Os portões do jardim Corsini passam praticamente o ano inteiro fechados ao público e é difícil imaginar a beleza escondida por trás dos grandes muros que circundam o local, a poucos passos da estação central de trem de Firenze. Neste final de semana aconteceu a XX edição do Artigianato e Palazzo, uma exposição de alto nível onde um seleto número de artistas realizaram suas obras diante dos visitantes mostrando suas habilidades e tirando dúvidas sobre trabalhos feitos a mão. O maravilhoso jardim que abrigou o evento parece até com aqueles dos contos de fada…
Desde 1620 o local pertence à família Corsini.
Artesanato de alta qualidade pelas mãos de grandes talentos: acessórios, sapatos sob medida, mosaicos, artigos em couro, vidro, ferro, pinturas, roupas, peças para decoração, cerâmica, pintura, escultura e produtos alimentícios.
Muito interessante poder conferir os artistas realizando as suas obras.
Vamos passear mais um pouco?
É impressionante a organização deste tipo de evento. Para entreter toda a família foram organizados vários tipos de atividade, como workshops e laboratórios para as crianças, que puderam desenvolver trabalhos manuais junto aos instrutores. Diariamente ao meio-dia acontecia um cooking show onde os chefs ensinavam diversas receitas. Sem contar com os espetáculos musicais com diversos ritmos diferentes a cada dia do evento.
Mas posso dizer que uma das estrelas do evento foi a cadelinha Terry, de Cristina Borges, interior designer e artesã, que expôs produtos para os pets. Impossível quem não se rendesse a sua gostosura. Ciumenta dos produtos que levam seu nome – Terry e Friends – encrencava com outros amiguinhos que queriam experimentar as caminhas e os poufs. O trabalho da Cristina é lindo e foi muito bem recebido pelo público. Reparem na harmonia das cores e estampas que ela utiliza:
Já Anna Boemi Bonino, que assina como Bisley Bonino, da Barely Necessary, desenvolve um trabalho espetacular com papel e o transforma em bijuteria, acrescentando outros materiais como vidro, plumas e até objetos encontrados nas praias. Bisley é carioca mas desde pequena mudou-se do Brasil. Depois de Nova York ela veio Para a Itália, onde está há vinte anos. É formada em Conservação de Bens Culturais na Universidade Genova e tem ateliê em Milão.
Há 17 anos foi instituído o prêmio Perseo ao expositor mais apreciado pelo público. A Dandelion Firenze foi a vencedora do Prêmio Perseo do ano passado. E as peças são realmente apaixonantes. Este foi um dos meus stands preferidos! As duas estilistas se chamam Carlotta e transformam peças preciosas antigas em criações refinadas e atuais. Os brincos são super leves e este que a Carlotta (foto abaixo) está usando é com materiais que têm mais de cem anos.
E o prêmio Perseo deste ano foi para o Laboratorio Elementi, de Maria Gioia e Giovanni Maffucci, de Pistoia. Eles realizam lâmpadas, vasos, jóias, quadros e pequenas esculturas em cerâmica inspiradas na natureza.
O escultor Paolo Benvenutti faturou o prêmio como artesão (menos de 35 anos) preferido do público.
'Artesanato no Jardim Corsini, em Firenze' have 4 comments
22 de maio de 2014 @ 13:53 Maria Vilma
Amei!!!!! Enlouqueceria, num lugar desses… rssss…
Vcs não levaram nenhum gatinho (no telhado) desses…?!?!?
Obrigada, crianças!!!
Bjs, MaVi
22 de maio de 2014 @ 15:53 Denya Pandolfi
Lindeza, eu quis mesmo foi trazer a cadelinha da Cristina pra casa, rsrsrs! Um beijo com nosso carinho e obgda por passear por aqui…Denya
13 de abril de 2017 @ 23:39 Grazie a te / A primavera em Florença, como é a cidade na estação das flores
[…] maio o lindíssimo Palazzo Corsini abre seus portões para uma importante Mostra de Artesanato. O evento Artigianato e Palazzo vai acontecer este ano entre 18 e 21 de maio e o ingresso custa 6 […]
28 de abril de 2017 @ 11:10 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
[…] acontece a exposição de flores no Jardim dell’Orticultura e em maio tem Mostra de Artesanato no Palazzo Corsini. Dentre os deliciosos programas da temporada tem o Festival do Gelato, na […]