Arquivo mensais:julho 2023

Bistrot 84 Rosso, ousada proposta de restaurante contemporâneo em Florença

Florença é uma cidade com forte e importante tradição gastronômica, com deliciosos e apreciadíssimos pratos típicos.  Mas o universo da culinária contemporânea vem conquistando e afirmando seu espaço na cidade com propostas que não deixam nada a desejar a conceituados restaurantes  internacionais.  Uma recente e maravilhosa descoberta gastronômica em Florença foi o Bistrot 84 Rosso, em Borgo Ognissanti, com cozinha de vanguarda.

O Bistrot 84 é um  restaurante contemporâneo caracterizado por uma cozinha internacional cheia de contrastes e muito inovadora

O restaurante é pequeno, com um ambiente acolhedor e intimista, com decoração contemporânea, onde imperam as cores preto, branco e amarelo, com grandes  quadros que remetem  à uma galeria de arte.

O restaurante é moderno e acolhedor e seus pratos estão bem longe dos tradicionais e típicos toscanos. Matteo propõe um menu ousado, harmônico e criativo

Os protagonistas desse projeto são  o empreendedor  Nicola Langone, do restaurante  Gunè,  em San Frediano e o criativo chef Matteo Longhi, que destaca que seus pratos são realizados a partir de matérias-primas de alta qualidade, onde os vegetais   estão presentes em muitas de suas propostas inovadoras, com referências parisienses e em países do Oriente.

O talentoso chef Matteo Longhi explicando sobre suas criações

 

Escolhemos o menu com 5 pratos e depois das entradas, experimentamos o Ravioli di rana e lime nero, delicioso!

Matteo é  jovem mas com experiência qualificativa em restaurantes importantes não apenas na Itália mas também no exterior.  Para o Bistrot 84 ele desenvolveu um menu original em duas versões: “onívora” e “vegetariana”. Para ambos, as degustações podem ser  de 5, 7  ou 8  pratos: Pure Omnivore e  Pure Veggie,  que é  a proposta para vegetarianos.

Estive conhecendo o novo menu de verão do Bistrot 84 Rosso, que é sazonal e preparado com ingredientes de altíssima qualidade! Todos os pratos são harmonizados com vinhos principalmente da Itália, mas também de países como França, Eslovênia e Japão (sakês)

O menu é constituído de pratos elegantes e delicados  que podem ter como base  polvo,  cordeiro, bacalhau, camarão, além de muitas opções de verduras, como beringela, cenoura, couve-flor ou ervilhas,  perfeitamente equilibrados com outros ingredientes, numa combinação de produtos  nada óbvia.

A cozinha de fortes contrastes do chef Matteo misturando influências e sabores distantes com produtos locais

 

Granita com flor de acácia , antes das sobremesas

No Bistrot 84 você  pode escolher pratos do menu  à la carte ou optar pelo menu degustação.

As apresentações dos pratos e sobremesas são verdadeiras obras-de-arte!

A cozinha de Matteo é uma viagem por sabores e sensações!  Ele consegue transmitir para suas criações toda sua paixão e entusiasmo.  O Bistrot 84R é  um restaurante contemporâneo em Florença para quem quer experimentar, o lugar ideal para novas descobertas e emoções!

Uma experiência enogastronômica que vai te surpreender, do início ao fim!

O Bistrot 84 Rosso fica bem perto da praça Ognissanti.

Conheci o local à convite do Bistrot 84 Rosso. Grazie mille per l’invito!

Bistrot 84 Rosso

Borgo  Ognissanti 84 ,r  – Firenze

Tel 055 7964289

 

10 bate e voltas de carro saindo de Florença

Se você escolheu Florença como base de sua viagem à Toscana e quer também explorar os burgos que ficam próximos, listo neste post 10 bate e voltas para locais que ficam a  no máximo cerca de 1 hora de distância de carro da capital renascentista:

 

burgo-medieval-certado

1 –   Certaldo –  Distante  apenas 50km da capital Renascentista, Certaldo  é um aconchegante burgo medieval da região do Val d’Elsa,  circundado de oliveiras, ciprestes e parreiras,  é também famosa por ser a cidade natal de Giovanni Boccaccio.  Possui uma parte baixa, que é mais moderna, mas é a parte  alta,  rodeado por muralhas , que é a mais charmosa.

 

piazza-anfiteatro

A Piazza dell’Anfiteatro de Lucca, o coração da cidade e um dos locais preferidos para quem visita a cidade

 

2-  Lucca – Conhecida como a cidade das 100 igrejas, Lucca é uma graça!  É a cidade toscana que mais do que qualquer outra manteve intacta sua estrutura medieval: são quase 5 Km de muros de pedra que foram erguidos no século 16.

3-  Pisa  – Este é um dos destinos prediletos de quem está em Florença e quer fazer um bate e volta numa cidade próxima. Pisa atrai pela torre inclinada,  que é um dos mais conhecidos símbolos da Itália, mas a cidade tem muito mais a oferecer além da torre do Campanário: são muitas praças, museus e esplêndidas construções.

4– Siena –  Uma das mais amadas e surpreendentes cidades medievais da Toscana.  Siena é a cidade do famoso  Palio, que acontece em sua praça principal: a Piazza del  Campo,  que abriga o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia, algumas das atrações da cidade.

torre-del-mangia

5- Arezzo – A  cidade do artista Michelangelo Arezzo é uma  das principais cidades da região.  A Piazza Grande, que concentra os mais importantes prédios da cidade, é o coração de Arezzo.

 

6 – Região do Chianti  (burgos de Volpaia, Greve, Castellina, Panzano e Radda) – é dificil escolher apenas 1 dos burgos que constituem essa maravilhosa área que é famosa também pela produção de vinhos e azeite.

7 –  Monteriggioni  – o pequeno burgo de Monteriggioni fica entre Florença e Siena, sobre uma colina circundada por vinhedos e oliveiras.
8- Pistoia – A cidade dista apenas 30 Km de Firenze e quase nunca é incluída nos roteiros de quem visita a Toscana.  A cidade é muito  bonito e com  importantes monumentos arquitetônicos, em estilo românico e renascentista. Pistoia também  guarda um pouquinho da história do nosso amado Brasil da época da 2ª Guerra Mundial.
Pistoia
9Vinci –    Vinci é um pequeno burgo na Toscana bem pertinho de Florença, terra natal de um dos maiores gênios da humanidade,  que ganhou o “sobrenome” devido ao local onde nasceu. Vinci , que fica a apenas 44 Km de Florença,  preserva ainda características do passado e  tem um ritmo bem  pacato e não costuma fazer parte dos destinos preferidos dos brasileiros.
10 – San Gimignano – Repleta de antigas torres seculares, San Gimignano é conhecida como a Manhattan medieval, pois é caracterizada por casas-torre ainda muito bem preservadas. De origem etrusca, essa graciosa cidade está a 334 metros acima do nível do mar e  é circundada por muralhas medievais.