A Piazza della Signoria de Firenze

A Piazza della Signoria é uma das mais lindas praças da Itália e coração político e social de Firenze. Em forma de L, a praça agrupa parte da história da cidade em suas imponentes construções e obras de arte. Circundada de restaurantes e cafés, é a principal praça da cidade e muito procurada pelos turistas pois é um verdadeiro museu a céu aberto!  Na praça são realizadas festas, cerimônias e celebrações tradicionais, tanto de natureza profana como religiosa.
piazza-signoria

Piazza della Signoria, séculos de poder e grandeza: é a praça central de Florença, a sede do poder civil e o coração da vida social da cidade

A praça testemunhou no passado momentos marcantes e dramáticos da história de Florença e neste post citarei alguns pra vocês:
Em 23 de maio de 1498 o frade pregador Girolamo Savonarola foi enforcado e queimado na fogueira com acusação de heresia Fogueria das vaidades. como lembra uma placa de mármore colocada em frente à Fonte de Netuno.. Outro fator determinante  aconteceu em 1540, quando o duque Cosimo I de’ Medici decide transferir-se da residência oficial. do Palazzo Medici para o Palazzo della Signoria, transformando o predio, que era publico, em sua residência particular.
Outro acontecimento marcante data de 9 de maio de 1938, dia da visita de Hitler à Firenze. As construções em volta da praça apresentaram bandeiras vermelhas com o símbolo nazista e a praça da Signoria reuniu uma multidão que queria saudar Hitler, que discursou do balcão do palácio.

piazza-della-signoria

 piazza-della-signoria
palazzo-vecchio

Na fachada do Palazzo Vecchio os brasões que foram pintados em 1353 e simbolizam aspectos da Republica Fiorentina

 

A Piazza della Signoria abriga o Palazzo Vecchio, sede da prefeitura com diversas salas que funcionam como museu. Várias estátuas compõem a fachada do Palazzo Vecchio, dentre elas uma reprodução do Davide, de Michelangelo, que foi instalada em 1910. A original, realizada entre 1501 e 1504, encontra-se na Galleria della Academia desde 1873.

 

palazzo-vecchio

Em uma das entradas do palácio estão as estátuas de Davi (esta é uma reprodução) e de Hércules e Caco

 

piazza-della-signoria

A estátua do Hércules e Caco, esculpida por Baccio Bandinelli entre 1530 e 1534

palazzo-vecchio

Fontana del Nettuno –  um dos monumento mais importantes da cidade é a Fontana del Nettuno.  A Fonte de Netuno, realizada entre 1560 e 1565 por Bartolomeo Ammannati, é um dos maiores símbolos da cidade.  Foi construída a partir de uma competição lançada em 1559 por Cosimo I de ‘Medici para criar a primeira fonte pública de Florença e contou com a participação dos mais importantes escultores florentinos da época.  O Netuno de Ammannati foi escolhido porque foi considerado o mais significativo ao exaltar as gloriosas realizações marítimas da época.

Nettuno

A primeira fonte pública da cidade: a Fontana di Nettuno

E depois de 2 anos de restauros, que começaram em fevereiro de 2017, o “Biancone”, realizado em mármore e bronze, volta a embelezar a Piazza della Signoria de Florença. Foi reinaugurado em março  de 2019, com novo sistema hídrico, que não funcionava há cerca de 40 anos e também com nova iluminação.

 

piazza-signoria

piazza-della-signoria

Estátua de Cosimo – bem perto da Fontana del Nettuno encontra-se a estátua equestre de Cosimo I de’ Medici (1519 – 1574),   realizada a por Giambologna entre 1597 e 1594, a pedido de Ferdinando I, que queria homenagear seu pai.  Em 1537, antes de ter completar 18 anos  Cosimo I torna-se o primeiro Grão-duque da Toscana. Ele colaborou para aumentar o prestigiado economico e cultural da cidade.

palazzo-vecchio

A estátua de Cosimo I de’Medici

piazza-della-signoria

Loggia dei Lanzi – Nas proximidades do pátio da Galleria degli Uffizi,  tem a Loggia dei Lanzi, construída entre 1376 e 1382 com o objetivo de sediar assembléias e para a realização de cerimônias públicas. É uma galeria de esculturas ao ar livre com obras originais, que podem ser apreciadas a qualquer hora do dia ou da noite.

 

 

loggia-dei-lanzi

Foi inicialmente chamada  de Loggia della Signoria ou dell’Orcagna, nome do artista que a desenhou, mas a execução foi de Benci di Dione e Simone di Francesco Talenti,  durante o reinado de Cosimo I.

loggia dei lanzi

Depois da construção do Uffizi, que fica na parte de trás da Loggia, Bernardo Buontalenti, em 1583,  reestruturou o terraço em uma espécie de jardim suspenso, do qual os príncipes podiam ver a praça para assistir às cerimônias e aos espetáculos.

Perseo

Perseus com a Cabeça de Medusa, obra de Benvenuto Cellini realizada entre 15445 e 1554

 

loggia-lanzi

O Rapto das Sabinas, obra-prima de Giambolonha, finalizada em 1583. A estátua tem 4,10 m e foi esculpida em um unico bloco de mármore

 

loggia-lanzi

Outra obra do artista Giambolonha, Hercules e o centauro

 

Eventos – Dentre os eventos anuais, estão a festa da Epifania, 6 de janeiro,  Trofeo Marzocco no dia 1º de maio com os lançadores de bandeiras, A Festa da Libertação da Italia no dia 25 de abril,  23 de maio tem La Fiorita, celebração que lembra a morte de Savonarola, o Carro Matto, no segundo sábado de setembro,  desfile dos jogadores nos dias de partida do Calcio Storico, com a final dia 24 de junho, dia do Padroeiro São João com a Festa degli Omaggi, concertos na noite de réveillon.

 

Adquira através do blog o seu ingresso e salte a fila:

Clique aqui para detalhes e informações.

Posts que podem interessar:

A Síndrome de Stendhal

A paradisíaca ilha de Capri 

Portas italianas

Dicas de hotéis em Firenze

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

Nonos da Itália 

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze

Anghiari, na Toscana



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'A Piazza della Signoria de Firenze' have 1 comment

  1. 14 de maio de 2019 @ 22:11 Grazie a te / Dormir no Palazzo Vecchio

    […] um tour no Palazzo Vecchio, que fica na magnífica Piazza della Signoria.  Começamos nosso passeio admirando a cidade do alto, no camminamento di ronda,  na torre de […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.