Há um pequeno vilarejo no Valle del Conca, na província de Rimini, inserido numa paisagem verde, onde as paredes vão ganhando, a cada ano, novos murales, contribuindo assim para transformar o pequeno burgo num encantador museu a céu aberto! É Saludecio, onde caminhar é uma prazerosa descoberta! Imagine que esse gracioso burgo é todo colorido por murales que retratam principalmente invenções do século 19.

Saludecio tem cerca de 3 mil habitantes e era um vilarejo fortificado que pertencia à Senhoria Malatesta




São suaves subidas e descidas e ruas de paralelepípedos, por onde passeamos e paramos para admirar os 40 murales pintados por diferentes artistas que tornam este lugar ainda mais mágico




Arte urbana enfeitando o pacato burgo de Saludecio. O interessante é cada obra traz a explicação da obra com ricas informações. Educativo também para as crianças
Saludecio é um minúsculo e charmoso burgo medieval na Emília Romanha, onde cerca de 40 murales colorem os muros de suas vielas e pracinhas retratando principalmente invenções do século 19. Realizado pela ARPERC -Arte per Comunicare di Castellabate (SA) – desde o início dos anos 90, o projeto “800 Festival” acontece anualmente no verão, onde artistas realizam suas obras que vão se juntando às preexistentes.




Com seus 40 murales, o projeto 800 Festival permitiu que a cidade passasse a fazer parte da Associação Italiana de Países Pintados




Meucci e Garibaldi sobre a fábrica de velas, em meados no século 19




Sobre a invenção do tutu. Que beleza poder admirar arte nos muros de um pacato burgo medieval! E o mais interessante é que as pinturas trazem informações sobre o que é retratado.




A Porta Marina, a principal porta de acesso à cidade. Todo o vilarejo é fortificado por muros que “protegem” o centro histórico
Portão de Marina do século 14 é a principal a porta de entrada principal da cidade. É uma estrutura da época de Sigismondo Pandolfo Malatesta , quando o burgo era todo fortificado. Localizada numa colina, a cidade apresentava uma posição ideal para a construção de castelos com fins defensivos. Saludecio, de 1500 até 1800, se tornou o povoado mais importante desta parte do Valconca.
Igreja – A Igreja de San Biagio fica próxima à porta principal e guarda um considerável patrimônio de obras de arte e também os restos mortais do venerável Beato Amato Ronconi. Bem próxima à igreja fica a Torre Cívica, do século 14.




Interior da igreja de San Biagio




Este é o muro da escola do burgo
Para quem estiver passeando pela Emília Romanha e quiser explorar as cidades próximas à Saludecio, deixo aqui algumas indicações de alguns lugares que já visitei.
Distâncias:
Bolonha – 130 Km
Rimini – 20 Km
Montefiore Conca – 5 Km
San Marino – 33 Km
Santarcangelo di Romagna – 45 Km
Urbino – 24 Km
Verucchio – 47 Km
San Leo – 46 Km
Verucchio – 48 Km
Posts que podem interessar:
7 maravilhas da Toscana que são Patrimonio Unesco
Refeições ao ar livre em Firenze
'Saludecio, o burgo dos murales' has no comments
Be the first to comment this post!