.
4- O corredor contorna uma casa-torre. A família Mannelli impediu a demolição de sua residência e por isso Vasari precisou fazer um desvio que interrompeu o seu percurso linear.
5- O corredor era repleto de autorretratos, inclusive a coleção do museu é a mais conhecida e prestigiosa do mundo. Os autorretratos foram retirados e colocados nas salas do museu.
6 – O corredor atravessa uma igreja e é bem visível seja da parte externa que interna. Há um pequeno palco na igreja de Santa Felicità no Oltrarno, e era desse local que a família Medici podia acompanhar as missas.
7 – Foi pelo corredor que os atores Tom Hanks e Felicity Jone, no filme Inferno, de Dan Brown, conseguiram escapar de uma perseguição
Algumas informações sobre as visitas ao Corredor Vasariano, que reabre ao público neste sábado, dia 21 de dezembro:
– O valor é de 43 euros (mais 4 euros para taxa de reserva) e o bilhete inclui visita ao Museu Uffizi, realizada antes de começar o percurso.
– O percurso é realizado em apenas uma direção: começa no museu Uffizi e termina no pátio Ammanatti, no Palazzo Pitti.
– Cada pessoa pode adquirir no máximo 5 bilhetes
– O percurso é de 750 m
– grupo com no máximo 25 pessoas, com acompanhamento de funcionários do museu
Eu já percorri o Corredor Vasariano e adorei a experiência! E você, tem vontade de fazer esse percurso?
'O Corredor Vasariano reabre dia 21 de dezembro de 2024' has no comments
Be the first to comment this post!