Orvieto é uma cidade “museu” que viveu diferentes épocas históricas, como etrusca e medieval, representando um centro de grande importância histórica e cultural em toda a Itália. Nós estávamos viajando de carro pela região e buscamos estacionamento , que é a pagamento, perto da linha da funicular e dali atingimos o centro histórico, que fica na parte alta.
Jardim Albatroz – A Fortaleza Rocca ou Albornoz é acessível a partir da Piazza Cahen e hoje abriga os principais jardins públicos da cidade. A fortificação original remonta a 1364, com fosso e pontes levadiças, mas hoje apenas uma parte permanece com a bela torre, ainda em perfeito estado.
Duomo de Orvieto – A catedral de Santa Maria Assunta de Orvieto é uma das maiores obras arquitetônicas do final da Idade Média. A pedra fundamental foi lançada em 13 de novembro de 1290 pelo papa Nicolau IV. Na bela fachada em estilo gótico, podemos admirar as decorações arquitetônicas que vão do século 14 ao 20, como mosaicos dourados e três majestosas portas de bronze. O interior é decorado com duas capelas com afrescos de grandes pintores italianos, sendo que merece destaque o famoso Julgamento Universal de Luca Signorelli.
Capela della Madonna di San Brizio – Famosa por seus maravilhosos afrescos, a capela foi adicionada à catedral no século XIV. Na realização dos afrescos atuaram inicialmente Beato Angélico e Benozzo Gozzoli, substituídos por Luca Signorelli quando transferiram-se à Roma. As paredes e as abóbadas foram afrescadas por Luca Signorelli, que começou os trabalhos em 1499. Rica em expressividade e drama, é uma verdadeira obra-prima do pintor originário de Cortona que representa o tema do Juízo Final. E uma curiosidade: o tema e as representações criadas por Signorelli serviram de inspiração para Michelangelo na realização dos afrescos da famosa Capela Sistina.
Torre del Moro – Inicialmente foi chamada Torre del Papa, depois foi renomeada Torre del Moro. A torre fica no coração da cidade, localizada no cruzamento dos bairros e das ruas mais importantes e centrais: Corso Cavour, Via della Costituente e Via del Duomo. A torre é visitável diariamente e metade do percurso pode ser feita de elevador . O ingresso custa 2, 80 euros e é gratuito para crianças de até 10 anos (os horários variam de acordo com a época do ano).
Igreja de Sant’Andrea – Localizada ao lado do Palazzo Comunale e na bela Piazza della Repubblica, a igreja de Sant’Andrea e Bartolomeo sofreu alterações arquitetônicas significativas ao longo do tempo. Curiosidade: evidências dos períodos etrusco e romano foram encontrados no “porão da igreja”.
Poço de San Patrizio – O poço de Sao Patrício é uma obra-prima da engenharia renascentista. Foi construído no século 16 à mando de Clemente VII, que se refugiou em Orvieto durante o Sacco di Roma em 1527. A obra, realizada por Antonio da Sangallo , foi concluída em 1537. O poço foi construído para garantir abastecimento de água à cidade, mesmo em caso de cerco e calamidade. A construção impressiona tanto pelas 72 grandes janelas simetricamente colocadas dentro de toda a cavidade, como pela estrutura em dupla escada espiral, que permitia descida fácil também para animais de carga. O poço, construído em forma cilíndrica, tem 54 metros de profundidade.
Como devem ter percebido através das fotos e do texto, Orvieto é um verdadeiro museu a céu aberto, que mescla arte, história e belezas naturais. E como a cidade é pequena, recomendo andar sem destino para descobrir os encantos desse pequeno burgo medieval.
Orvieto fica a apenas 23 Km de outro lindo burgo medieval , Civita di Bagnoregio, conhecida como “a cidade que morre”.
'1 dia em Orvieto' has no comments
Be the first to comment this post!