No início deste verão participei de um almoço na magnífica Villa Medicea di Lilliano em companhia de algumas blogueiras. Havia recebido um convite deles para participar de um evento promovido em abril e infelizmente na época não pude comparecer. Mas dessa vez fiquei feliz em poder aceitar o convite para conhecer o local e participar de uma cooking class capitaneada por Emiko Davies, que é food-blogger e fotógrafa, e apresentou seu livro e preparou um almoço regado de pratos típicos da cozinha toscana. A Villa di Lilliano fica perto de Bagno a Ripoli, a 20 Km ao sul de Firenze. E imaginar que em apenas 15 minutos a gente deixa o centro de Firenze e de repente se encontra num lugar tão tranquilo, romântico e pitoresco. Nada mais prazeroso do que iniciar a temporada de verão assim! Vou contar aqui sobre a minha experiência neste lugar de sonhos:
Esta foi uma das villas que pertenceram à uma das famílias mais influentes da Toscana, a Médici, família de banqueiros que patrocinou escritores e artistas marcando o início do movimento renascentista. A villa já foi de propriedade de outras famílias tradicionais e desde 1830 pertence à família Malenchini. Desde o início desde ano o local funciona como resort para os que buscam hospedagem exclusiva em uma das villas do complexo e principalmente despontando como cobiçado location para a realização de festas de casamentos, além de desfiles e eventos.
Fomos recebidas pelo gerente da villa, o simpático Eric Veroliemeulen, e pela proprietária Diletta Malenchini, que nos acompanharam por um tour à villa principal, a La Corte, que tem 5 quartos, elegantes salões, biblioteca e uma capela.
Os jardins são esplêndidos, com plantas e vasos de frutas cítricas simetricamente colocados na passarela que conduzem até a fonte. Todo o território abrange uma área de 70 hectares, com oliveiras e videiras que integram a paisagem das colinas do Chianti, onde são cultivadas uvas para a produção do Chianti, Chianti Colli fiorentini, o Super Tuscan Bruzzico e Vin Santo del Chianti (inclusive o local oferece degustações de vinho mesmo para os visitantes que não estão hospedados nas villas), além do azeite de oliva. Uma horta com diversas espécies de ervas e legumes complementam o cenário. Tudo de acordo com a agricultura orgânica.
Depois de um passeio pelos jardins fomos até o terraço, de onde é possível contemplar uma vista da cidade de Firenze de tirar o fôlego! E Emiko nos presentou com uma saborosa torta de maçã.
Depois da degustação da torta de maçã com essa vista privilegiada, fomos para a cozinha da villa começar a preparar o nosso almoço. Apenas chegamos à cozinha, suspiros de “ohhh”, tamanha beleza do ambiente.
Emiko Davies é filha de japonês e australiano e depois de ter vivido em diferentes países, escolheu a Toscana para viver. Ou a Toscana a escolheu? Aqui ela conheceu seu atual marido, que é sommelier e dá sempre aquele apoio e assistência para preparar suas receitas. Na ocasião Emiko, que é um doce de pessoa, apresentou sua mais nova obra, o livro Florentine: the True Cuisine of Florence. O livro é um deleite, com fotos espetaculares dos pratos típicos da cozinha toscana, com foco na culinária florentina.
Hora de começar a cozinhar: Emiko distribuiu a materia- prima e dividiu as tarefas para os participantes do evento: Nardia Plumridge, do blog Lost in Florence, Valeria Necchio, do Life Love Food, Julia Spiess, do Dinners with Friends, Ilaria Gori, do Tuscany Buzz e Irene Berni, do Valdirose,
Para começar, crostini com lardo di Colonnata e mel, para ir abrindo o apetite da turma! ,)
O processo para preparar a massa para o ravioli é simples mas exige paciência. Emiko apresentou ravioli com pera e queijo. Super delicados e deliciosos!!!
Na sequência, panzanella, um prato típico do verão, que é feita com pão toscano dormido amolecido na água, tomate, pepino, manjericão e cebola roxa. Eu torcia o nariz porque não conseguia entender essa coisa de pão velho amolecido na água, até que experimentei esse prato, que é geralmente servido com o um primo, e adorei! Ja estou preparando um post sobre os pratos toscanos e tem a panzanella como uma das especialidades aqui da terrinha.
Grazie Emiko, Nardia, Eric e Diletta pelo carinho e dedicação em nos apresentar a villa e as maravilhosas receitas.
'Villa Medicea di Lilliano' have 6 comments
14 de julho de 2016 @ 23:40 Maria Glória D'Amico
Denynha, olhe só, este post eu não vou deixar muitas palavras, para não estragar. Há escritos, tão mágicos, que falar muito estraga. Você está de parabéns, mais uma vez! Momentos maravilhosos, repletos de beleza!
A panzanella é uma delícia e aguardo o teu post, para nada perder.
Adorei o piso, igualmente, e a cozinha.
Bacio e abbraccio!
17 de julho de 2016 @ 22:52 Denya Pandolfi
Tudo ali tão maravilhoso, carregado de história! Super feliz com o teu recadinho, obrigada querida! E assim que eu conseguir me organizar melhor vou preparar o post sobre os pratos típicos da Toscana. Um beijo pra ti com muito carinho, Denya
23 de julho de 2016 @ 02:17 Maria Glória D'Amico
Voltei aqui, para me encantar…
9 de outubro de 2016 @ 22:51 Grazie a te / A colheita de uvas na Itália
[…] cultura deste país. E este ano eu participei pela primaria vez de uma vindima, a convite da Villa Medicea di Lilliano, que fica nos arredores de […]
25 de novembro de 2016 @ 14:04 Grazie a te / Colheita de azeitonas
[…] participei da colheita de azeitonas com um grupo de blogueiras e jornalistas à convite da Villa Medicea di Lilliano. No final de setembro estive no local participando da colheita de uvas, confira aqui como foi a […]
1 de outubro de 2020 @ 12:05 Grazie a te / Ideias de programas ao ar livre durante a pandemia
[…] e cinema – A maravilhosa Villa Medicea di Lilliano promoveu vários eventos neste verão, como o Cinema sob as estrelas, com degustação de vinhos […]