Programas ao ar livre durante a pandemia

Sempre gostei da forma italiana de curtir a “bella stagione” (seria  a bonita estação) ao ar livre!  E  a pandemia fez com que muitos locais se reinventassem para propor um novo estilo de programas. Para explorar os lindos espaços ao aberto, villas, restaurantes de fazenda e vinícolas,  que costumavam trabalhar principalmente com casamentos e  grandes eventos,  decidiram inovar com propostas como piqueniques, aperitivos e jantares ao ar livre, en  petit comité, sempre tomando precauções, evitando aglomerações e respeitando as normas de distanciamento.  Essas novas propostas desfrutam de locais ao aberto para reunir amigos e socializar. Aqui na Toscana muitos eventos interessantes movimentaram o verão. Neste post mostro alguns deles pra vocês:

 

Programas “outdoor” para curtir momentos em companhia em meio à natureza

 

Jantar nas vinhas no Chianti

Pela segunda vez participo de um evento realmente mágico: jantar sob as estrelas em meio aos vinhedos do Chianti, na vinícola Quercetto di Castellina.   A despedida do verão não poderia ter sido melhor: aperitivo na varanda com vista para os vinhedos, com participação de Betty Soldi, que presenteou os participantes com seus desenhos. O delicioso menu foi assinado pelo  Restaurante Albergaccio e a designer de flores Alexandra Winston enfeitou a longa mesa com lindos arranjos florais coloridos e cachos de uva. Capricho e elegância em todos os detalhes! Mary e Jacopo, proprietários do local que me convidaram para o evento, foram primorosos e organizaram um evento maravilhoso, num cenário encantador!

 

Mary verificando os últimos detalhes da arrumação da longa mesa

 

E a grande novidade é que Mary e Jacopo estão organizando eventos outonais. O primeiro será dia 11 de outubro, com pizza, vinho,  música, artesanato e adoráveis alpacas de MioAlpaca!

 

Querceto di Castellina – Aperitivo na varanda , num panorama de sonhos  constituído por fileiras de plantações de uva, seguido por um  jantar  em meio às vinhas do Chianti

 

Piquenique na  Villa  Castelletti

A Villa Castelletti , localizada em Signa, a poucos minutos de Firenze, é uma location maravilhosa que aluga seu espaço para festas de casamento.  Este ano inaugurou um novo format após o lockdown, o piquenique gourmet com menu assinado pela jovem  chef Elisa Masoni.  Programa ideal também para familias, inclusive muitas crianças tiveram a possibilidade de pescar. O menu era constituído de focaccia al alecrim, massa fria al pesto, flan com verduras, panino  com presunto e molho verde e para sobremesa  torta de banana com  chocolate. Depois do piquenique participamos de uma visita guiada pela villa em companhia de Federci Allegri, atual proprietário. O  evento foi orgnizado por Marco Gemelli , a quem agradeço o convite.

A Villa Castelletti abriu ao público pela primeira vez logo depois do lockdown para piquenique gourmet nos finais de semana

 

Lindissima essa  location! A área tem 12 hectares, com espetacular villa,  lago e um maravilhoso jardim em estilo inglês,  um dos maiores da província de Firenze

 

Aperitivo e jantar na Fattoria Santo Stefano

Como vocês já devem saber, setembro na Itália é tempo de colheita de uvas e qual melhor maneira de celebrar este momento mágico da cultura toscana senão degustando um excelente vinho, acompanhado por pratos tradicionais, diretamente nas vinhas? Participei de um evento na Fattoria Santo Stefano que reúne arte, música e enogastronomia: happy-hour nas vinhas com o pintor fiorentino Marco Burchi realizando obras ao vivo, concerto de música clássica e jantar no jardim, com especialidades toscanas. Foi uma noite agradável, circundados de toda a beleza que encontramos nessa magnífica região, onde a simplicidade se faz valer e sempre impressiona! A Fattoria Santo Stefano é um pequeno burgo medieval em Greve in Chianti, uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo.

 

Degustação nas vinhas, concerto de música classica na beira da piscina e jantar nos jardins

 

Na Fattoria Santo Stefano degustação de vinhos especiais da vinícola combinados com os sabores autênticos da região do Chianti!

A Fattoria Santo Stefano, administrada pela família Bendinelli desde o inicio dos anos 60, é um pequeno burgo localizado no coração do Chianti, que além de empresa agrícola produtora de vinhos e azeite extra virgem funciona também como agroturismo. Participei do evento à convite de Milko Chilleri e da Fattoria Santo Stefano.

Toda a propriedade, incluindo apartamentos e vilas, tem capacidade para acomodar  até 30 pessoas, em suas 8 casas, todas reformadas preservando o espírito autêntico do passado, com móveis simples e elegantes

 

Degustação de vinhos e piquenique

Adoro explorar e conhecer vinícolas familiares que se dedicam à produção de vinhos com paixão e respeito ao território. Participei de um excelente programa na Fattoria Betti, em Quarrata, que recebeu um seleto grupo de bloggers e jornalistas para uma fusion experience, com menu inspirado na Ásia, harmonizado com as novas safras dos vinhos da vinícola, que é gerenciada pelos irmãos Guido e Gherardo. Todos os detalhes, no post sobre  a Fattoria Betti,

 

Entre Azzurra Mantellassi e Michela Ricciarelli

 

Happy-hour e cinema – A maravilhosa Villa Medicea di Lilliano promoveu vários eventos neste verão, como o Cinema sob  as estrelas, com degustação de vinhos da vinícola durante o happy-hour antes  da sessão de cinema ao ar livre.  A villa fica  nas colinas do Chianti, a poucos minutos de Firenze. Infelizmente não pude atender ao convite da villa para uma das sessões de cinema.

Cinema sotto le stelle – primeiro uma boa taça de vinho no terraço e depois um bom filme, no lindo jardim da villa (foto Villa Medicea di Lilliano)

 

  • Todos os programas foram realizados respeitando as normas de segurança e seguindo os protocolos de distanciamento exigido, sem obrigatoriedade de máscaras ao ar livre. Vale ressaltar que as regras vigentes podem variar de acordo com a cidade e com o horário.

 

Se você gosta deste blog, pode ajudar  a fazê-lo crescer cada vez mais de forma concreta compartilhando posts, acompanhando as mídias sociais e indicando aos amigos:  Facebook e Instagram  @grazieateblog.   Conto com vocês! Grazie tante!

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

Nonos da Itália 

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Programas ao ar livre durante a pandemia' have 2 comments

  1. 1 de outubro de 2020 @ 23:57 JCP

    Os Italianos sempre souberam como fazer do limão uma bela limonada. Prova disso foi o resultado dos eventos pós segunda guerra. Princialmente nas áreas da gastronomia, Artes, industrias automobilística.

    Reply

    • 7 de outubro de 2020 @ 14:36 Denya Pandolfi

      Verdade, italiano é guerreiro e com tanta grande capacidade de reconstruir, recomeçar! Abraços e obrigada pela visita 🙂

      Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.