Apresento hoje para vocês uma verdadeira joia de lugar! Vou falar da minúscula cidade medieval de San Leo, que pertence à província de Rimini e foi construída sobre uma rocha, a 589 metros de altitude. Avistando-a da estrada e mesmo antes de desvendar suas ruelas dá para intuir que a fortaleza esconde verdadeiros tesouros. Apesar de pouco conhecida, San Leo, que fica a apenas 20 km de San Marino, já hospedou São Francisco de Assis e Dante Alighieri, que faz referência à cidade em sua obra Purgatório, na Divina Comédia. Apesar de bem pequena, San Leo concentra uma surpreendente quantidade de de monumentos e obras de arte.
Nas fronteiras entre as regiões da Emília Romanha e Marche, no coração de Montefeltro na Alta Valmarecchia está San Leo, uma cidade tranquila e ainda pouco explorada pelo turismo de massa, o que a torna ainda mais peculiar, pois ali podemos perceber bem de pertinho o ritmo de seus moradores, seus hábitos e costumes.
O resplendor da cidade foi durante a Idade Média quando sediou a dinastia da família Montefeltro. Mas foi com a inquisição e com a condenação do Conde Cagliostro que San Leo ficou famosa. Alquimista, curandeiro e fundador de diversas lojas maçônicas na Europa, Cagliostro foi sentenciado à morte pela inquisição mas através do Papa conseguiu trocar sua pena e foi condenado à prisão perpétua. Depois de quatro anos preso na solitária do Forte, ele morreu em 1795 e os mistérios que envolvem sua vida de heresia e bruxaria tornam ainda mais fascinante um passeio pelas ruas e monumentos da cidade.
As origens de San Leo datam do século III quando os romanos construíram um pequeno forte sobre a montanha. A cidade era conhecida como Montefeltro mas a chegada de San Leone, que difundiu o cristianismo no lugar foi tão importante que a cidade passou a se chamar San Leo, a partir do ano 1000.
O que visitar em San Leo
A Piazza Dante é o principal ponto de encontro da cidade. Em torno à praça, como sua fonte ao centro, que encontramos restaurantes, bares, sorveterias, bistrôs e prédios de grande importância, como o Palazzo Mediceo, la torre Campanaria, La Pieve de San Maria Assunta e bem pertinho dali, o Duomo di San Leone.
San Leo recebeu também uma visita muito especial: a de São Francisco de Assis, em 1213. O local onde transcorreu alguns dias não é aberto a visitações mas o apartamento ainda conserva em maneira original seus aposentos. Ali ele recebeu em doação do conde Orlando Catani di Chiusio o monte della Verna. Após uma oração feita pelo Santo que impressionou o conde ele resolveu presenteá-lo com este monte localizado na Toscana, que seria ideal para meditação e orações.
A cidade de San Leo é conhecida como Cidade de Arte e praticamente todas as lojas são de artesãos, pintores e artistas. As obras do senhor Moretti me impressionaram desde a primeira vez que as vi. Adquiri uma peça realizada em ferro que hoje enfeita a sala da casa dos meus pais. Seu trabalho, algumas vezes representado por metáforas, é alvo de muitos elogios. O atelier mais parece um museu, tamanho o interesse das pessoas que querem conferir de perto a sua habilidade em reciclar materiais como o ferro e transformar em esculturas, bem ali diante dos olhares curiosos.
Ao explorar o centro histórico encontramos outras lojinhas de artesanato e antiquariado, com objetos expostos do lado de fora
Atrás do chafariz de São Francisco, na pracinha, está a Pieve de Santa Maria Assunta, mas o acesso à igreja não é pela praça principal. Este é o mais antigo local de culto da cidade, edificado no século IX.
O Duomo de San Leo, de 1173, que fica a poucos passos da pieve, é a mais importante igreja da cidade. A construção, em estilo românico, apresenta em seu interior esculturas e objetos com símbolos do cristianismo primitivo. Era o local de oração de San Leone.
Subindo por uma estrada cheia de curvas, podemos alcançar a fortaleza, local mais alto da cidade, que foi convertido em prisão para os inimigos do Papa quando o ducato passou aos domínios dos Estados Pontifícios, em 1631. Atualmente no forte funciona um museu que expõe alguns instrumentos de tortura que eram utilizados de forma cruel contra as pessoas que eram condenadas.
Mas agora vamos falar de um assunto prazeroso… comida, rsrs!!! Quero deixar pra vocês uma ótima dica de restaurante, o Il Bettolino, um restaurante que já conhecíamos e fica bem pertinho da praça principal. Os pratos são caprichados e os preços não são exagerados. Um prato de pasta para a entrada custa entre 7 e 9 euros e tem o tris de primi, com opção de degustação de três massas por 10 euros. Os pratos principais variam de 8 a 15 euros.
Após passarmos sob um romântico arco de pedras uma agradável surpresa nos fundos do restaurante. Fomos agraciados por um panorama de tirar o fôlego: bem à nossa frente toda a incontestável beleza do Monte de Marecchia. Uma sensação de paz e tranquilidade que comove e marca esse delicioso passeio à mágica San Leo. Uma despedida que deixou gostinho de quero mais.
Posts que podem interessar:
Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?
Vida na Itália
10 bate e voltas saindo de Firenze
Casamento na Itália
Aperitivo no Il Salviatino
Enoteca Vinandro
Viajar de trem
Menu do dia- dicas para não gastar muito
Aperitivo, happy-hour à italiana
'A cidade medieval de San Leo' have 25 comments
11 de setembro de 2013 @ 12:33 Dani Bispo
Adorei a dica. Sendo tão próxima a Rimini vou tentar conhecer San Leo da próxima vez que for à Itália.
11 de setembro de 2013 @ 15:07 Denya Pandolfi
Oi Dani, vale a pena pois realmente é um lugar cheio de charme, arte e historia e bem fácil para passear, já que é pequena…. Vc vai ficar impressionada, linda demais!!! Bacio e grazie della visita, D
11 de setembro de 2013 @ 13:35 Viviane
Oi denya, como vai? Nos conhecemos em Guarapari há anos, kkkk (sou prima da Waleska). Eu amei a idéia que você teve com o blog, tudo a ver com o seu estilo , feito muito bem e com conteúdo maravilhoso! E você não mudou nada …. Desejo muito sucesso…. Parabéns!!! Um baccio….
11 de setembro de 2013 @ 15:09 Denya Pandolfi
Ei Viviane, que legal!!! Feliz demais em saber que vc achou o blog interessante. Quero te ver mais vezes por aqui… Um beijo e muito obrigada querida, Denya
11 de setembro de 2013 @ 21:30 Guillermo Sabatini
Oi querida
Denya!!!! muito obrigado por seu blog .Gracias a você estou conheciendo lugares muito interessantes da terra de meus avós.Realmente todo o que vocè poe é o que eu gosto: história.cenário comidas.Cuando viajo tambem tiro fotos aos pratos e preços.Um beijo e um abraço muito grande!!!.Parabeeeeeeeeeeens!!!!
12 de setembro de 2013 @ 14:30 Denya Pandolfi
Querido Guillermo, que satisfação enorme saber que contribuo de alguma forma através do blog. A Argentina, assim como o Brasil, acolheu muitos italianos…por isso essa curiosidade e paixão pela Italia! Nossa… estou admirada de como vc està escrevendo bem o português. Meus parabéns e obgda pela sua cia…Denya
12 de setembro de 2013 @ 19:34 Anônimo
Oi,
E’ so’ para repetir o que muitos ja falaram.
O blog esta mesmo admiravel e instrutivo.
Parabens a voce e Isabela.
13 de setembro de 2013 @ 14:31 Denya Pandolfi
Muito obrigada!!! Estamos felizes com o feedback… é uma satisfação pra gente esse reconhecimento. Um abraço, Denya
12 de setembro de 2013 @ 20:59 Renata Lenzi
Amei o blog e a forma que vocês relatam as andanças por essa linda terra…… Success girls!
13 de setembro de 2013 @ 14:33 Denya Pandolfi
Querida Renata, A Italia tem uma infinidade de lugares incriveis e é uma terra lindissima. Não é dificil sair ruim nas fotos, rsrs… bem fotogênica, nè? Grande abraço! Grazie mille! D
13 de setembro de 2013 @ 04:09 Anônimo
E o Sr. Moretti?
Scultore- Ciorgio Moretti?
Viu? Mais um!
13 de setembro de 2013 @ 14:37 Denya Pandolfi
A cidade de SAn Leo, apesar de pequena, é riquissima de artistas! AS peças do sr Moretti são maravilhosas, sou fã! Abs, D
10 de novembro de 2013 @ 13:50 Marcela Ferreira
Denya, adoreiiii! fotos lindas e ótima dica de viagem =) beijinhos!
10 de novembro de 2013 @ 15:26 Denya Pandolfi
Oi Marcela, é um lugar de sonho! Cidadezinha pequena e super charmosa, vale a pena. Um Bj e mt obgda, D
7 de agosto de 2014 @ 23:19 Maria Glória D'Amico
Olá Denya!
As fotos estão espetaculares, parabéns! Um prazer navegar por aqui.
Conheci San Marino e fiquei hospedada em Rimini, com vontade de conhecer San Leo. Mas infelizmente não aconteceu. Já havia lido sobre este local, é encantador mesmo.
Voltou para a lista. Eu gosto mesmo é de locais assim!!! Poucas pessoas e cheio de surpresas.
O restaurante é um charme e com preços ótimos!
Um beijo
10 de agosto de 2014 @ 18:21 Denya Pandolfi
Ei querida, se estiver passeando nas redondezas recomendo um passeio por San Leo pois é um lugarzinho pitoresco e cheio de charme. Obgda por estar aqui com a gente! Un bacio, Denya
19 de agosto de 2015 @ 11:44 Grazie a te / Pennabilli e o conceito do slow travel
[…] fica na costa leste da Itália. Fica a apenas 22 Km de San Leo, 33 Km de San Marino e a 60 Km de Anghiari (Arezzo, […]
19 de março de 2017 @ 12:51 Grazie a te / O lindo vilarejo de Verucchio, que pertence à provincia de Rimini
[…] San Leo – 12 Km […]
3 de abril de 2018 @ 18:40 Grazie a te / O burgo medieval de Gradara, cenário do amor entre Paolo e Francesca
[…] San Leo – 58 Km […]
10 de agosto de 2018 @ 02:22 Sonia Del Fiaco
Que cidade mais fofa!! Obrigada por compartilhar!
11 de agosto de 2018 @ 08:35 Denya Pandolfi
Oi Sonia, San Leo é muito graciosa! E não sofre com o turismo de massa, dá pra passear com total tranquilidade. Abs e obrigada pela visita, Denya
15 de agosto de 2018 @ 21:10 Grazie a te / Santarcangelo di Romagna - Grazie a te
[…] San Leo – 27 Km/27 minutos de carro […]
24 de setembro de 2020 @ 09:54 Grazie a te / Os coloridos murales que colorem o burgo medieval de Saludecio
[…] San Leo – 46 Km […]
5 de novembro de 2021 @ 15:58 Ricardo Rinaldi
Oi, Denya! Adorei o texto histórico/divulgação turística. San Leo é um lugar, único! Seus registros e olhar pela cidade ficaram lindos. Estou impressionado com San Leo!!!!
5 de novembro de 2021 @ 18:26 Denya Pandolfi
Oi Ricardo, muito obrigada, feliz em saber que você gostou do post e dos registros. San Leo é uma beleza de cidade! Obrigada pela visita. Abs, Denya