Post atualizado em 8 de abril de 2020
Uma das mais antigas tradições populares da cidade de Firenze acontece no domingo de Páscoa e reúne na Piazza Duomo não apenas florentinos mas uma multidão de turistas. É o Scoppio del Carro, que significa explosão do carro, uma belíssima queima de fogos de artifício que acontece no domingo após a missa celebrada na Catedral Santa Maria del Fiore. Acompanhada por percussionistas, jogadores de bandeiras e um cortejo histórico, a procissão percorre as ruas do centro da cidade trazendo o carro repleto de explosivos, puxado por bois da raça Chianina, que se posiciona entre o Batistério e o Duomo.

Uma multidão se reúne na piazza Duomo para o espetáculo do Domingo de Páscoa em Firenze
Chamado de “brindellone”, o carro foi utilizado pela primeira vez em 1622. É uma espécie de torre pirotécnica montada sobre um carro de madeira, e é o protagonista do espetáculo. O carro, que sai da Porta al Prato, desfila por algumas ruas do centro da cidade até a Piazza Duomo, onde é aguardado por milhares de pessoas.




Essa espécie de carruagem é puxada por 4 bois enfeitados por guirlandas que desfilam pelas ruas do centro histórico e se posiciona entre o Batistério e do Duomo (foto divulgação)
Tradição histórica e religiosa
Essa tradição começou no século 11, na época da Primeira Cruzada. Em 1099 Pazzino de’ Pazzi, voltando de Jerusalém, trouxe 3 pedras provenientes do Santo Sepulcro que haviam sido doadas por Godofredo de Bouillon como prêmio por ter sido o primeiro a subir os Muros de Jerusalém. Essas pedras representam um tesouro religioso importante para a cidade e estão guardadas na igreja de Santissimi Apostoli.




A igreja de Santissimi Apostoli, na Piazza del Limbo, é uma das igrejas mais antigas de Firenze. Foi provavelmente fundada no ano 800, na época de Carlos Magno
Por centenas de anos elas acenderam o fogo do carro, com as faíscas geradas através do atrito dessas pedras e eram levadas em procissão até o Duomo. A partir dessa cerimônia usavam distribuir o fogo Santo aos florentinos, que saíam com as tochas cantando com a chama purificadora pelas ruas da cidade. E por muitos séculos essa tradição foi seguida. Com o passar do tempo foi introduzida uma carroça de madeira para transportar o fogo. Acredita-se que por volta dos anos 1300 começaram a usar fogos de artifício ao invés do Fogo Santo.




O carro tem 11 metros de altura. Antes desse modelo eram usados outros menos resistentes e eram necessárias restaurações todos os anos após o seu uso
Por muitos anos as pedras, que eram guardadas na igreja Santíssimi Apostoli, eram acesas no domingo de Páscoa e levadas em procissão até o duomo. Agora o acendimento das velas acontece no Sábado Santo à noite.
O carro é acompanhado pelo cortejo histórico com os sbandieratori, que são os atiradores de bandeira, percursionistas em trajes típicos de época.
A queima de fogos no domingo de Páscoa em Firenze
Atualmente o ritual acontece da seguinte forma: o brindellone, carregado de fogos de artifício posiciona-se entre o Duomo e o Batistério. A cerimônia no Duomo começa às 10 da manhã e por volta das 11 horas, enquanto os fiéis cantam a Glória, do altar da Catedral o bispo acende com o fogo santo uma espécie de foguete em forma de pomba (Colombina) que simboliza o Espírito Santo. Do altar, a pomba ligada a um fio percorre o cabo até o carro, num percurso de 150 metros, , que fica estacionado na porta da igreja acendendo os fogos para dar início ao espetáculo. Se todas os fogos queimarem normalmente significa que o ano será de boa colheita e boa sorte.




A Colombina, um acionador com forma de pomba, é ligada a um fio e voa para fora da igreja, portando o fogo que atinge o carro dando início às explosões
Nos últimos anos apenas uma vez não correu como se esperava e a colombina decepcionou. Foi no ano de 1966, quando Firenze foi assolada por uma terrível enchente. Saiba mais aqui.




A explosão pirotécnica




O espectáculo dura cerca de 20 minutos enquanto os sinos da catedral tocam. Essa é a distribuição simbólica do fogo benzido, envolvendo o carro numa grande cortina de fumaça




A pomba branca que voa da catedral até o carro
Os jogadores do Calcio Storico Fiorentino também participam do cortejo. No domingo de Páscoa é feito o sorteio entre as 4 equipes que disputarão as partidas que acontecem em junho. A final é disputada no dia 24 de Junho, dia do padroeiro de Firenze, São João.




O carro sai do depósito de Porta al Prato apenas uma vez por ano, sempre às 8 da manhã. Aqui o retorno do carro após a celebração




Durante todo o ano o brindellone fica guardado num enorme portão de madeira, no número 48 na via Il Prato. O único dia do ano em que vemos o portão aberto é no domingo de Páscoa
Scoppio del Carro
Local: Piazza del Duomo
Horário: Procissão às 10 e explosão do carro às 11 horas
Na segunda após a Páscoa é feriado de Pasquetta na Itália
E na Itália, a segunda-feira após a Páscoa é feriado de Pasquetta. É a festa Lunedì dell’Angelo ou Segunda-feira do Anjo, em referência à aparição do anjo no Santo Sepulcro anunciando a ressurreição de Jesus.
Páscoa em Firenze – 2020:
Este ano, o coronavírus também interrompeu a celebração da Páscoa em Florença com procissão e explosão do carro. O município, junto com a diocese, decidiu cancelar o evento, descartando a hipótese de uma cerimônia sem audiência na Piazza Duomo e transmitida via web. O dinheiro destinado para o evento, no total de 50 mil euros, será doado a projetos sociais. Em vez da cerimônia, haverá um evento simbólico. Na manhã do domingo, o arcebispo Giuseppe Betori, juntamente com o prefeito Nardella, sairão do altar principal, levando a vela para mostrar à cidade, de maneira virtual, pois a praça estará vazia.
Te espero também no Instagram do Grazie a te blog
Posts que podem interessar:
Onde comprar souvernis de Firenze
10 burgos medievais da Toscana
'Páscoa em Firenze' have 1 comment
26 de novembro de 2020 @ 14:40 Grazie a te / A Conspiraçao dos Pazzi no domingo de Páscoa no Duomo de Florença
[…] e aconteceu dentro da Catedral Santa Maria del Fiore no dia 26 de abril de 1478, no Domingo de Páscoa. Houveram anteriores tentativas falidas contra a família, como envenenamento, plano que foi […]