O mundo do azeite, produto tão precioso da gastronomia, é rico em tradições e sabores e representa uma parte fundamental da cultura culinária italiana. Para celebrar o “novo azeite”, a Dievole Wine Resort promoveu a Giornata dell’Olio, com um mini curso de introdução ao azeite, uma oportunidade para descobrir as diferenças entre as cultivares, aprender a reconhecer um azeite de qualidade e finalmente provar os azeites recém-prensados.

A colheita de azeitonas aqui na Itália acontece entre o final de outubro e início de dezembro e é nessa época do ano que obtemos o azeite extra virgem de oliva em condições ideais!
Participei do curso e da degustação de azeites à convite da Dievole, que ocupa uma área de cerca de 600 hectares no Chianti Classico, onde se produz vinho e azeite extra virgem há quase 1000 anos, num contexto rico em história e tradições centenárias. Na programação, almoço no restaurante Novecento com pratos preparados por 3 experientes chefs que atuam na Toscana.




Tudo pronto para a degustação!
Estava muito curiosa para saber mais a respeito do azeite de oliva extra virgem, afinal é um dos mais famosos e importantes produtos italianos, com extraordinárias propriedades nutricionais. São muitos os seus benefícios, sendo um dos mais importantes o de possuir poderes antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.




Claudia Cataldo e Matteo Giusti apresentaram o mini curso de azeite de oliva
A degustação e o curso de introdução ao azeite foram conduzidos pelo especialista e degustador oficial Matteo Giusti, responsável pela produção e controle de qualidade do azeite na Dievole. Durante a degustação experimentamos o primo raccolto, o novo azeite extra virgem, e dois azeites extravirgens, o Toscana IGP e o Chianti Classico DOP.
O copo de degustação do azeite é azul cobalto, para evitar que a visão interfira na avaliação do azeite. O copo nesse formato permite envolvê-lo na palma da mão para ser aquecido e atingir a temperatura ideal para a degustação do azeite, que é de 28°C.
Durante uma degustação podemos encontrar muitas referências de aromas e sabores, que podem ser percebidas tanto no olfato quanto no paladar, como folhas verdes, grama cortada, alcachofra e amêndoas. Para degustar o azeite é preciso colocá-lo puro na boca, ok? Tem gente que prefere degustá-lo com um pedacinho de pão, mas isso pode interferir nas sensações percebidas.




O lounge bar do restaurante Novecento, dedicado à cozinha toscana mas com apelo à cozinha gourmet
Depois da degustação, seguimos para o restaurante Novecento, que é capitaneado pela competente chef Monika Filipinska, que ao lado de Andrea Perini e Tommaso Vatti apresentaram um menu preparado com o azeite de oliva extra virgem Dievole, harmonizado, obviamente, com os vinhos da vinícola Campinovi 2020 e Chianti Classico Petrignano 2020.




Elegância informal – O restaurante Novecento, da tenuta Dievole, é aberto ao público. O ambiente é refinado, mas bastante acolhedor




Tommaso Vatti, Monika Filipinska, Andrea Perini e Andrea Di Pasquale apresentaram pratos excepcionais!
Monika Filipinksa e Andrea Di Pasquale , do restaurante Novecento do Dievole, Andrea Perini, do Ristorante al 588 e Tommaso Vatti, do restaurante La Pergola di Radicondoli, com as diversas interpretações da utilização do azeite de oliva extra virgem.




Um cardápio criado com pratos de Andrea Perini e Monika Filipinska combinados com produtos de panificação de Tommaso Vatti. Um menu idealizado para descobrir e exaltar os novos azeites
O menu foi dividido entre os 3 chefs, que trabalharam seja individualmente que juntos para alguns dos pratos propostos. Este foi o menu:
- Amuse – bouche/ Benvenuto con Tartelletta di mais bianco con guacamole di broccolo e battuta di cuore di manzo & Finta oliva di zuppa di pane e pomodorino di pappa al pomodoro – Andrea Perini & Monika Filipinska
- Tartare di manzo, puntarelle, sardine e burrata – Andrea Perini & Monika Filipinska con crumble di pane all’olio ed evolutivo integrale – Tommaso Vatti
- Pizza Margherita “EVO” – Tommaso Vatti
- Bottoni ripieni di fagiolo affumicato con riduzione di ribollita – Andrea Perini & Monika Filipinska con pane e fichi – Tommaso Vatti
- Riso non riso di sedano rapa con fonduta di galaverna e fondo montato all’olio – Andrea Perini & Monika Filipinska e pane con farina di castagne – Tommaso Vatti
- Indivia a brace, mousse di porcini al nero di seppia e verdure arrosto – Andrea Perini & Monika Filipinska con pan’co Santi – Tommaso Vatti
- Panna cotta al Dop olio extravergine d’oliva, mela verde e sedano – Monika Filipinska
- Panettone “diEVOle”- Andrea Perini & Tommaso Vatti




O almoço foi harmonizado com os ótimos vinhos Dievole. Pratos excelentes, bem apresentados propostos com os pães de Tommaso Vatti




Para encerrar: pannacotta all’olio extravergine d’oliva, mela verde, sedano e spugna de Monika Filipinska e o Panettone “diEVOle”, por Andrea Perini e Tommaso Vatti




O chef Andrea Perini é autor do livro Trentagocce , Percorso dall’olivo alla tavola con le ricette dello chef dell’extravergine, uma seleção de 30 receitas com o azeite de oliva extra virgem (foto divulgação)
A Dievole fica a apenas 15 Km de Siena. Situado em 600 hectares de uma lindíssima paisagem campestre de Chianti, o Wine Resort Dievole oferece hospedagem em estruturas históricas e de arquitetura elegante, com vista para os vinhedos e olivais, que circundam toda a propriedade.




Dievole significa “Deus quer” e baseia-se num diálogo cuidadoso entre a natureza e intervenção humana, com respeito ao território, à sua história, à sua tradição e suas características




Na enoteca da tenuta Dievole
'Degustação de azeite de oliva extra virgem na Dievole' has no comments
Be the first to comment this post!