Capela dos Magos, obra-prima da pintura renacentista em Florença

A Capela dos Magos é  a primeira capela autorizada em um palácio privado de Florença. Fica no Palazzo Medici Riccardi , a primeira residência da família Medici em Florença.   A capela é o único ambiente realizado na época em  que os Médici habitavam no palácio.

Capela dos Magos: o ciclo de afrescos é de autoria  de Benozzo Gozzoli  e  é um dos maiores tesouros do Renascimento desse período

A “Cappella dei Magi” é a primeira capela autorizada em um palácio privado de Florença e  fica no primeiro andar do palácio Medici Riccardi,  que foi projetado por Michelozzo em 1444,  sob encomenda de Cosimo Il Vecchio.
O ciclo de afrescos da Capela dos Magos foi realizado por  Benozzo Gozzoli, que iniciou os trabalhos em 1459. Os afrescos  representam a Cavalgada dos Reis Magos e  era uma alusão ao cortejo de 1439 em ocasião do Concílio de Florença.
A obra de Benozzo Gozzoli  é um dos maiores tesouros do Renascimento desse período.
O conjunto de personagens ilustres representados na procissão, com integrantes da família Medici, como o jovem Lorenzo “O Magnífico”,  seu pai Piero e  seu avô Cosimo Il Vecchio, além de  políticos e figuras influentes da época, em uma paisagem de conto de fadas, com animais exóticos e  tanto detalhes que ainda hoje surpreendem todos os visitantes, tinham um único grande propósito: celebrar a magnificência da casa dos Médici.

A capela tem duas entradas: uma privada, utilizada pela família, e outra pela parte do pátio, para receber os hóspedes.
Essa era a pequena capela particular da família,  inclusive esse  é o único ambiente realizado na época em  que os Médici habitavam no palácio.  Imaginem poder estar frente a frente com esses belíssimos desenhos que adornam a capela desde meados do século 15?

O ciclo de afrescos foi realizado por  Benozzo Gozzoli, que iniciou os trabalhos em 1459

 

A riqueza de detalhes dos afrescos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.