Pennabilli, para apreciadores do slow travel

Conhecer a serena Pennabilli  foi uma grata surpresa! A cidade do alto Val Marecchia está localizada nas encostas ocidentais do Monte Carpegna e faz parte da província de Rimini e fica na divisa entre duas regiões. Atualmente pertence à Emília Romagna mas até o ano de 2009 fazia parte da região Le Marche. É um destino que encanta seus visitantes, principalmente os adeptos ao slow travel,  que consiste num estilo de viagem  mais tranquilo e consciente, que nos permite aproveitar cada faceta da viagem e mergulhar na realidade local. Pennabilli é a cidade de Tonino Guerra, conhecido escritor e poeta que  faleceu em 2012.

 

Pennabilli

Com suas esplêndidas paisagens naturais, singelas casinhas medievais e fortalezas históricas, Pennabili, no vale superior do rio Marecchia sem dúvidas surpreende seus visitantes

Pennabilli  foi edificada sobre as rochas de Rupe e Roccione. Seu aspecto urbano deve-se à união de dois antigos castelos, o de Penna sobre o Roccione e o de Billi, sobre a Rupe.

Pennabilli 1

Pennabilli está situada na Alta Valmarecchia , a 630 metros de altitude, e é de origem etrusco-romana

Imaginem que Pennabilli é um burgo com menos de 3 mil habitantes e que tem uma vida cultural de fazer inveja a muita cidade grande. Nos meses de maio e junho o evento Artisti in  Piazza reúne na pracinha da cidade os amantes do teatro, música performances circenses, leitura e dança.  E em julho acontece a Mostra Nacional de Antiguidades , uma das mais relevantes da Itália  e famosa para quem é do setor que existe há 45 anos. Dentre os museus da cidade estão o Museo Diocesano, Museo Diffuso i luoghi dell’anima, Museo Naturalistico, Mateureka, que conta a história do cálculo e da matemática através de objetos originais e Associazione Fondazione Tonino Guerra.

nonni

A praça Vittorio Emanuelle concentra a sorveteria e alguns restaurantes. Olhem que fofas: as amigas se encontraram ali para tomarem um gelato juntos… O papo tava era bom…

Pennabilli

 

Pennabilli 4

Explorar suas pequenas vielas e se deixar levar pela tranquilidade do burgo é uma maneira muito agradável  de absorver um pouco da beleza e do ritmo do lugar

 

slow travel

O Duomo, edificado no século XVI, conhecido como Catedral de San Leone

 

Pennabilli

“E’ bello se puoi arrivare in un posto dove trovi te stesso”, Tonino Guerra

 

Pennabilli

Pennabilli é um desses lugares que te fazem refletir sobre o ritmo de vida que levamos hoje em dia…. A sensação que tive ao visitar o vilarejo é a de estar num bairro residencial de uma cidade do interior, onde todas as pessoas se conhecem.
Pennabilli

O lago Andreuccio é uma das atrações da cidade. A natureza local é outro ponte forte. São parques bem cuidados excelentes para uma caminhada ou piquenique

 

Pennabilli blog

O dia terminou com um lindo pôr do sol… Energias recarregadas e recordações inesquecíveis!

 

Como chegar

Para essas cidades menores sugiro fazer o passeio de carro. Infelizmente não existe estação ferroviária em Pennabilli. A mais próxima fica em Rimini. Dali, as linhas 160 e 161 da Tram Rimini, saindo da estação, fazem o percurso até Pennabilli. Os bilhetes são adquiridos nos bares e  nas “edicolas”. Para informações clique aqui.

Pennabilli fica na costa leste da Itália, a apenas 22 Km de San Leo, 33 Km de San Marino, 45 Km de Rimini e a  60 Km de Anghiari (Arezzo, Toscana).

E’ bello se puoi arrivare in un posto dove trovi te stesso. (Tonino Guerra)

“É lindo poder chegar a um lugar e encontrar com você mesmo.”  Esta frase é do poeta e artista Tonino Guerra (1920- 2012), um dos célebres cidadãos de Pennabilli.

Posts que podem interessar:

Casamento na Itália

Enoturismo, para os apreciadores de vinho

10 burgos medievais da Toscana

Urbino, joia do Renascimento

Trastevere, o charmoso bairro de Roma

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália? 

Como transportar vinhos na mala

Via de’ Neri, a rua do streetfood

Um passeio em Castellina in Chianti

Hospedagem em apartamento em Firenze



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Pennabilli, para apreciadores do slow travel' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.