Páscoa em Firenze

Post atualizado em 8 de abril de 2020

Uma das mais antigas tradições populares da cidade de Firenze acontece no domingo de Páscoa e reúne na Piazza Duomo não apenas florentinos mas uma multidão de turistas.  É o Scoppio del Carro, que significa explosão do carro,  uma belíssima queima de fogos de artifício que acontece no domingo após a missa celebrada na Catedral Santa Maria del Fiore.  Acompanhada por percussionistas, jogadores de bandeiras e um cortejo histórico,  a procissão percorre as ruas do centro da cidade trazendo o carro repleto de explosivos,  puxado por  bois da raça Chianina, que se posiciona entre o Batistério e o Duomo.

pasco-florença

Uma multidão se reúne na piazza Duomo para o espetáculo do Domingo de Páscoa em Firenze

 

scoppio-del-carro

explosao-do-carro

Chamado de “brindellone”,  o carro foi utilizado pela primeira vez em 1622. É  uma espécie de torre pirotécnica montada sobre um carro de madeira, e é o protagonista do espetáculo. O carro, que sai da Porta al Prato, desfila por algumas ruas do centro da cidade até a Piazza Duomo, onde é aguardado por milhares de pessoas.

 

brindellone

Essa espécie de carruagem é puxada por 4 bois enfeitados por guirlandas que desfilam pelas ruas do centro histórico e se posiciona entre o Batistério e do Duomo (foto divulgação)

Pascoa-em-Firenze

Tradição histórica e religiosa

Essa tradição começou no século 11, na época da Primeira Cruzada. Em 1099 Pazzino de’ Pazzi, voltando de Jerusalém, trouxe 3 pedras provenientes do Santo Sepulcro que haviam sido doadas por Godofredo  de Bouillon como prêmio por ter sido o primeiro a subir  os Muros de Jerusalém. Essas pedras representam um tesouro religioso importante para a cidade e estão guardadas na igreja de Santissimi Apostoli.

 

A igreja de Santissimi Apostoli, na Piazza del Limbo, é uma das igrejas mais antigas de Firenze. Foi provavelmente fundada no ano 800, na época de Carlos Magno

 

Por centenas de anos elas acenderam o fogo do carro, com as faíscas geradas através do atrito dessas pedras e eram levadas em procissão até o Duomo. A partir dessa cerimônia  usavam distribuir o fogo Santo aos florentinos, que saíam com as tochas cantando com a chama purificadora pelas ruas da cidade. E por muitos séculos essa tradição foi seguida. Com o passar do tempo foi introduzida uma carroça de madeira para transportar o fogo.  Acredita-se que por volta dos anos 1300 começaram a usar fogos de artifício ao invés do Fogo Santo.

 

pascoa

O carro tem 11 metros de altura. Antes desse modelo eram usados outros menos resistentes e eram necessárias restaurações todos os anos após o seu uso

Por muitos anos as pedras, que eram guardadas na igreja Santíssimi Apostoli,  eram acesas no domingo de Páscoa e levadas em procissão até o duomo. Agora o acendimento das velas acontece no Sábado Santo à noite.

tradiçao-florença

O carro é acompanhado pelo cortejo histórico com os sbandieratori, que são os atiradores de bandeira,  percursionistas em trajes típicos de época.

renascimento

 

cortejo-historico

 

A queima de fogos no domingo de Páscoa em Firenze 

Atualmente o ritual acontece da seguinte forma:  o brindellone, carregado de fogos de artifício posiciona-se entre o Duomo e o Batistério. A cerimônia no Duomo começa às 10 da manhã e por volta das 11 horas, enquanto os fiéis cantam a Glória, do altar da Catedral o bispo acende com o fogo santo uma espécie de foguete em   forma de pomba (Colombina) que simboliza o Espírito Santo.  Do altar, a  pomba ligada a um fio percorre o cabo até  o carro, num percurso de 150 metros, , que fica estacionado na porta da igreja acendendo os fogos para dar início ao espetáculo. Se todas os fogos queimarem normalmente significa que o ano será de boa colheita e boa sorte.

duomo

A Colombina, um acionador com forma de pomba, é ligada a um fio e voa para fora da igreja, portando o fogo que atinge o carro dando início às explosões

scoppio-del-carro

brindellone

Nos últimos anos apenas uma vez não correu como se esperava e a colombina decepcionou. Foi no ano de 1966, quando Firenze foi assolada por uma terrível enchente. Saiba mais aqui.

 

scoppio-del-carro

A explosão pirotécnica

 

scoppio-del-carro

O espectáculo dura cerca de 20 minutos enquanto os sinos da catedral tocam. Essa é a distribuição simbólica do fogo benzido, envolvendo o carro numa grande cortina de fumaça

 

pascoa-firenze

colomba

A pomba branca que voa da catedral até o carro

calcio-storico

 

Os jogadores do Calcio Storico  Fiorentino também participam do cortejo. No domingo de Páscoa é feito o sorteio entre as 4 equipes que disputarão as partidas que acontecem em junho. A final é disputada no dia 24 de Junho, dia do padroeiro de Firenze, São João.

 

brindellone

O carro sai do depósito de Porta al Prato apenas uma vez por ano, sempre às 8 da manhã. Aqui o retorno do carro após a celebração

 

brindellone

Durante todo o ano o brindellone fica guardado num enorme portão de madeira, no número 48 na via Il Prato. O único dia do ano em que vemos o portão aberto é no domingo de Páscoa

Scoppio del Carro

Local: Piazza del Duomo

Horário: Procissão às 10 e explosão do carro às 11 horas

Na segunda após a Páscoa é feriado de Pasquetta na Itália

 

E na Itália, a segunda-feira após a Páscoa é feriado de Pasquetta.  É a festa Lunedì dell’Angelo ou Segunda-feira do Anjo, em referência à aparição do anjo no Santo Sepulcro anunciando a ressurreição de Jesus.

 

Páscoa em Firenze – 2020:

Este ano, o coronavírus também interrompeu a celebração da Páscoa em Florença com procissão e explosão do carro.  O município, junto com a diocese, decidiu cancelar o evento, descartando a hipótese de uma cerimônia sem audiência na Piazza Duomo e transmitida via web. O dinheiro destinado para o evento, no total de 50 mil euros, será doado a projetos sociais. Em vez da cerimônia, haverá um evento simbólico. Na manhã do domingo, o arcebispo Giuseppe Betori, juntamente com o prefeito Nardella, sairão do altar principal, levando  a vela para mostrar à cidade, de  maneira virtual, pois a praça estará vazia.

 

  Te espero também no Instagram  do Grazie a te blog

 

 

Posts que podem interessar:

Síndrome de Stendhal

Ponte Vecchio

7 rooftops de Firenze 

Roteiro de 7 dias na Toscana

20 atraçoes gratis em Firenze 

Onde comprar souvernis de Firenze 

O Chianti Classico

Bate-volta de Firenze a Roma

10 burgos medievais da Toscana

Arte de rua em Firenze

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Páscoa em Firenze' have 1 comment

  1. 26 de novembro de 2020 @ 14:40 Grazie a te / A Conspiraçao dos Pazzi no domingo de Páscoa no Duomo de Florença

    […] e aconteceu dentro da Catedral Santa Maria del Fiore no dia 26 de abril de 1478,  no Domingo de Páscoa.  Houveram anteriores tentativas falidas contra a família, como envenenamento,  plano que foi […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.