Por estar perto de cidades bem maiores e mais famosas, a cidade de Prato acaba ficando de escanteio. Localizada no coração da Toscana, a apenas 25 quilômetros de Florença, Prato tem cerca de 200 mil habitantes. A cidade possui muitos locais de grande interesse, repletos de arte, beleza e elegância. Vou enumerar algumas atrações no centro histórico, que é gracioso e muito bonito:
– A Basílica de Santo Stefano, o Duomo da cidade, que fica na praça Duomo. A Basílica, em estilo românico-gótico, apresenta um púlpito externo realizado por Donatello e Michelozzo. No interior há um maravilhoso ciclo de afrescos realizado por Filippo Lippi em meados do século 15.

Na Capela Maior o ciclo de afrescos realizado por Filippo Lippi
Aqui na igreja é mantida uma preciosa reliquia, o Cinto Sagrado de Nossa Senhora, que segundo a tradição, foi trazido de Jerusalém em 1141 por Michele Dagomari.

O cinto, ou em italiano Sacra Cintola, ou Sacro Cingolo, è conservada na capela homônima da basílica de Santo Stefano

O púlpito realizado por Michelozzo e Donatello
O culto do cinto – Do púlpito, a relíquia de Nossa Senhora é apresentada para os fiéis em algumas ocasiões. O cinto era exposto também em caso de epidemias, mau tempo e seca, para pedir a ajuda de Nossa Senhora.

– Outra atração de Prato está localizada na mesma praça, é o Museu dell’Opera del Duomo di Prato, inaugurado em 1967. O museu preserva pinturas, esculturas e móveis antigos.
– O Palazzo Pretorio é uma imponente construção de tijolos vermelhos, cuja construção iniciou no século 13. Aqui é a sede do Museu do Palazzo Pretorio, onde podemos admirar obras de Donatello, Filippo e Filippino Lippi, Alessandro Allori, Lorenzo Bartolini e muitos outros artistas.

O Palazzo Pretorio, centro da vida política da cidade
– Palazzo Comunale di Prato. Esse é um antigo palácio de origem medieval, localizado na praça de mesmo nome, em frente ao Palazzo Pretorio.
– Castello dell’Imperatore, também conhecido como Castelo Svevo ou Fortaleza de Santa Bárbara, é construção medieval do século 13, construída a mando de Frederico II da Suábia e que transformou-se em prisão no século 14. É possível subir a fortaleza e admirar o panorama lá do alto.

_ Museo del Tessuto, Palazzo Datini, Casa Museu Leonardo Tintori e Museo di Scienza Planetarie, Igreja de São Francisco e a Basílica de Santa Maria delle Carceri, realizada por Giuliano da Sangallo , que ficam na piazza Maria delle Carceri são outras atrações da cidade.

A Igreja de São Francisco

Basílica de Santa Maria delle Carceri
Pingback: Grazie a te / Murá Prato: excelente gastronomia, ótimos drinks e muita diversão