Conhecer a serena Pennabilli foi uma grata surpresa! A cidade do alto Val Marecchia está localizada nas encostas ocidentais do Monte Carpegna e faz parte da província de Rimini e fica na divisa entre duas regiões. Atualmente pertence à Emília Romagna mas até o ano de 2009 fazia parte da região Le Marche. É um destino que encanta seus visitantes, principalmente os adeptos ao slow travel, que consiste num estilo de viagem mais tranquilo e consciente, que nos permite aproveitar cada faceta da viagem e mergulhar na realidade local. Pennabilli é a cidade de Tonino Guerra, conhecido escritor e poeta que faleceu em 2012.
Pennabilli foi edificada sobre as rochas de Rupe e Roccione. Seu aspecto urbano deve-se à união de dois antigos castelos, o de Penna sobre o Roccione e o de Billi, sobre a Rupe.
Imaginem que Pennabilli é um burgo com menos de 3 mil habitantes e que tem uma vida cultural de fazer inveja a muita cidade grande. Nos meses de maio e junho o evento Artisti in Piazza reúne na pracinha da cidade os amantes do teatro, música performances circenses, leitura e dança. E em julho acontece a Mostra Nacional de Antiguidades , uma das mais relevantes da Itália e famosa para quem é do setor que existe há 45 anos. Dentre os museus da cidade estão o Museo Diocesano, Museo Diffuso i luoghi dell’anima, Museo Naturalistico, Mateureka, que conta a história do cálculo e da matemática através de objetos originais e Associazione Fondazione Tonino Guerra.
Como chegar
Para essas cidades menores sugiro fazer o passeio de carro. Infelizmente não existe estação ferroviária em Pennabilli. A mais próxima fica em Rimini. Dali, as linhas 160 e 161 da Tram Rimini, saindo da estação, fazem o percurso até Pennabilli. Os bilhetes são adquiridos nos bares e nas “edicolas”. Para informações clique aqui.
Pennabilli fica na costa leste da Itália, a apenas 22 Km de San Leo, 33 Km de San Marino, 45 Km de Rimini e a 60 Km de Anghiari (Arezzo, Toscana).
E’ bello se puoi arrivare in un posto dove trovi te stesso. (Tonino Guerra)
“É lindo poder chegar a um lugar e encontrar com você mesmo.” Esta frase é do poeta e artista Tonino Guerra (1920- 2012), um dos célebres cidadãos de Pennabilli.
Posts que podem interessar:
Enoturismo, para os apreciadores de vinho
10 burgos medievais da Toscana
Urbino, joia do Renascimento
Trastevere, o charmoso bairro de Roma
Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
Como transportar vinhos na mala
Via de’ Neri, a rua do streetfood
'Pennabilli, para apreciadores do slow travel' has no comments
Be the first to comment this post!