Pratos típicos da Toscana

A Toscana é uma das regiões italianas mais ricas de pratos típicos.  Se você tem planos de passear por aqui e aproveitar o que de melhor a  cozinha local pode oferecer, confira aqui para ficar por dentro de tudo o que pode pedir nos restaurantes.

cozinha-toscana

A Toscana é terra de camponeses e sua cozinha, que tem como base ingredientes frescos e genuínos, além de ser sazonal é muito simples.  Inclusive é conhecida como cucina povera, isso é, cozinha pobre. Mas nem por isso não deliciosa! A gastronomia toscana é repleta de aromas e sabores! Muitos pratos fazem alusão à sua origem rural e e  essa simplicidade que seduz e surpreende.  Muitos pratos são à base de pão e azeite, pois a Toscana é uma rica região produtora de azeite de oliva (veja mais aqui) e isso faz toda a a diferença no preparo de inúmeras receitas.  A gastronomia local baseia-se nos produtos que temos à disposição aqui no território.  Para você saborear um delicioso prato típico da culinária toscana é preciso levar em consideração a estação do ano.  Alguns pratos são encontrados apenas no verão e outros apenas no inverno  (quando os restaurantes utilizam produtos congelados, indicam no menu). Agora explico um pouquinho sobre cada especialidade:

Pão sem sal – Difícil falar de gastronomia toscana sem citar o pão, utilizado como base de muitos antepastos e sopas. O pão toscano é sem sal, tem o miolo macio e a crosta crocante. No início eu achava estranho mas atualmente adoro e  chego a sentir falta quando viajo para outras regiões e não consigo encontrá-lo. O pão toscano é oferecido no início da refeição e é uma delicia com uma pitadinha de sal e azeite.

pao-toscano

O pão toscano serve de base para alguns antepastos toscanos e também é usado na preparação de alguns pratos típicos

Crostini –  Servidos como antepasto, são fatias de pão tostado com uma variedade de sabores. Tem crostini de fegatini (preparado com fígado de frango), funghi, bruschetta (principalmente no verão), queijo brie e nozes , tomate, apenas azeite ou linguiça e queijo stracchino (este é uma perdição!) . E nos meses frios, a bruschetta de tomate se transforma em fettunta. E não há nada de mais simples para preparar:  depois de tostar o pão, basta passar um pouquinho de alho e caprichar no azeite extra-virgem de oliva.

crostini-toscani

Presunto – O Prosciutto Toscano DOP – Denominaçao de Origem  Protegida –  é produzido apenas aqui no território toscano e envelhecido no mínimo 12 meses. Geralmente o presunto é servido como antepasto. Se vier aqui no verão, não deixe de experimentar presunto cru e melão, que formam uma dupla irresistível!

Antipasto-toscano

Finocchiona-   é um tipo de salame típico do sul da Toscana preparado com erva-doce (funcho). Quando pedimos affettati misti toscani como antepasto geralmente incluem também a finocchiona.

Panzanella– é um prato rústico e típico da cozinha toscana,  servido como primo (no lugar da pasta). É preparada à base de pao dormido molhado na  água. Como é super fácil fazer, deixo inclusive aqui a receita: deixe o pao dormido embebido em agua filtrada por cerca de 1 hora. Depois amasse com as mãos para tirar a agua e esmigalhe os pedaços. Acrescente tomate, pepino, fatias bem  fininhas de cebola vermelha, manjericão,  folhas de rúcula (se quiser)  e bastante azeite.  Uma pitada de sal  e pimenta do reino fresca a gosto. Veja aqui a  receita da panzanella toscana.

Ribollita – este é um prato preparado com pão velho e verduras das regiões de Pisa e Firenze que surgiu  para reaproveitar as sobras. Esta é uma sopa de verduras com pão, requentada (bollire significa ferver, cozinhar… ribollita significa cozinhada 2 vezes).  Em muitos locais você encontra o ano todo, mas aqui é bem mais consumida no inverno.

ribolita

 

Minestra di pane – esta é uma sopa de pão com legumes.  É preparada com pedacinhos de batata, cenoura, aipo, cebola, tomate e feijão e encontrada nos restaurantes entre novembro e março, que são os meses mais frios do ano.

 

Cecina – A cecina é uma torta de grão de bico,  que surgiu de forma  aleatória  através da mistura de farinha de grão de bico, azeite e água. Muitos atribuem  a sua origem à “farinata ligue”. É uma torta bem baixinha, crocante fora e macia por dentro. Pode ser degustada com pão ou schiacciata. Ainda mais saborosa quando feita no fogão a lenha.

Pappa al pomodoro – dentre os chamados pratos pobres, este é o principal deles. A pappa al pomodoro é uma deliciosa sopa de pão, alho, manjericão e tomates. A qualidade dos tomates é primordial para um excelente resultado. E é no verão que o fruto amadurece, portanto,  agosto e setembro são meses excelentes para se saborear este típico prato toscano. Você encontra a pappa al pomodoro durante todo o ano, mas nos meses de inverno ela é feita com a massa de tomate congelada ou então com molho de tomate industrializado.

A pappa al pomodoro é um dos principais pratos da cozinha toscana

Cacciucco –  o cacciucco mais tradicional é o preparado com peixe, pois existem também outras variantes. Esta sopa de peixe preparada com frutos do mar é servida sobre o pão tostado.  Este prato é típico de Livorno e bastante difundida também em Viareggio e surgiu também das sobras, ou seja, dos peixes de qualidade inferior que eram aproveitados sobre um pedaço de pão. Leva polvo, lula, mexilhões, camarões. Uma delícia!!!

cacciucco

Cacciucco alla livornese

Lampredotto – típico de Firenze, você vai encontrar diversas barraquinhas espalhadas pela cidade que servem a iguaria. O lampredotto é servido como sanduíche e bastante comum em toda a Toscana. O panino al lampredotto, que é preparado com  a 4ª parte do estômago do boi, ocupa um dos primeiros lugares quando o assunto é street-food. Visitar Firenze e não experimentar esse clássico não vale!

lampredotto

O panino al lampredotto encabeça a preferência do street-food de Firenze

Bistecca alla fiorentina –  a bistecca é bem alta, com corte em “T”, preparada na grelha e servida bem mal passada dentro, bastante rosada. É  feita com a carne Chianina,  raça de boi da região toscana do Val di Chiana. Sempre digo e vou repetir: não peça a bistecca bem passada. Se você não curte carne ao sangue, escolha outro prato.

bistecca

A bistecca alla fiorentina é super macia e mal passada

Pepposo dell’Imprunetta– Este prato é preparado com cubos de carne, bastante pimenta do reino em grãos e vinho tinto. Algumas pessoas acrescentam alho e tomate. É preciso cozinhar a fogo baixo por bastante tempo, tipo 2 ou 3 horas,  e quando feito com músculo da carne Chianina é ainda mais gostoso!  O nome do prato deriva da localidade de Imprunetta, nas colinas de Firenze.

 

peposo

Pappardelle al ragù di cinghiale–  é um prato típico da Maremma, sul da Toscana. O molho lembra bastante o ragú alla bolognese, mas tem um sabor mais selvagem.  A gente encontra esta massa com molho de javali praticamente o ano todo.

pratos-típicos

Pappardelle alla lepre –. Outra receita típica toscana com carne de caça é o pappardelle com carne de lebre. Assim como o  javali, a carne às vezes é marinada por até 48 horas  para eliminar o forte odor.

Pici – Não  é  um prato, mas um tipo de massa, bem parecida com o spaghetti,  só que mais grossa e rugosa. Essa massa é originária do sul da Toscana e dentre os molhos para acompanhá-la estão l’aglione (um tipo de alho),  molho de carne moída, funghi, carbonara ou cacio e pepe (que é uma receita romana mas que combina muitíssimo bem com o picio).

pratos tipicos

Pici all’aglione: prato simples e rústico da região dei Siena (foto divulgação)

Siga o blog no Facebook e no Instagram @grazieateblog com postagens diárias

 

 

Doces

 

Schiacciata con l’uva – é muito parecido a um bolo e é feito com ingredientes simples, como massa de pão, azeite, açúcar e uva vermelha, a canaiola, sempre no período da colheita, isto é, setembro. Portanto, a gente só encontra essa delicia no mês de setembro e início de outubro.

schiacciata

O doce típico da época das vindimas, a schiacciata con l’uva. Esta foi preparada por Emiko Davies, autora do livre Florentine, cheinho de receitas maravilhosas!

Cavalucci –  é um biscoito típico de Siena, preparado com mel, nozes e frutas cristalizadas. Apesar de serem típicos das festas de final de ano,  podem ser encontrados durante todo o ano.

Pan ramerino – é um pão feito com uva e alecrim e servido na Quarta-feira Santa.

Schiacciata alla fiorentina – típico para ser saboreada no período de carnaval, é um  bolo branco, macio e delicado com o topo de açúcar fino.

frittelle

Ricciarelli – este doce é originário de Siena e feito com amêndoas, ovos e açúcar, e geralmente servido nas festas de final de ano.

Panforte –  este é um doce clássico italiano e foi criado em 1200, em Siena. É feito com frutas, casca de laranja e nozes. Apesar de ser um doce de Natal a gente encontra durante todo o ano

Castagnaccio – doce à base de farinha de castanha, pinoli, passas, nozes e alecrim e castanhas, típico dos meses de outubro e novembro.

castagnaccio

Torta della nonna –  de origem aretina, a torta della nonna ,   ou a “torta da vovó”, é um dos mais tradicionais doces toscanos. A receita é bem simples e o doce é bem leve e delicado, com recheio cremoso e com pinoli e açúcar no topo.

torta-della-nonna

A torta della nonna é irresistivel! No topo, açucar e pinoli. E a maravilha é que a gente encontra essa gostosura durante todo o ano (foto divulgação)

Cenci – doce de carnaval, seria o equivalente à nossa mentira. A gente encontra nas confeitarias, restaurantes e supermercados apenas durante o período de carnaval.

Cantucci e vin santo – muito comum aqui na Toscana, esta dupla é inseparável!  Servida após as refeições, o cantucci,  também conhecido como “biscoito de Prato”, é crocante e feito com amêndoas.

vin-santo

O comum aqui é mergulhar o cantucci no copinho de vin santo, assim ele amolece um pouco. Mas cada um come preferir. Eu como os biscoitos e depois tomo o vinho 😉

E aqui alguns dos produtos da horta e do pomar de cada estação :

Primavera – alho, aspargos, acelga,  rabanete, alcachofra , aspargos, couve-flor, cenoura, chicória, feijão, folhas verdes, repolho roxo, rabanete, espinafre, abobrinha. Frutas: laranja, morango, kiwi, pera, cereja, melão, maçã

Verão –   alho,  cenoura, cebola branca, pimenta, milho, tomate, aspargos, abobrinha, beringela, cavalo, radicchio, rúcula, pimentão, rabanete, radicchio, folhas verdes,  feijão, flor de abobrinha. Frutas: abricó, melancia, melão, pêssego, ameixa, figo, mirtilo e uva

Outono – Alho, aspargos, tartufo, espinafre,  castanha, limão, batata doce, rabanete, era-doce, funghi porcini, aipo, abóbora, cavolini de bruxelas e espinafre. Frutas: caqui, pera, uva, mixirica

Típico do outono, a castanha é um alimento saudável e digerível de alto valor nutritivo e calórico. Graças às suas propriedades energéticas, a castanha foi o pão da população até o final da Segunda Guerra Mundial

Inverno – bietola, brocolis, chicória, abóbora , couve-flor, erva-doce, espinafre, abóbora, alcachofras, espinafre, erva-doce. Frutas: laranja, mixirica, pera, maça, kiwi

 

Posts que podem interessar:

O conceito do slow travel

Hospedagem em apartamento em Firenze

Rafting no Rio Arno em Firenze

Bicicletas em Firenze

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Pratos típicos da Toscana' have 53 comments

  1. 2 de outubro de 2016 @ 20:14 Alessandra Martins

    Ciao Denya
    Quando estive em Firenze,na casa do meu namorado,nunca faltava Cantucci e vin santo….doces memórias….bacione

    Reply

    • 2 de outubro de 2016 @ 23:39 Denya Pandolfi

      Ciao Alessandra, ah… na casa de um fiorentino nunca falta Cantucci e Vin Santo ;). Delícia, vero? Bacione cara, Denya

      Reply

  2. 3 de outubro de 2016 @ 17:27 Ana Luiza de Abreu Moreira

    Olá Dênia, tudo bem?
    Aqui é a Ana Luiza filha do Clóvis e da Ana Maria. Nós passávamos muitas férias em Guarapari, vc se lembra? Há quanto tempo, né?!
    Irei para Florença com meu marido e filhos (Duda 16 e Rafa 13 anos) no dia 12/10 (antes estaremos em Roma) e voltaremos no dia 17/10. É a primeira vez deles em Florença… Vc aconselha algum passeio pra adolescentes? E perto de Florença, tipo bate-volta o que vc acha mais compensador?
    Parabéns pelo blog, as dicas são ótimas e de muito bom gosto. Aprendeu bem a lição de casa…
    Sei que vc tem filhos e trabalho, portanto, não se preocupe conosco, mas querendo nos ver vai ser um prazer.
    Beijos

    Reply

    • 3 de outubro de 2016 @ 19:42 Denya Pandolfi

      Oi Ana Luiza, que maravilha saber que estão vindo pra cà! Te mando um email para combinarmos alguma coisa. Beijo pra vcs e até breve 😉 Denya

      Reply

  3. 4 de outubro de 2016 @ 23:23 Maria Glória D'Amico

    Fiquei com uma grande saudade da fiorentina. Tentamos faze em casa, maridex adora um churrasco, mas não fica igual. Denya, acredita que eu não provei a torta della nonna? Qualquer dia vou tentar fazer.
    Excelente post, como sempre! Deu saudades e vontades.
    Beijocas querida.

    Reply

  4. 25 de outubro de 2016 @ 20:40 Marcia

    Hummmm, quantas delícias. Fiquei até com fome agora!

    Reply

    • 25 de outubro de 2016 @ 23:21 Denya Pandolfi

      Ei Marcia,
      Muitas tentações… Se eu pudesse te enviaria um pouquinho dessas gostosuras. Forte abraço e obrigada pela visita! 😉 Denya

      Reply

  5. 6 de dezembro de 2016 @ 23:59 Grazie a te / Endereços de onde encontrar os maiores clássicos da cozinha toscana

    […] que muito tem a oferecer quando o assunto é gastronomia.  Já falei sobre a culinária local neste post e como tenho recebido solicitações de visitantes querendo dicas sobre os melhores locais […]

    Reply

  6. 28 de abril de 2017 @ 11:10 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  7. 29 de junho de 2017 @ 14:55 Grazie a te / Food tour na boemia região do Oltrarno, em Florença

    […] I Raddi, onde nos aguardava uma suculenta bistecca, protagonista absoluta quando o assunto é culinaria fiorentina.  Os proprietários são jovens e atletas, apaixonados pelo calcio storico, modalidade esportiva […]

    Reply

  8. 13 de maio de 2018 @ 20:03 Grazie a te / Excelente opção para aperitivo com vista para Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  9. 14 de maio de 2018 @ 10:29 Grazie a te / O tranquilo burgo medieval de Volpaia, no Chianti Clássico

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  10. 16 de maio de 2018 @ 08:21 Grazie a te / O pão toscano, presente em muitas receitas típicas da região

    […] Como o pão é sem sal, é prefeito para várias combinações, seja com produtos salgados ou doce, como mel ou geleia. Cai perfeitamente bem com salames, presuntos e queijos típicos das tradições toscanas, pois resultam num excelente equilíbrio de sabores. O miolo do pão, que é macio mas consistente, permite combinações com diversos molhos e é o ingrediente principal para muitas receitas, como panzanella, pappa col pomodoro, ribollita e sopa toscana. A gastronomia toscana é baseada em ingredientes simples e genuínos, dando alusão à cozinha pobre, devido à sua origem camponesa e ao fato de que muitos pratos são preparados com reaproveitamento. Confira no blog os pratos típicos da Toscana. […]

    Reply

  11. 17 de maio de 2018 @ 15:37 Grazie a te / Um passeio por Siena, linda cidade medieval da Toscana

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  12. 18 de maio de 2018 @ 11:28 Grazie a te / O restaurante Irene, na piazza della Repubblica, em Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  13. 28 de maio de 2018 @ 10:30 Grazie a te / 20 atrações grátis em Firenze pra você curtir a cidade

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  14. 29 de maio de 2018 @ 02:34 Grazie a te / Urbino, joia do Renascimento na região das Marcas

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  15. 29 de maio de 2018 @ 02:41 Grazie a te / Firenze tem muito a oferecer! Confira programas insólitos e legais na cidade

    […] Pratos típicos daToscana […]

    Reply

  16. 8 de junho de 2018 @ 22:44 Grazie a te / Quem nunca passou dificuldades e apertos durante a viagem?

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  17. 12 de junho de 2018 @ 20:04 Grazie a te / A feira de moda masculina Pitti Uomo, agita Firenze

    […] Pratos típicos daToscana […]

    Reply

  18. 23 de junho de 2018 @ 11:46 Grazie a te / Quer saber os meus locais prediletos para comer pizza em Firenze?

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  19. 26 de junho de 2018 @ 09:23 Grazie a te / A feira Le Cascine acontece todas as terças-feiras, durante todo ano

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  20. 2 de julho de 2018 @ 09:55 Grazie a te / A Basílica de San Miniato al Monte foi construída entre os séculos 11 e 13

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  21. 18 de julho de 2018 @ 17:32 Grazie a te / Dicas de restaurantes em Firenze, 7 - Grazie a te

    […] Pratos típicos daToscana […]

    Reply

  22. 28 de julho de 2018 @ 18:34 Grazie a te / Uma festa tradicional dedicada ao peixe azul na Costa Etrusca, na Toscana

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  23. 9 de agosto de 2018 @ 11:29 Grazie a te / Setembro é mês da tradicional colheita de uvas na Itália

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  24. 15 de agosto de 2018 @ 17:14 Grazie a te / Enoteca Vinandro, na praça Mino, coração de Fiesole

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  25. 15 de agosto de 2018 @ 21:01 Grazie a te / Mais uma lista com dicas de restaurantes em Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  26. 31 de agosto de 2018 @ 19:43 Grazie a te / Viajar de trem na Itália é fácil, prático, econômico e seguro

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  27. 4 de setembro de 2018 @ 22:04 Grazie a te / Restaurantes no Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze

    […] Pratos típicos daToscana […]

    Reply

  28. 6 de setembro de 2018 @ 21:23 Grazie a te / Os melhores endereços de Firenze para comer panino

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  29. 28 de setembro de 2018 @ 11:13 Grazie a te / Carro Matto, a carroça maluca, para comemorar a produção do vinho

    […] Pratos típicos daToscana […]

    Reply

  30. 18 de outubro de 2018 @ 08:28 Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  31. 25 de outubro de 2018 @ 10:41 Grazie a te / A arte dos sbandieratori, os lançadores de bandeiras

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  32. 20 de novembro de 2018 @ 08:31 Grazie a te / Mala de inverno - Dicas excelentes pra você nao passar frio

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  33. 9 de dezembro de 2018 @ 18:31 Grazie a te / Dicas práticas de como preparar a mala para o outono europeu

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  34. 15 de dezembro de 2018 @ 21:17 Grazie a te / Dicas práticas e econômicas de como enfrentar o frio europeu

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  35. 28 de dezembro de 2018 @ 23:12 Grazie a te / Viva o gelato! Indico as melhores sorveterias de Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  36. 2 de fevereiro de 2019 @ 22:51 Grazie a te / Dicas de hotéis de diversas categorias para a sua hospedagem em Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  37. 25 de fevereiro de 2019 @ 08:39 Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  38. 20 de março de 2019 @ 12:10 Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana

    […] Pratos típicos da Toscana  […]

    Reply

  39. 8 de abril de 2019 @ 20:57 Grazie a te / Sabem qual a região da Toscana compreende o Chianti Classico?

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  40. 11 de abril de 2019 @ 13:36 Grazie a te / Um pouquinho do cotidiano dos fofíssimos nonos da Itália

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  41. 24 de abril de 2019 @ 20:30 Grazie a te / Mercadinho Belle Epoque traz um pouco da França para Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  42. 25 de abril de 2019 @ 16:27 Grazie a te / Caçar e comer trufas, uma experiência única e inesquecível

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  43. 25 de abril de 2019 @ 16:39 Grazie a te / Como é morar numa cidade onde as pessoas passam férias

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply

  44. 25 de abril de 2019 @ 20:08 Grazie a te / A região do Mugello, a apenas 30 Km ao norte de Firenze

    […] Pratos típicos da Toscana […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.