Arquivo mensais:março 2014

Agroturismo na Toscana com o conceito do Km 0

Este inverno aqui na Itália foi longo e de muita chuva. A gente esperava com muito entusiasmo por dias de sol neste início de primavera. E para celebrar a estação mais florida do ano escolhemos passar um final de semana em um agroturismo no Chianti. Estivemos no Andreini, que fica sobre as colinas de Siena, a cerca de uma hora de Firenze. E sabem o que mais despertou o nosso interesse, além do cenário exuberante da natureza local? Que todos os alimentos oferecidos pela família são produzidos no local: do vinho aos presuntos!

km0

Os Andreini são agricultores seneses que possuem um casarão colonial que foi reestruturado no final dos anos 80. Desde então criaram o agroturismo, um local ideal para quem busca tranquilidade em meio à natureza, passeios a pé, em bicicleta ou a cavalo. (Quem nos acompanha já deve ter lido sobre o conceito desse tipo de hospedagem aqui no blog).

unnamed-21

Mas o que nos chamou a atenção foi a proposta da família de oferecer todos os produtos preparados por eles, dentro do conceito “km 0”. Este movimento que começou aqui na Itália com o apoio dos apreciadores do slowfood busca a proximidade entre o produtor e o consumidor. Dessa forma ajuda a resgatar a dignidade do pequeno agricultor valorizando as práticas tradicionais. Isso significa que você vai consumir aquilo que a terra te oferece naquela região. Mais uma vez palmas para os que defendem suas tradições e prezam pela qualidade em detrimento à quantidade.

toscana

A nossa viagem foi bem agradável. Mas também pudera, com um panorama desses!!!

unnamed-9

unnamed-3_2

A dona Giulia em sua casa no momento de nossa chegada

unnamed-18

Cantinho charmoso na área externa da casa onde ficamos

unnamed-10

unnamed-26

 

agroturismo

1500753_10152145237514255_845667797_o

A família possui 80 hectares de terra onde desenvolvem uma agricultura peculiar e cultivam vinhedos e oliveiras, diversas plantas, frutas e verduras. Criam animais e são reconhecidos principalmente pela criação da carne chianina.

toscana

1502442_10152145271284255_605409306_o

O casal Andreini tem 3 filhas e quem nos recebeu tão carinhosamente foi a Mônica, um doce de pessoa!

1597699_10152145224409255_1341882274_o

O senhor Gianfranco Andreini, incansável, trabalha de segunda a segunda. Ele planta, colhe, limpa o terreno, alimenta os animais e por aí vai…. Aqui nesta foto ele em meio ao seus vinhedos. Amor e paixão à sua terra e às tradiçoes

unnamed-15

unnamed-25

 

unnamed-22

Ah, espalhado pela grama: brinquedos e mais brinquedos…. Depois a gente recolheu tudo, rsrsrsrs

A simplicidade que encanta: a nossa refeição do domingo foi um piquenique improvisado gentilmente preparado pela Mônica, com os tradicionais crostini toscanos, queijos, presuntos e salames. Momentos assim onde você percebe que precisa de muito pouco para experimentar a felicidade! E olhem quem apareceu para nos fazer companhia!

 

unnamed-20

unnamed-19

andriesi

unnamed-17

O restaurante fica na casa próxima, localizada aos pés da colina. Tudo ali é preparado com muito carinho e atenção. Desde a primeira refeição pela manhã com pães, tortas e geleias até os salames, presuntos, vinhos e azeites, produzidos no local. A senhora Giulia é a responsável pelas gostosuras: bolo de limão com azeite extravirgem e geleias de fruta nos mais variados sabores. Tudo baseado no conceito Km zero, e preparado no fogão à lenha.

unnamed-13

1523726_10152145242229255_1760170455_o

E para estimular o convívio e fazer novos amigos, a proposta é esta: condividir uma mesa enorme onde todos os hóspedes se sentam lado a lado. Nós fomos com um casal de amigos com dois filhos pequenos e ali conhecemos pessoas queridas, principalmente graças aos momentos de confraternização em volta da velha e boa mesa.

toscana

O dia começa muito bem!!! Aqui a nossa “colazione” com uma crostata de geleia de amoras e as diversas geleias preparadas por dona Giulia

 

unnamed-3

Energias renovadas!!!Lugar que deixou saudade. Desculpem pelas fotos em baixa resolução mas devido a um imprevisto precisei fazer as fotos com o meu celular. Algumas fotos foram gentilmente cedidas por uma hóspede romana, Micaela Imperatori, que estava com a sua adorável família passeando na região e outras foram tiradas do site do agroturismo

 

Streetstyle, Firenze

Imagem

E quando todo mundo comemorava a chegada antecipada da primavera na semana passada – quinta-feira fez  tanto calor que muita gente saiu de manga curta em pleno mês de março – eis que o frio volta e nos obriga a usar de novo agasalhos e acessórios para o frio.   Então vamos com calma e sem pressa… aproveitando o melhor que cada estação pode nos oferecer. E agora os registros dos looks desta semana. Buona domenica cari amici!!! Continue lendo

Arte contemporânea em Firenze

Sempre digo que Firenze precisa ser saboreada – independente do tempo que você passe aqui – com olhos bem atentos a todos os detalhes. Aí você vai se surpreender descobrindo cantinhos de charme que abrigam tantas preciosidades, principalmente quando o assunto em questão é arte & design. Descobri esses dias em um passeio por Borgo San Jacopo, um ateliê que inicialmente me atraiu pelo interessante mix de cores alegres e formas, que decoravam tão harmoniosamente o ambiente. Difícil que alguém passe por ali e não queira dar uma espiada para conferir do que se trata.

san-jacopo-show

Inicialmente, quando fundada há trinta anos, era o endereço onde a família Baglioni começou a dar forma aos manequins de vitrines, num primoroso trabalho artesanal que caracteriza todos os objetos do ambiente. A loja aumentou e se diversificou. Agora nos enchem os olhos objetos para a casa como quadros, esculturas e tapeçaria. Quase tudo leva a assinatura dos dois proprietários.

arte-florença

O artista Leonardo Baglioni é um dos sócios do ateliê e assina vários quadros e esculturas de arte contemporânea

Geralmente Leonardo não autoriza fotografias em seu espaço mas abriu uma exceção para o nosso blog brasileiro! Então aproveite e venha com a gente fazer este tour virtual para admirar as obras que adornam o ateliê.

arte-contemporanea

Hoje o local funciona como o templo dos manequins personalizados graças à criatividade dos dois proprietários

arte-contemporanea

dsc_0635

santo-spirito

atelier-florença

O cachorrinho Ciccio

arte-firenze

Gostaram do que viram? Em breve a gente mostra outro endereço bem legal aqui de Firenze  onde você poderá encontrar peças exclusivas. Tenham um excelente final de semana!

San Jacopo Show – Borgo San Jacopo, 66R (Firenze)

Você raspa o prato?

par-toscano

O pão é o acompanhamento sagrado durante as refeições aqui na Itália – ele substitui o arroz nosso de cada dia. Nem sonhe em servir carnes e saladas sem colocar uma cestinha de pães… E a diversidade de pane é grande, sendo que cada região aqui do país produz um tipo diferente. Aqui na Toscana, por exemplo, o pão é praticamente sem sal, tem uma crosta dourada e crocante com miolo macio mas ao mesmo compacto. Ideal para: raspar o prato. Isso mesmo! Além de ser consumido no início e durante as refeições, muita gente guarda o pão para limpar o prato. Sabe aquele molho que sobra no prato e fica “dando sopa”? Com ele, o pessoal por aqui faz a scarpetta.

scarpetta

E viva a “scarpetta”!

Este gesto nada elegante é muito comum e até aceitável aqui na Itália. A maioria das pessoas pega o pão com as mãos e outras usam o garfo para espetar o pão e passar no prato. Aqui é um hábito que faz parte do dia a dia, principalmente em casa. Mas até nos restaurantes você poderá ver cena do tipo (não se espante). Até porque depois que você começa a fazer se torna uma atitude cotidiana involuntária, rsrsrsrs.

scarpetta

Não é um gesto proibido em locais informais mas se você estiver em um ambiente elegante, per favore, nem pensar!

Fare la scarpetta,  ao pé da letra, significa em português “fazer o sapatinho”. Mas isso quer dizer o que exatamente? Bom, a origem da expressão é incerta. Alguns acreditam que essa forma de dizer faz alusão a uma pessoa com um sapatinho simples, um morto de fome. Outros atribuem à origem meridional em dizer “scarsetta”,  quer dizer, o que é escasso, pobre. Portanto, se tem pouco, vamos aproveitar até o finalzinho! Caso você venha passear por aqui e não resistir ao molhinho no seu prato pegue um pedacinho de pão e saboreie até deixar o prato limpinho…. o chef vai ficar feliz!

Taste – Arte e gastronomia em Santo Spirito, Firenze

A encantadora e boêmia via de Santo Spirito, reduto de artesãos no Oltrarno – área que fica do outro lado do Arno – era a pedida outdoors mais cool deste final de semana em Firenze, já que o tempo colaborou e a temperatura estava super agradável, na casa dos 17 graus. Eu participei do tour enogastronomico Fuori Di Taste, dedicado a degustações de vinhos, queijos e tira-gostos da culinária toscana visitando ateliês de arte, palácios e bodegas da rua Santo Spirito, uma das mais interessantes e artísticas de Firenze. Este evento  aconteceu paralelamente ao Pitti Taste, uma feira dedicada aos produtos made in Italy e delícias de todo o mundo, que  aconteceu na Stazione Leopolda e reuniu mais de 300 empresas.

castorina-firenze

santo-spirito

No patio do atelier da Paatricia

Fiz este agradável passeio em companhia da minha amiga Marcela Schneider Ferreira, autoria do blog It per te e arquiteta (inclusive fiz um post sobre os trabalhos que ela desenvolve aqui em Firenze, veja aqui), e tivemos como ponto de partida o ateliê da designer Patricia Al’Kary, que nos recebeu com toda a sua simpatia e carisma. O espaço da brasileira era de longe o mais badalado, com uma concentração enorme de amigos e curiosos que puderam curtir o final do dia nos jardins do Palazzo Frescobaldi.
santo-spirito

Ao centro a designer brasileira Patricia Al’Kary com Patrick De Muynck, diretor da Polimoda de Firenze, sua esposa Renata, Denya e Marcela. Patricia ofereceu em seu espaço vinhos Marquesi de’Frescobaldi e uma seleção de queijos finos especiais do De’Magi.

Em ocasião do evento vários segmentos se uniram com um propósito: divulgar as delícias enogastronomicas da região Toscana. Chefs famosos, produtores e enólogos promoveram em vários pontos da cidade degustações com as suas especialidades.

formaggio

 A via Santo Spirito foi tomada por uma atmosfera de confraternização onde gastronomia, design e criatividade deram o tom do evento, com gente descolada e alto astral. Os ateliês que aderiram à iniciativa receberam para degustação de queijos, vinhos e petiscos toscanos colaborando para estreitar ainda mais os laços entre a arte e a gastronomia.
DSC_0898
Reduto de designers e artistas, a via Santo Spirito era um dos itinerários do Fuori Di Taste, que incluía também manifestações gastronômicas em diversos locais da cidade, envolvendo vários restaurantes, supermercados e livrarias. Tudo dedicado ao sabor e à arte de comer e beber bem. A cidade estava cheia de estreladas personalidades do setor da alta gastronomia.
fiorile.
flores

Bom gosto e qualidade com design e estilo. A Fiorile, esta boutique de flores apresenta arranjos maravilhosos!

santo-spirito

A Lux by Area concept store, dedicada ao design e decoração preparou uma linda mesa de chás assinados pela La Vie del Tè.Um luxo!

dsc_0879
castorina

A artista fiorentina Marina Calamai expôs no laboratório de molduras Castorina as suas obras inusitadas que lembram doces e cupcakes

santo-spirito

Maurizio Salici

arte-italia
 Será que vocês conseguem perceber a maravilhosa atmosfera que envolveu esta iniciativa? Reparem na mesinha ao ar livre pertinho de uma trattoria… O tom do evento foi de uma confraternização entre amigos, mesmo entre desconhecidos, peregrinando entre um laboratório e outro para apreciar a arte, trocar ideias e degustar vinhos e produtos típicos locais. Não faltou também o vendedor ambulante da mimosa (ou acácia amarela).  A flor amarela aqui na Itália é o símbolo do dia da Mulher e muitas circularam com o seu raminho na mão ajudando a colorir e alegrar ainda mais o evento, numa noite agradável quase primaveril.
denya-pandolci
Adorei esta frase num muro ali pertinho da via Santo Spirito!!! Só mesmo para ninguém esquecer, rsrsrs… (foto by Marcela)

Streetstyle, Firenze

DSC_0106

O mês de março traz sobreposições e um pouco de cor nos outfits. É a vontade de primavera depois de um inverno com tanta chuva. E com vocês os looks desta semana que flagramos pelas ruas de Firenze. Aqui vão produções que podem inspirar quem está prestes a afivelar as malas para curtir uns dias na nossa bela Itália. Desejamos a todos um maravilhoso final de semana!!! Continue lendo