Depois de percorrer algumas curvas pelas estradas do Chianti entre Firenze e Siena- admirando sua paisagem verde constituída de vinhedos e oliveiras – sobre uma colina, fica essa gracinha de lugar: Castellina in Chianti. Com menos de 3 mil habitantes, este antigo burgo repleto de estradinhas de pedra, ritmo pacato e construções medievais, é uma das cidades que constituem a famosa região do Chianti Classico, produtora de vinho. Vale muito a pena incluí-la em seu roteiro pela Toscana!
Castellina in Chianti, que pertence à província de Siena, é uma dessas cidades que nos cativam logo de cara. Talvez você percorra todo o centro histórico – a gente passeia a pé pela cidade, que é pequena e bastante acolhedora, em no máximo uma hora. Parte da cidade foi reconstruída , mas mesmo as casas mais “atuais” mantiveram os elementos das antigas casas do burgo.
Caminhando por sua ruazinha principal, a Ferruccio, limitada ao tráfego de veículos, a gente admira as lojinhas de artesanato, as vitrines dos pequenos empórios abarrotados de produtos típicos da região, como vinhos, queijos e presuntos, e observa o movimento dos restaurantes com mesinhas na rua e se mistura aos poucos turistas que também ficam maravilhados com a tranquilidade daquele lugar onde o tempo parece não correr. E é essa gostosa sensação que vai fazer com que você se apaixone pelo vilarejo.
Em 1500, quando o burgo fortificado passa a fazer parte do Ganducato di Toscana, dia de lado seu caráter estratégico-militar para se transforma em centro agrícola. A partir daí suas colinas começaram a fazendas e casarões, muitos dos quais hoje em dia foram transformados em agroturismo.
A igreja de San Salvatore, que foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial e reconstruída em estilo neoromânico.
Caso esteja fazendo o seu tour de carro, você pode tranqüilamente visitar outras cidades próximas no mesmo dia, como Monteriggioni ou San Gimignano ou Greve in Chianti. Tudo vai depender do roteiro estabelecido. Confira abaixo as distâncias de cidades proximas à Castellina in Chianti:
Panzano in Chianti – 13 Km
San Gimignano – 27 Km
Siena– 31 Km
Greve– 20 Km
Firenze – 42 Km
Monteriggioni – 16Km
Certaldo – 28 Km
'Um passeio em Castellina in Chianti' have 5 comments
26 de agosto de 2016 @ 22:18 Grazie a te / Os 300 anos do Chianti Clássico
[…] vinhos do território do Chianti, que são produzidos em 9 sub-regiões, que são as seguintes: Castellina in Chianti, Gaiole in Chianti, Greve in Chianti, Radda in Chianti, parte de Barberino Val d’Elsa, […]
10 de maio de 2018 @ 12:28 Grazie a te / Vamos conhecer os saudáveis hábitos alimentares dos italianos?
[…] Um passeio em Castellina in Chianti […]
18 de maio de 2018 @ 13:02 Grazie a te / A minha experiência de hospedagem no Hotel de Russie, exclusivo 5 estrelas de Roma
[…] Um passeio em Castellina in Chianti […]
21 de agosto de 2018 @ 23:02 Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana
[…] visitantes. Algumas das cidades que compreendem a região são Greve in Chianti, Panzano, Volpaia, Castellina in Chianti e […]
2 de abril de 2019 @ 22:29 Grazie a te / Um pouquinho do cotidiano dos fofíssimos nonos da Itália
[…] Um passeio em Castellina in Chianti […]