Desde que vim morar na Italia, em 2005, ouvia dizer que estava pra sair a conversão da carteira de motorista. Esperei por anos, até que me encontrei numa situação de emergência: meu marido quebrou o calcanhar e precisou colocar gesso semanas antes das férias de verão, onde havíamos programado viagem de 1 mês com as crianças (1 e 4 anos). E ali vi que não podia mais esperar! Me inscrevi numa auto-escola para lições teóricas e também práticas. Os exames são teóricos, com 40 perguntas onde é necessario marcar verdadeiro ou falso, num prazo de 30 minutos, onde o candidato pode cometer no máximo 4 erros, e os exames práticos. Aqui existe obrigatoriedade de aulas práticas de no mínimo 6 horas. Lembro que gastei cerca de 700 euros com o curso. Ah, e felizmente consegui passar!!! Mas tem novidade para os brasileiros residentes na Itália pois acaba de ser aprovada a conversão da CNH.
Conversão
Acaba de entrar em vigor o acordo bilateral entre Brasil e Itália da conversão das carteiras de habilitação. O acordo, que prevê que o documento italiano tenha validade no Brasil, foi aprovado em outubro do ano passado e passou a valer desde o último dia 15 de janeiro. O acordo entre os 2 países vale para as carteiras A e B, não provisórias e em vigor.

A conversão da carteira beneficia brasileiros residentes na Itália, e não turistas. Foto divulgação (site Detran)
Quem pode solicitar a conversão? Graças ao acordo, o brasileiro com residência legal e que esteja há menos de 4 anos na Itália poderá pedir a conversão da carteira de habilitação sem refazer os exames teóricos e práticos de condução. Quem mora na Itália há mais de 4 anos precisará se submeter a um exame. Ainda não foram divulgadas informações sobre de como será.
O que é necessário? O interessado precisa solicitar a conversão da CNH junto à motorrizzazione, órgão correspondente ao Detran, e apresentar documento com tradução juramentada. Não é possível solicitar a conversão caso a habilitação esteja vencida. O departamento vai informar todos os documentos necessários, que são documento de identidade (carteira de identidade italiana), permesso di soggiorno, fotografia 33 x 40 com fundo branco, certificado médico (custa 30 euros), pagamento de 2 taxas nos valores de €10,20 e € 32,00, em contas diferentes e preenchimento de documentos fornecidos no local, que são um modulo e uma declaração onde o requerente precisa assinar.
Onde fazer? Na motorizzazione da região onde você mora. Em relação ao acordo com o Brasil é simples, pois tudo é feito direto na motorizzazione, não é necessário ir ao Consulado, como acontece com outros países.
Quanto tempo demora? A motorizzazione não tem essa resposta. Eles não têm previsão de quanto tempo demora pois tudo vai depender do governo brasileiro, já que, de acordo informou a motorazzazione, esses documentos precisam ser encaminhados para o Brasil.
Importante: Para obter todas as informações sobre o procedimento para a conversão da carteira de habilitação, acesse o site do
Consulado.
Algumas pessoas assinalaram um problema informando que o modelo de CNH que consta no acordo é das carteiras emitidas entre 2006 a 2016 . Como o modelo da CNH foi alterado ano passado (passaram a apresentar marcas extras de segurança e o mapa do Brasil no canto superior), não esta sendo reconhecido e portanto inválido. Quem tem a carteira emitida em 2017 precisa aguardar a alteração do acordo. Assim que forem esclarecidos todos os detalhes atualizarei o post.
O Grazie a te está no Facebook. Clique aqui para curtir a nossa fanpage

Beatriz Altimari e a deputada Renata Bueno, que se empenharam para que o acordo fosse assinado
Uma das pessoas que mais se empenharam para que a conversão da carteira virasse uma realidade foi a minha amiga Beatriz Altimari, que vive aqui na Itália há 14 anos. “Até o final dos anos 90 você chegava na Itália com a carteira brasileira e ela era convertida. O acordo que permitia essa conversão não foi renovado e por anos os brasileiros precisaram fazer todos os exames e gastar dinheiro para obter a carteira italiana. Há mais de 10 anos estávamos nesse luta! Desde 2010 que a Itália resolveu negociar novamente com os países e desde então estávamos tentando. Consegui reunir mais de 3 mil pessoas que mostraram-se interessadas na conversão. Começamos a enviar email para as autoridades e falei com políticos de vários partidos. A maior dificuldade encontrada para isso se concretizar era a demora pra resolver, foi um processo muito longo. O problema é que tinha sumido a papelada do processo. O meu tio Du Altimari trabalha no Congresso como assessor do Presidente Michel Temer e eu pedi que ele me ajudasse. E aqui na Itália contamos com o apoio da deputada Renata Bueno.”
Beatriz criou um grupo no Facebook onde os brasileiros trocam experiências e relatos. Para ficar por dentro de tudo, participe também clicando aqui.

A brasileira Antonietta Marrone mora em Empoli desde 2016. Ela esteve na motorizzazione de Firenze para solicitar a conversão de sua CNH (foto cedida por Antonietta)
Antonietta esteve na motorizzazione para obter informações e divide com os leitores do blog a sua experiência:
“Eu venho acompanhando essa questão e estava aguardando o acordo. Quando em outubro anunciaram que estava para sair eu me antecipei e pesquisei no site da Embaixada Brasileira o nome de uma tradutora de Firenze. Hoje estive no Tribunal para buscar a minha tradução juramentada (paguei 50 euros e mais 16 euros de taxa, marca da bollo). Fui à motorizzazione e me informaram que é necessário: fotografia, certificado médico, preencher um módulo e uma declaração. Depois que você dá entrada fica sem a sua habilitação. Eu achei tudo muito simples, o que complica é apenas a expectativa de quando vai sair.”
Importante: Para obter todas as informações e esclarecer dúvidas sobre o procedimento para a conversão da carteira de habilitação, acesse o site do Consulado Geral do Brasil em Roma e/ou informe-se na motorizzazione de sua região.
Posts que podem interessar:
Apartamento em Firenze
Amor à distancia
Trabalhar na Itália
Empreender na Itália
Pagar para sentar
Maternidade na Itália
20 atrações grátis em Firenze
Dicas úteis para quem visita a Itália
Bolzano, cidade com melhor qualidade de vida na Itália
Oiii, gostei muito do seu post explicando sobre a conversão da CNH.
Mas fiquei na duvida, os novos modelos de CNH já estão sendo aceitos?
Boa tarde Italo, sim, segundo me informaram os novos modelos estão sendo aceitos. Mas aconselho que pegue a informação com os órgãos responsáveis pela conversão para evitar surpresas desagradáveis. Depois me conte se conseguiu . Abraço e boa sorte, Denya