Como meu pai aprecia vinhos e já havíamos passado um final de semana em Montalcino (são degustações atrás de degustações!), a terra do famoso vinho Brunello, dessa vez buscamos uma experiência diferente: a tranquilidade de um agroturismo nas colinas de Torrenieri, que fica bem pertinho de Montalcino, na província de Siena. Não é bem o tipo de turismo com que os brasileiros estão acostumados. Pra vocês terem uma ideia, segundo a proprietária do local, éramos os primeiros hóspedes da América do Sul.
Agroturismo é uma empresa rural que acolhe os hóspedes em suas propriedades rurais onde podemos ter contato com a natureza e com o estilo de vida local.




Desfrutar da paz que reina no local e da simplicidade do campo, além de conhecer o processo que envolve a produção do azeite e do vinho da região é uma experiência enriquecedora
O Montechiari está localizado em Vergelle a San Giovanni D’Asso, tendo aos arredores Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza. O acesso ao agroturismo não é tão simples, mas nada impossível para quem tem um carro com GPS. Parte da estrada não é asfaltada, mas é aí justamente que você vai vivenciar essa experiência única de contato com a simplicidade com a vida do campo.
O valor do aluguel de um apartamento que acomoda quatro pessoas varia dependendo da estação entre 450 e 550 euros para um período de uma semana.




O agroturismo possui cinco apartamentos. Este foi o que ficamos: “La casa di Maria”, que possui dois quartos, dois banheiros e duas entradas, em um espaço de 110 metros quadrados. A sala é enorme e tem até lareira, que contribui para um toque bem charmoso ao local
O Montechiari é de propriedade de três irmãos, que cuidam com o maior carinho e amor dos cinco apartamentos diferentes herdados, que estão distribuídos em dois casarões. Todos são charmosos, aconchegantes e espaçosos. Quase todos os apartamentos possuem dois quartos e dois banheiros, podendo acomodar confortavelmente no mínimo quatro pessoas. Cada hóspede é responsável pela sua refeição, inclusive o café-da-manha. Mas em menos de dez minutos de carro é possível chegar a bares e restaurantes que ficam na região.
Claro que muita gente prefere esquecer da cozinha já que a proposta é descansar e relaxar. Mas sugiro que ao menos uma refeição seja feita em casa, até porque você não vai precisar de muito para organizar um típico banquete toscano à base de queijos, salames e produtos locais. E se o tempo permitir, acender o fogo para preparar uma deliciosa grigliata (churrasco) com verduras frescas da região é uma experiência imperdível. Ah, e sem contar que tudo numa paisagem de sonhos acompanhado por uma bela taça de Brunello. Será que tá bom pra você?




Pelas estradas bem pertinho do agroturismo você pode observar essa beleza: plantação de uvas sangiovese, usadas na produção do Brunello di Montalcino. Todos os vinhedos têm uma roseira no início de cada fileira, que servem para identificar antecipamente uma possivel patologia, parasitas e carencia de minerais na plantação. Elas nao só encantam, mas ajudam a fazer a monitoragem e controle
'Montechiari, em Montalcino, na Toscana' have 6 comments
20 de junho de 2013 @ 15:38 Anônimo
Que lugar lugar lindo de mais.
Parabéns pela matéria..
20 de junho de 2013 @ 15:51 Denya Pandolfi
Esse lugar é encantador! Transmite uma paz enorme… Abraço e obgada, Denya
20 de junho de 2013 @ 17:47 Dani
Denya, show esse agroturismo…. gostei demais deste post! Complimenti, Dani
20 de junho de 2013 @ 23:20 Denya Pandolfi
Pois é Dani, este é um roteiro para quem jà conhece cidades como Firenze e Siena e quer começar explorar locais proximos nao tao turisticos. Beijo e obgada, Denya
24 de junho de 2013 @ 14:44 Patricia Godoy Rissi
Eu e Luciano adoramos descobrir esses lugares escondidos, longe do roteiro do turismo normal!! Otima dica!!! Bjos
24 de junho de 2013 @ 21:23 Denya Pandolfi
Oi Patricia, esse é um local que vale mt a pena, principalmente nesta época do ano. Bjs e mt obgada! D