
Piazza della Signoria – séculos de poder e grandeza: é a praça central de Florença
A praça fica sobre os restos de um assentamento romano. As escavações realizadas para a reforma da praça levaram à descoberta de um centro termal, de uma tinturaria e de uma lavanderia. A praça foi pavimentada apenas no ano de 1385.




A praça começou a tomar a forma atual por volta de 1268, quando foram demolidos alguns edifícios e casas-torres existentes para a realização de novas construções. A praça foi pavimentada no ano de 1385




A Piazza della Signoria é o centro do poder político e civil da cidade e o coração da vida social de Florença




Na fachada do Palazzo Vecchio os brasões que foram pintados em 1353 e simbolizam aspectos da Republica Fiorentina
A Piazza della Signoria abriga o Palazzo Vecchio, sede da prefeitura com diversas salas que funcionam como museu. Várias estátuas compõem a fachada do Palazzo Vecchio, dentre elas uma reprodução do Davide, de Michelangelo, que foi instalada em 1910. A original, realizada entre 1501 e 1504, encontra-se na Galleria della Academia desde 1873. Na frente do palácio encontramos também o leão apoiando a pata sobre o escudo com brasão de Firenze: o Marzocco, representa Marte, o Deus da guerra, realizado por Donatello. Aqui na praça encontramos uma cópia, pois a escultura original fica no museu do Bargello.




Em uma das entradas do palácio estão as estátuas de Davi (esta é uma reprodução). Esta copia foi realizada por Luigi Arrighetti e Saul Fanfani e foi colocada na Piazza della Signoria em 1910




A estátua do Hércules e Caco, esculpida por Baccio Bandinelli entre 1530 e 1534
Fontana del Nettuno – um dos monumentos mais importantes da cidade é a Fontana del Nettuno. A Fonte de Netuno, realizada entre 1560 e 1565 por Bartolomeo Ammannati, é um dos maiores símbolos da cidade. Foi construída a partir de uma competição lançada em 1559 por Cosimo I de ‘Medici para criar a primeira fonte pública de Florença e contou com a participação dos mais importantes escultores florentinos da época. O Netuno de Ammannati foi escolhido porque foi considerado o mais significativo ao exaltar as gloriosas realizações marítimas da época.




A primeira fonte pública da cidade: a Fontana di Nettuno
E depois de 2 anos de restauros, que começaram em fevereiro de 2017, o “Biancone”, realizado em mármore e bronze, volta a embelezar a Piazza della Signoria de Florença. Foi reinaugurado em março de 2019, com novo sistema hídrico, que não funcionava há cerca de 40 anos e também com nova iluminação.




Em frente à Fonte de Netuno foi colocado uma placa de mármore para lembrar onde Savonarola foi queimado
Curiosidade: em 1497 foi organizada aqui a “Fogueira das Vaidades”, promovida pelo frade dominicano Girolamo Savonarola, que queimou milhares de objetos, incluindo livros e pinturas. Um ano depois Savonarola foi acusado de heresia. Ele foi enforcado e queimado na própria praça.
Estátua de Cosimo – bem perto da Fontana del Nettuno encontra-se a estátua equestre de Cosimo I de’ Medici (1519 – 1574), realizada por Giambologna entre 1597 e 1594, a pedido de Ferdinando I, que queria homenagear seu pai. Em 1537, antes de ter completar 18 anos, Cosimo I torna-se o primeiro Grão-duque da Toscana. Ele colaborou para aumentar o prestigiado econômico e cultural da cidade.




A estátua de Cosimo I de’Medici
Loggia dei Lanzi – Nas proximidades do pátio da Galleria degli Uffizi, fica a elegante Loggia dei Lanzi, construída entre 1376 e 1382 com o objetivo de sediar assembléias e para a realização de cerimônias públicas. É uma galeria de esculturas ao ar livre com obras originais, que podem ser apreciadas a qualquer hora do dia ou da noite.




Foi inicialmente chamada de Loggia della Signoria




Perseus com a Cabeça de Medusa, uma das mais famosas obras da loggia, foi realizada por Benvenuto Cellini
Eventos – Dentre os eventos anuais, estão a festa da Epifania, 6 de janeiro, Trofeo Marzocco no dia 1º de maio com os lançadores de bandeiras, A Festa da Libertação da Itália no dia 25 de abril, 23 de maio tem La Fiorita, celebração que lembra a morte de Savonarola, o Carro Matto, no segundo sábado de setembro, desfile dos jogadores nos dias de partida do Calcio Storico, com a final dia 24 de junho, dia do Padroeiro São João com a Festa degli Omaggi, concertos na noite de réveillon.
'A Piazza della Signoria de Firenze' have 3 comments
14 de maio de 2019 @ 22:11 Grazie a te / Dormir no Palazzo Vecchio
[…] um tour no Palazzo Vecchio, que fica na magnífica Piazza della Signoria. Começamos nosso passeio admirando a cidade do alto, no camminamento di ronda, na torre de […]
7 de outubro de 2019 @ 18:55 Grazie a te / A Galleria dell'Accademia, a casa do Davi de Michelangelo
[…] de gesso da escultura de Giambologna, o Rapto das Sabinas, que enfeita a Loggia dei Lanzi na Piazza della Signoria. Nas paredes, obras da pintura fiorentina dos séculos 15 e 16, de Paolo Uccello, Ghilandaio, […]
16 de março de 2020 @ 18:26 Grazie a te / Museu a céu aberto, a Loggia dei Lanzi abriga verdadeiras obras de arte
[…] pulsante de Firenze! O espaço abriga esculturas realizadas por Cellini e Giambologna e integra a Piazza della Signoria, a praça mais famosa e importante da cidade. A elegante loggia foi construída entre 1376 e 1382 […]