Disponível para visitantes a qualquer hora do dia e da noite, a Loggia della Signoria, também chamada Loggia dei Lanzi, é um extraordinário museu a céu aberto bem no coração pulsante de Firenze! O espaço abriga esculturas realizadas por Cellini e Giambologna e integra a Piazza della Signoria, a praça mais famosa e importante da cidade.

A Loggia dei Lanzi é uma galeria de esculturas ao ar livre com obras originais que podem ser apreciadas a qualquer hora do dia ou da noite
A elegante loggia foi construída entre 1376 e 1382 com o objetivo de sediar assembléias e cerimônias públicas da República de Firenze. Depois de 2 séculos, por vontade de Cosimo I de’ Medici, tornou-se um espaço expositivo, onde as pessoas podiam admirar as obras de arte.

A Loggia dei Lanzi fica na Piazza della Signoria, nas proximidades do pátio da Galleria degli Uffizi
Durante o século 16 a loggia perdeu sua função original e tornou-se um museu à céu aberto.

Entre os arcos, no interior de painéis, destacam-se as esculturas das Virtudes teológicas e cardeais, criadas a partir de um desenho de Agnolo Gaddi, sobre um fundo de esmalte azul
É chamada de Loggia dei Lanzi porque os Lanzichenecchi, antes de se dirigirem à Roma, acamparam sob seus arcos no ano de 1527. É também conhecida como Loggia dell’Orcagna, a quem foi erroneamente atribuída a autoria do projeto, que foi executado pelos arquitetos Benci di Cione e Simone Talenti.

Dois leões em pedra como vigias sentinela na entrada da loggia
Quase todas as obras representam um tema mitológico e fazem associações ao período vivido na cidade de Florença. Era uma forma de enviar mensagens ao povo de poder e triunfo.

Na loggia podemos admirar estátuas do período romano e obras-primas do século 16
Uma das obras mais extraordinárias do espaço é Perseus com a cabeça da Medusa, realizada pelo ourives Benvenuto Cellini. Perseus, triunfante, mostra a cabeça do monstro decapitada e segura a espada com a outra mão. A obra maneirista representa um manifestação política: afirmação do poder de Cosimo I’ de Medici. A escultura de bronze é rica em detalhes que a tornam única e o artista trabalhou 9 anos para poder realizá-la. Uma curiosidade: atrás da obra, no cabelo de Perseus, tem esculpido o rosto de Cellini.

Cellini, um dos maiores ourives renascentistas, criou este trabalho sob encomenda de Cosimo I de ‘Medici em 1545. A escultura foi exposta apenas em 1554

O Rapto das Sabinas, obra-prima de Giambolonha, finalizada em 1583

A estátua tem 4,10 m e foi esculpida em um único bloco de mármore, o que exigiu grande precisão técnica para o êxito de equilibrar todo o peso da obra, que representa o conceito da estilo de uma figura serpentina , isto é, uma figura em forma de serpente.
O Rapto das Sabinas mostra um homem jovem pegando à força uma mulher sob o olhar desesperado de um senhor. Esse é um dos episódios lendários ligados às origens de Roma, que após sua fundação precisava ser povoada e contava com poucos habitantes, que eram em sua maioria homens. Rômulo, o primeiro rei de Roma, organizou uma festa e convidou os sabinos, que viviam num povoado próximo. Durante o evento, em um momento combinado, os jovens romanos atacaram e raptaram as mulheres solteiras presentes.

A primeira estátua realizada em 360 graus, isto é, que pode ser admirada de qualquer ângulo, oferecendo pontos de vista diferentes ao espectador

Outra escultura do artista flamingo Giambolonha, Hércules e o Centauro. A obra de mármore mostra o corpo do centauro dobrado pela força de Hércules

Em mármore : Menelau que segura o corpo de Patroclos, cópia de uma obra original grega, presente do Papa Pio V à Cosimo de’ Medici

Hércules e o Centauro

O Rapto de Polissena é uma escultura em mármore realizada por Pio Fedi. Foi esculpida entre 1855 e 1865 e é a única obra moderna entre as obras renascentistas
Depois da construção do museu degli Uffizi, que fica na parte de trás da Loggia, Bernardo Buontalenti, em 1583, reestruturou o terraço criando um espécie de jardim suspenso, de onde era possível ver a praça e assistir às cerimônias e espetáculos.

Foto feita do Palazzo Vecchio
Pingback: Grazie a te / Piazza della Signoria: a praça mais bonita de Florença