Quem é atento e gosta de observar a arquitetura das cidades já deve ter notado em Florença uma espécie de janelinha bem perto das entradas dos prédios, a buchetta del vino. São os pequenos buracos do vinho, aberturas que foram feitas nas fachadas de casas e palácios que remonta aos anos 1500. Através dessas janelinhas eram passados frascos e copos de vinho, vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Essa antiga tradição foi uma iniciativa dos produtores de vinho que eram proprietários de vinhedos na Toscana para vender seus produtos em Florença, onde viviam. Dessa forma eles tinham maior lucratividade, pois saltavam os intermediários e se livraram de impostos. Atualmente voltaram a ser utilizadas e não apenas para a venda de vinho e drinks, mas também de sorvete!
Esses buracos do vinho começaram a ser utilizados a partir do século 16. Mas afinal, como funcionavam? Na parte interior das habitações havia uma sala com os barris de vinho e o empregado da família, pronto a servir. As vendas eram realizadas num determinado período do ano e em horários estabelecidos. Mas no final do século 19 começaram a cair em desuso e começaram a ser abandonados, alguns tendo sido até destruídos ou reutilizados para outra finalidade. Outros foram até cimentados e desapareceram depois das reformas dos prédios e encontram-se escondidos nos halls de entrada ou dentro de lojas e restaurantes.
Em 1630 uma terrível peste atingiu a Itália e Florença adotou as primeiras medidas de higiene para proteger a saúde dos cidadãos. Por ser altamente contagioso, qualquer contato direto deveria ser evitado. Aí entraram em jogo os providenciais janelinhas do vinho. Para evitar o contato, as portinhas eram utilizadas para a venda do vinho e também ajudar os mais necessitados.
Dessas janelinhas com uma porta de madeira, os descendentes das famílias florentinas mais antigas venderam por séculos os produtos de suas empresas agrícolas.
Depois de séculos sem serem utilizadas, uma das antigas tradições de Florença ressurge ajudando a resgatar parte da história da cidade. O Babae, bistrô localizado na via Santo Spirito, reabriu uma “buchetta del vino” e a ideia está dando o que falar! Conversei com os sócios da casa sobre essa ideia, que na verdade surgiu muito por acaso, quando viram que no local havia uma dessas famosas janelinhas. E a proposta tem agradado turistas e locais, entusiasmados com a possibilidade de adquirir uma taça de vinho através da buchetta del vino.
Existe inclusive uma Associação Cultural BDV Buchette del Vino, instituída em 2015 , com a intenção de divulgar, reforçar e salvaguardar esse patrimônio único chamado buchetta del vino.
Em Florença, as janelinhas de vinho totalizam quase 180, sendo que 149 estão concentradas no centro histórico. Vou deixar aqui algumas ruas onde vocês poderão encontrá-las. No Oltrarno muitas estão concentradas nas vias Santo Spirito, Sant’Agostino, via dei Serragli e San Niccolò. E entre a piazza del Duomo e a piazza Santa Croce, nas ruas Borgo Pinti, borgo degli Albizi, Ghibellina e Oriuolo. Além de toda a beleza artística e riqueza arquitetônica que encontramos em Florença, as janelinhas de vinho são mais um motivo pra você prestar atenção aos detalhes dessa preciosa e interessante cidade.
Quer fazer uma passeio enogastronômico em Florença e ficar por dentro de curiosidades da cidade? Escreva para grazieateblog@gmail.com
'Buchetta del vino, a janelinha do vinho' have 2 comments
30 de dezembro de 2022 @ 21:19 Grazie a te / Elenco de restaurantes gourmet em Florença que você precisa provar
[…] fazer refeições, com pratos frescos e genuínos. E sabem uma preciosidade que apresenta? Uma buchetta del vino, a famosa janelinha do vinho por onde você pode receber a sua bebida. O Babae fica na via Santo […]
1 de outubro de 2024 @ 18:46 Grazie a te / As janelas infantis, ou finestrelle dei bambini, que temos em Florença
[…] janelinhas do vinho são pequenas aberturas que foram feitas nas fachadas das casas e dos palácios no século 16. […]