Entre Firenze e Siena está a pequena Monteriggioni , cidadezinha que se concentra em uma fortaleza e mais parece um castelo desses que estamos acostumados a ver nos filmes. O burgo é minúsculo! Para explorá-lo você precisa estacionar o carro sob as oliveiras e superar a grande porta que dá acesso à cidade. Dali você vai começar a sua aventura explorando a cidade e revivendo o passado através de suas características medievais tão bem conservadas.
Monteriggioni, província de Siena, representa um dos burgos fortificados mais significativos do território e tem pouco mais de 10 mil habitantes (considerando o comune). Construído entre 1213 e 1219 para ser uma estrutura defensiva, é composto por 14 torres e 2 portas. O burgo sofreu algumas mudanças no século 16 e em 1921, quando 3 de suas 14 torres foram abaixadas ao mesmo nível das muralhas.
O castelo de Monteriggioni fica posicionado sobre as colinas do monte Ala e é circundado de vinhedos e oliveiras, o que rendem o cenário ainda mais bonito! Foi construído no início do século13 pelos seneses para se defenderem dos possíveis ataques dos fiorentinos, seus históricos rivais. São muitas batalhas entre as 2 cidades que por séculos brigaram pelos territórios toscanos.
O que atrai a curiosidade dos visitantes é a pequena fortaleza murada, em forma circular. É possível atravessá-la de um lado ao outro em menos de 5 minutos. A cidade tem 2 entradas: a porta Franca ou Romea que é em direção à Siena e a Francigena, em direção à Firenze.
A outra porta da cidade e é de Ponente ou San Giovanni, voltada para Florença. Esta porta é mais simples e consiste num arco. Próximo à entrada, alguns versos de Dante Alighieri, que cita Monteriggioni em seus poemas.
A igreja Maria Assunta em estilo românico-gótico foi construída em 1213, ano da fundação da cidade. Fica na praça principal . preserva um sino do ano de 1299 e uma pintura do século 17 que representa a Madonna do Rosario.
A praça Roma é que reúne os bares, restaurantes típicos e lojinhas de artesanato e produtos típicos locais, como o vinho, queijos e geleias. E como vocês devem imaginar, existem muitos revendedores de vinho Chianti e de antiguidades. Sua pavimentação atual não é original, foi feita nos anos 70. Ao redor da praça fica o Museu das Armaduras que tem reproduções fiéis de armas e armaduras. A entrada é gratuita.
Desde 2005 é possível percorrer uma parte do caminho que circunda a muralha. É uma beleza observar a paisagem do Chianti e do Valdelsa e admirar a cidade do alto das muralhas! O ingresso que dá acesso à atração custa 2 euros e fica perto da porta Francigena, entrada principal da cidade.
Dentro da fortaleza existem muitas oliveiras e plantações de frutas e verduras, que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.
Ali perto podemos ver as oliveiras e plantações de frutas e verduras que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.
Festa tradicional – Em julho acontece a Festa Medieval de Monteriggioni. Nos dois primeiros finais de semana do mês o burgo se transforma em uma vila medieval graças ao Monteriggioni
di torri si corona. Stands com artesãos por suas estradinhas, cavaleiros, música ao vivo, acrobatas e teatro. Para conferir mais autenticidade ao evento, os moradores se vestem a caráter e ajudam a recriar a atmosfera medieval. Para fazer transações apenas moedas medievais são usadas.
Como chegar:
Viajar de carro pela Toscana é a maneira mais simples, prática e prazerosa, pois você pode parar quando quiser seja para fotografar como para degustar produtos típicos locais nos estabelecimentos na beira da estrada.
Mas existe também opções de trem e de ônibus:
Trem – Monteriggioni não possui estação ferroviaria. É preciso ir até a estação Castellina Scallo- Monteriggioni (linha Empoli, Siena) que fica a 3 Km dali (e depois pegar um taxi ou ônibus).
Ônibus – serviço
Sita saindo de Firenze.