Sarzana, que pertence à província de La Spezia, é uma adorável cidade da região da Ligúria que fica bem próxima à Toscana e à Emilia Romanha: está ao centro da Lunigiana, histórico território que compreende uma área dos Alpes Apuanos. De Sarzana, são apenas 47 Km até a cidade de La Spezia, excelente base para explorar a região de Cinque Terre.

Um dos símbolos da cidade, a Fortezza Firmafede

Sarzana, que possui pouco mais de 20 mil habitantes, é ex-colônia romana da antiga Luni
O centro histórico de Sarzana é pequeno e por ali todo mundo caminha a pé (e os locais de bicicleta). Circular por suas ruelas significa testemunhar a beleza de antigas construções, lindas igrejas e prédios senhoris. Como o tráfego para carros é limitado, o passeio torna-se ainda mais prazeroso e agradável. As ruas principais do centro são Bertoloni e Mazzini, com muitas bodegas, pubs, restaurantes, boutiques e lojas de antiguidades e de artesanato. O que me impressionou é a vida animada e a envolvente atmosfera da cidade, com muitos locais funcionando até tarde! Muitas lojinhas e livrarias ficam abertas até meia-noite.

Sarzana é famosa por suas lojas de antiguidade. Existe um evento anual que acontece em agosto, o Soffitta nella strada, com a participação de centenas de expositores e do exterior que ocupam as ruas com strass de bijuteria, quadros, móveis
Atrações de Sarzana
Fortezza Firmafede – Dentre as mais famosas atrações da cidade estão a Fortezza Firmafede (ou la Cittadella di Sarzana) e a Fortezza di Sarzanello, antiga residência episcopal. A atual estrutra da Fortezza Firmafede foi ereta por vontade de Lorenzo de’ Medic sobre as muralhas de um precedente castelo. É possível visitar a bem preservada fortaleza mas quando visitei a cidade ela estava fechando pois foi na época de um festival Acmè (de pintura, fotografia, cinema, desenho e concertos musicais), aliás, o local é palco de muitos eventos. Desde 1994 são realizados no local diversos eventos culturais. A Fortezza di Sarzanello fica a 2 Km do centro histórico, na área do Valle del Magra. A histórica construção, um antigo vilarejo murado, domina o alto das colinas.

Lá no alto, ao fundo, podemos ver a Fortezza di Sarzanello
Basílica de Santa Maria Assunta – a igreja fica Piazza San Niccolò e foi construída no século 13. Sua estrutura apresenta características dos estilos gótico e românico. Seu interior é decorado com um belíssimo crucifixo de Mastro Guglielmo, pintado em 1138.

A Catedral de Sarzana
Piazza Matteotti – É o coração do centro histórico. Os primeiros prédios da Piazza Matteotti começaram a ser construídos no final do seculo 12. A praça Matteotti abriga o prédio que funciona como sede administrativa de Sarzana e sua construção é do início do século 15 . No centro da praça um monumento em memória dos caídos pelas guerras, feito pelo escultor Carlo Fontana.

A praça Matteotti e seus prédios históricos
Piazza Garibaldi – A praça Garibaldi é repleta de barzinhos, restaurantes e lojinhas. Excelente para um aperitivo no final do dia em um dos locais que espalham suas mesinhas pela praça. A praça abriga o Teatro Impavidi.

Perto da porta Romana fica a Praça Garibaldi com alguns barzinhos bem legais. Esse é o Caffè del Teatro
Porta Romana – A Porta Romana, também conhecida como Porta Nuova o, Pisana ou de San Bartolomeu, é a entrada oriental da cidade e é toda revestida em mármore branco de Carrara.

Porta Romana, 1783, um dos antigos acessos que permitiam atravessar a cidade murada
Pieve di San’Andrea – é a estrutura religiosa mais antiga de Sarzana, do século X, mas atualmente sua estrutura é de arquitetura medieval, com uma alta torre campanária.
Torrioni – Além da Fortezza Firmafede e da Fortezza Sarzanello, Sarzana era munida de outras fortalezas, os “Torrioni”, que eram 4 : Testaforte, San Carlo, San Francesco e Genovese, em diferentes pontos da cidade.

Torrione Testaforte, construido em 1513 por Luchino Stella e sucessivamente onde a família Carpena construiu a próprio residência, a Villa Carpena. Daqui é possível chegar até a Cittadella passando pela Porta Romana
O litoral de Sarzana
A menos de 4 Km do centro fica a praia de Marinella, com opções de praias livres e a pagamento, com estruturas balneares. Sarzana fica bem pertinho da praia de Marina di Carrara.
Como chegar:
De carro (autostrada com pedágio):
Autostrada A12: Genova- Livorno (saída Sarzana)
Autostrada A15: Para – La Spezia (pegar a austostrada A12 direção Livorno, saída Sarzana)
De trem: Sarzana conta com estação ferroviária localizada a apenas 5 minutos a pé do centro histórico. Com Trenitalia, saindo de Firenze o percurso de trem dura pouco mais de 2 horas. De Pisa são cerca de 40 minutos. Saindo de La Spezia Centrale o trajeto dura 15 minutos (2,80 euros).
De ônibus – Com a empresa ATC (de acordo com a sua cidade de proveniência) . Confira aqui os horários.
Posts que podem interessar:
Qual o melhor periodo do ano para visitar a Italia?
Como preparar a mala de inverno
Pingback: Grazie a te / Uma farmácia que cura com livros
Pingback: Grazie a te / Accademia del Buon Gusto, em Panzano in Chianti, local interessante para quem visita essa linda região da Toscana