Arquivo mensais:dezembro 2015

Como preparar a mala de inverno

Quer aprender a preparar uma mala de inverno prática e funcional? Essa é uma das maiores dúvidas do pessoal que acompanha o blog. Neste post te dou uma mãozinha para selecionar as peças para enfrentar a o frio. Importante também é ponderar na quantidade.  Alguns fatores a considerar na hora de preparar a mala de inverno:

Material -Algo importantíssimo é o material das roupas. Não é porque a blusa é grossa que ela vai te proteger do frio, preste atenção nesse fator. Escolha blusas que tenham em sua composição lã e/ou cashmere. Antes de comprar leia com atenção a etiqueta das roupas e evite aquelas blusas grossas de material sintético. É preciso estudar o que vestir.   Vestir-se “a cebola”  é necessário pois cada camada de roupa terá uma função.

Acessórios –  O inverno é a época do ano em que os acessórios são indispensáveis, especialmente quando venta. Os ventos gélidos incomodam e maltratam demais, é um horror! Você vai precisar proteger bem as orelhas, as mãos, os pés e a garganta. Traga gorros, cachecóis, toucas e luvas. Sapatos adequados poderão te salvar em dias de frio extremo e chuva!

mala-de-inverno

Atualmente existem muitas soluções práticas com as camisetas segunda-pele térmicas, que não ocupam muito espaço na mala

Segunda-pele: Durante todos os meses de frio intenso eu uso segunda-pele. Acho fundamental! Existem camisetas tecnológicas da Uniqlo, por exemplo, que são excelentes para aquecer. Elas custam entre 19 e 35 euros. A linha se chama Extra Warm Tops. Tem também os produtos da Decathlon, onde você pode adquirir as camisetas de pile que são usadas por quem vai encarar a neve.  Invista nelas pois custam pouco e realmente aquecem.
Lembre-se que o corpo precisa respirar e evitar suar, portanto o tecido precisa permitir  uma correta transpiração. É importante que a primeira camada, aquela que fica em contato com a pele, seja térmica e que o tecido seja tecnológico e em condições de afastar a humidade da pele.  Já a segunda camada pode ser de lã ou cashmere, pile ou fleece. Bom investir em tecidos quentes, mas que sejam leves. Ai você pode usar por cima dessas 2 camadas uma blusa, casaqueto ou uma camisa de sua preferência.
uniqlo

Para ficar sempre aquecida, a malha tecnológica da Uniqlo. Existem vários modelos de segunda pele

Calefação – Os ambientes internos são aquecidos.  Você vai perceber a diferença de temperatura entre os ambientes internos e externos. É um tal de tirar e colocar sem fim!  Prepare-se para isso. Já falei neste post aqui sobre a mala de outono e o vestir-se como cebola, que vale também para os meses mais frios e congelantes do ano.
Quantidade – Eu sou muito prática e busco sempre reduzir o máximo possível a minha bagagem, pois é preciso considerar as mudanças de cidade, possíveis escadas em algumas estações de trem ou local de hospedagem. Selecione peças que casem entre si e com as quais você pode conseguir fazer sobreposições. Aqui vai a minha lista:
3 calças compridas
2 camisetas segunda-pele em tecido tecnológico
1 saia
2 vestidos (de manga e que podem ser usados com meias)
3 meias-calças  (preferencialmente fio 60, 70 ou 80)
1 bota confortável  (as da marca UGG são ideais para temperaturas baixas)
1 tênis confortável
1 sapato para ser usado com meia para jantares em ocasiões mais elegantes (nem sempre vai precisar)
3 blusas para serem usadas como segunda-pele (você pode lavá-las no hotel)
3 blusas gola alta
1 Tricô
1 Cardigan
4 blusas
2 casaquetos
1 casaco ou piumino
Acessórios: cachecol, echarpe, luvas, touca, chapéu e gorro (sao imprescindíveis!)
Necessaire – eu economizo também nos produtos da necessite. Sempre coloco cremes e shampoos em embalagens pequenas. Os cremes para corpo e mão são fundamentais nessa época do ano! Você vai precisar carregar na bolsa tiracolo o seu creminho para as mãos
1 Sombrinha
duvetica

Variedade de cores do piumino da Duvetica. Este tipo vai definitavamente te proteger do frio. Esses são esportivos mas existem alguns modelos com cinto e pelo sintético

 

roupa-inverno

Para dias instáveis e quando você não tem sombrinha: o casaco com capuz pode te salvar!

Muito importante: Leve um casaco estilo piumino (sugiro um que tenha  capuz) em sua mala de mão pois você vai precisar usá-lo assim que desembarcar. Deixe junto as luvas, chapéu e cachecol.
roupa-de-frio

Os acessórios sao fundamentais nos dias frios! Seja chapéu, touca ou faixa. Opte por um modelo que cubra as orelhas

 

look-verao
Aqui alguns looks para vocês se inspirarem na hora de preparar a mala de inverno:
Asos

 

hmprod

H & M

 

mala-inverno

Colete de pelo sintético Topshop

 

como-fazer-mala-inverno

Modelos de vestidos para o inverno. Com criatividade é possível dar um “up” à produção com meias, casaquetos e echarpes

 

mala-de-inverno

Mango

 

 

Posts que podem te interessar:

Casamento na Itália

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Quanto se gasta por dia para visitar Firenze

Produtos de supermercado para levar pro Brasil

20 atrações grátis em Firenze 

10 bate e voltas saindo de Firenze

Pratos típicos da Toscana

10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico 

10 burgos medievais da Toscana

Dicas de hotéis em Firenze

7 maravilhas da Toscana que são Patrimônio Unesco 

Nonos da Itália – 2

Com a proximidade do Natal,  um comercial alemão tornou-se viral e causou comoção nas redes sociais: a de um senhor idoso que informa aos filhos sobre a sua morte. Sentindo-se abandonado, queria  somente conseguir reunir a família para a ceia de Natal. A mensagem nos faz refletir e alerta sobre o descaso em relação aos nossos queridos noninhos.
E como adoro fotografá-los, achei o momento adequado para mostrar mais um pouquinho o cotidiano dos nonos aqui na Itália.
Os idosos aqui da Itália são ativos, independentes  e cheios de vitalidade. Muitos ainda estão no mercado de trabalho. Vamos agora às fotos:
not-my-nonni
vida-italia
idosa

nonni

nonna

nonni

mercato-nonna

casal-idosos

nonno-italia

bike

anziano

 

nonni

 

 

anziani

 

DSC_0308

DSC_0303

 

noninhas

nonno-italia

idoso

 

nonno

E para quem ainda não assistiu ao vídeo, aqui vai:

 

O que fazer no reveillon em Firenze?

Vai passar o reveillon em Firenze e não sabe onde ir? Geralmente as opções por aqui são as seguintes: concertos nas praças, jantares nos diversos restaurantes da cidade ou festas dançantes em discotecas. Apesar do frio intenso dessa época do ano as ruas ficam super movimentadas devido às apresentações musicais de diversos estilos que lotam as principais praças do centro da cidade.

piazzale-notte

A comemoração para brindar o novo ano na noite de São Silvestre aqui em Firenze está longe de ser como a nossa!  Mas também pudera, podem imaginar o frio? Como aqui estamos em pleno inverno, de madrugada os termômetros marcam temperaturas que beiram zero grau! Geralmente vestem uma roupa nova mas ninguém usa roupa branca ou se veste com uma cor específica. Mas atenção a um detalhe:  se quiser seguir os costumes daqui, use  calcinha ou alguma peça íntima vermelha pois dizem que traz sorte. Quem estiver na cidade poderá reparar as vitrines das lojas de lingerie que propõem a cor vermelha nessa época do ano. Outra tradição para os supersticiosos é comer lentilhas e uvas, que dizem que traz sorte (riqueza). Ah, e beijar debaixo de uma planta de visco!

Festas nas praças:
Este ano a Piazza Pitti e Piazza San Lorenzo também receberão atrações,   além das tradicionais piazza Signoria e piazza Santíssima Anunziata . O evento principal será na piazza Pitti , no Oltrano. E para quem quiser ir se programando, aqui estão os estilos musicais: pop na piazza Pitti, jazz em San Lorenzo, gospel em Santíssima Anunziata e clássica na piazza Signoria.
piazza-signoria

As festas que celebram a chegada do novo ano acontecem nas principais praças da cidade com concertos de música e muita festa gratuita

Discotecas e restaurantes:

Yab disco Club. Jantar a partir das 21 horas , início discoteca as 23 e fechamento às 5 – via de’ Sasseti 5r
Tenax –  para quem curte música techno. O special guest da noite é o DJ Sven Vath. A Tenax fica a 15 minutos do centro, na via Pratese, 46 . Horário:  Das 22 às 8 da manhã
Space – a discoteca tem 2 andares com ambientes de ritmos diferentes . Fica na via del Palazzuolo, 37. Horário:  Das 23 às 6 h da manhã
Palazzo Gaddi – O reveillon de Firenze repete a dose com uma festança  no Palazzo Gaddi, que fica entre o Duomo e a praça Santa Maria Novella. Festa para 500 pessoas , com jantar e muita música. Público: acima dos 30
Restaurantes:
Hotel Brunelleschi – piazza Santa Elisabetta
Rubaconte – via Ghibellina
Osteria dei Baroncelli – Piazza Signoria
La Maremma – via Giuseppe Verdi, região Santa Croce
Terrazza a Firenze- na Tereza Brunelleschi, roof top na piazza Unità Italiana
Para mais informações solicitar diretamente os locais de interesse. Muitos hotéis 5 estrelas organizam ceias e festas badaladas e elegantes. Veja o estilo de festa que mais tem a ver com você e aproveite! Tanti auguri!!!