Um passeio por Perugia, na Úmbria

A pequena e graciosa Perugia, na região da Umbria,  guarda preciosos tesouros artísticos. Localizada no alto de uma colina,  como muitas cidades italianas, tem seu passado marcado por guerras e conserva até hoje parte das muralhas medievais que circundam a cidade.  Aparentemente a cidade parece muito pacata. Mas Perugia tem ritmo de vida intenso, vivaz e  envolvente graças principalmente à presença de 2  importantes universidades que contrastam com sua atmosfera de burgo medieval.   Suas principais atrações estão no centro histórico, assim como os restaurantes, bodegas, bares e lojinhas de artesanato.  Não sei se o nome vos é familiar, mas uma importante marca de chocolates é da cidade… acertou quem pensou na Perugina, fabricante do chocolate Baci, empresa que foi fundada há mais de 1 século.

perugia

Com 167 mil habitantes, Perugia é uma cidade de arte rica de história e monumentos, fundada pelos etruscos, e importante destino turístico e cultural da Úmbria.

perugia-

Perugia conserva vestígios de construções seculares, tem uma história fascinante, linda arquitetura, boa gastronomia e é muito rica artística e culturalmente

Perugia é uma cidade universitária, bem animada e cheia de vida!  A cidade é sede da Universidade de Perugia,  fundada em 1308, que é  uma das mais antigas da Itália.  Perugia sedia também a famosa Universidade para Estrangeiros, com cursos de língua e cultura italiana. Vocês podem imaginar a vibe do lugar? Os bistrôs e barzinhos estão sempre movimentados e ao anoitecer a juventude começa a povoar as praças, ruelas e escadarias dos monumentos espalhados pela cidade.

perugia

A sala de estar de Perguia é a praça IV Novembre, onde estão os principais edifícios da cidade, como a Catedral de Sao Lourenço, o Palazzo dei Priori e a Fontana Maggiore (foto divulgação)

 

 

Principais atrações de Perugia

O coração de Perugia  é a praça IV Novembre, onde estão o Palazzo Priori  e a Catedral de San Lorenzo, o Duomo da cidade. A Fonte Maggiore é a principal atração da praça.  Desenhada por Nicola e Giovanni Pisano, foi construída entre 1275 e 1278. Repleta de esculturas que representam profetas e santos, signos zodiacais. Domingo acontece a feirinha de roupas, bijuteria e artigos vintage de casa e decoração. Sempre na cidade existem muitas feiras, mostras e espetáculos.

palazzo-priori

A magnífica Fonte Maggiore, na praça IX Novembre

 

A praça abriga a Catedral de San Lorenzo.  Os  trabalhos para a construções da Catedral de Sao Lorenzo, um dos padroeiros da  cidade, começaram em 1345 e foram concluídos em  1490. Mas as laterais e a fachada principal ficaram incompletas.

 

perugia-duomo

Em estilo gótico, a Catedral de San Lorenzo, na praça IV Novembre

 

palazzo-priori-perugia

O Palazzo de Priori, sede do governo

 

Perugia

perugia-umbria-centro

A Galleria de Arte da Umbria,  com peças de arte sacra e com obras de Perugio e Pinturicchio, fica no Palazzo dei Priori, que funciona como sede de repartições públicas. O  prédio foi construído entre 1293 e 1297. A Sala dei Notari  era destinada a assembléias populares.  Possui afrescos originais dos séculos 13 e 14.

Peruggia-umbria

Perugia tem movimentada vida cultural

 

perugia

Na Corso Vannucci , a principal rua do centro, é a rua do comércio, onde estão as lojas, barzinhos, cafés e restaurantes.  Muito da badalação da cidade acontece nesse calçadão.

cibo-umbria

O chocolate é o principal produto da cidade. E existe até o Museu de Chocolate e da Perugina, a Casa del cioccolato, um percurso que começa no Museu Histórico que conta sobre mais de 1 século sobre a arte do chocolate italiano, da matéria-prima até as técnicas para a produção. A Perugina surgiu em 1907, numa sociedade entre 4 amigos.

 

perugina-museo-storico

No Museu do Chocolate, o famoso e delicioso Bacio, da Perugina (foto divulgação)

Rocca Paolina

Outra  importante atração da cidade é a Rocca Paolina, impressionante fortaleza do século 16.  Construída entre 1540 e 1543 por vontade do Papa Paolo  III, representando simulo do poder pontificio sobre a cidade.  Era uma verdadeira cidade subterrânea, que foi destruída em 1848 e reconstruída em  1860. Alguns decênios depois cedeu espaço a praças e construções. Da antiga fortaleza ficaram apenas os subterranaoes do Palazzo Papale. Desde 1983 a fortaleza pode ser percorrida por um percurso pedonal com escadas e esteiras rolantes. A Rocca Paolina sedia festas e eventos, como o mercado de Natal em dezembro.

Rocca_Paolina

A Rocca Paolina encontra-se no centro de Perugia. O acesso é através da Porta Marzia ou através as escadas rolantes que ligam a piazza Italia à piazza Parigiani (foto divulgação)

umbria

A cidade de Perugia é pequena e dá pra visitar suas principais atrações em apenas 1 dia

 

Perugia sedia muitos festivais e eventos. O Festival de Jazz, entre 8 a 17 de julho.  Em outubro acontece a feira Eurochocolate, este ano de 14 a 23, o maior festival europeu dedicado ao chocolate. Em 2019 Perugia e a vizinha Assis serão a Capital da Cultura Europeia. Outras cidades da região da Úmbria: Assis, Spoleto, Todi , Orvietto e Gubbio.

 

Dica: Como falei, a cidade fica no alto de uma colina  – a 450 metros do nível do mar – portanto prepare-se com sapatos confortáveis para percorrer  suas ruas de pedra e subir e descer ladeiras. No centro da cidade a gente passeia a pé. Os carros são estacionados fora do perímetro urbano, o que rende a cidade mais charmosa e aconchegante. Existem vários estacionamos na parte mais baixa da cidade. Deixamos o carro próximo à uma das entradas da cidade,  que margeiam seus muros medievais. Dali a gente pega as escadas rolantes que nos conduzem ao centro histórico, que é pequeno e fácil de ser explorado. Outro meio para alcançarmos o centro é o mini-metro, que liga a periferia de Perugia ao centro histórico. A estação central fica no subsolo, ao lado de um mercado público.

 

Distâncias:

Roma -170 Km

Firenze – 160 Km

 

Posts que podem interessar:

Viajar de trem na Itália

Qual a melhor época do não para visitar a Itália 

Todi, na Umbria

Colheita de azeitonas Umbria

9 pensou em “Um passeio por Perugia, na Úmbria

  1. Pingback: Grazie a te / O Batistério de São João faz parte do Complexo de Duomo de Firenze

  2. Pingback: Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar

  3. Pingback: Grazie a te / Assis, pequena cidade medieval, terra de São Francisco e Santa Clara

  4. Pingback: Grazie a te / Casamento na Itália, um dos países mais lindos e românticos do mundo

  5. Ana Claudia

    Antes de mais nada, parabéns pelo seu Blog! Muito bem escrito, fotos lindas e muita informação boa! Estou encantada com tudo que leio aqui! 🙂
    Estou indo com meu noivo pra Roma em fevereiro de 2019 pela 3a vez e gostaríamos de passar uns 3 dias na Umbria. A princípio meu roteiro seria Roma-Perugia, pernoitando lá no dia 14. No dia seguinte, 15/2, vamos visitar Assissi por um dia e de lá vamos para Espoleto no fim do dia, onde pernoitamos. No dia 16 passeamos por Espoleto e voltamos a Roma. Você acha suficiente? Ou vai ficar muito corrido? Tem alguma dica de hotel nestas cidades?
    Desde já te agradeço pela atenção!
    Beijos!

    Responder
    1. Denya Pandolfi Autor do post

      Oi Ana Claudia, se sairem cedo de Roma dá pra aproveitar Perugia praticamente o dia todo. Considere que no inverno escure por volta das 17h. Um dia para cada uma das cidades vai dar pra conhecer o básico, mas acho que será suficiente… tudo depende do interesse e ritmo de vcs. Infelizmente não tenho dicas de hotéis nessas cidades. Abraços e bom passeio, Denya

      Responder
  6. Pingback: Grazie a te / Rafael Sanzio, gênio da arte renascentista, morreu aos 37 anos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.