volterra

O burgo de Volterra

Visitar a pequena Volterra é poder testemunhar um local que contabiliza mais de 3 mil anos de história. Esta é outra cidadezinha aqui da região Toscana que a gente sugere para os que gostam de lugares mais pitorescos, únicos, tranquilos e cheios de histórias. Outra vantagem em inclui-la em seu roteiro é que Volterra não registra grande assédio de turistas como San Gimignano, Pienza e Montalcino.

volterra

Volterra, como a maioria das cidades etruscas, fica no cume de uma colina. E a vista que proporciona a seus visitantes já lhe rendem outros pontos positivos: a natureza que a circunda é exuberante!

 

A cidade de Volterra está localizada a mais de 500 metros acima do nível do mar e pertence à província de Pisa.
colinas-deVolterra

A charmosa Volterra fica na região conhecida como Val Di Cecina – por causa do rio Cecina

Depois de um trajeto pelas encantadoras estradas da região – inevitavelmente você vai querer parar para fazer algumas fotos pois o cenário mais parece uma pintura – onde tons das verdes colinas contrastam com o dourado das plantação de trigo (ao menos nos meses de maio e junho ) e de subidas em curvas, chegando até a parte alta da cidade é preciso deixar o carro no estacionamento (a pagamento) para explorar a cidade a pé.  O centro é fechado ao tráfego, apenas automóveis credenciados podem circular.
Volterra

Volterra pode ser uma alternativa para quem gosta de visitar lugarejos menores da Toscana e fugir um pouco do trivial. A cidade oferece construções milenares, ruas de pedra, opções enogastronômicas de qualidade, arte e história

 

volterra
Volterra precisa ser admirada sem pressa senão você vai na contramão do pacato ritmo local. Saia sem rumo e fique à vontade para se perder entre seus becos enquanto admira monumentos e construções seculares.
burgo-de-volterra

Detalhes que sempre encantam. Visitar Volterra na primavera a rende ainda mais especial… flores para todos os lados!

Volterra é uma das mais antigas e bem conservadas cidades do mundo e o fascínio em desbravar seus cantinhos está justamente em poder voltar no tempo para apreciar a herança de diferentes períodos históricos.
borgo-medievale

Volterra tem pouco menos de 11 mil habitantes e surpreende seus visitantes graças ao seu ritmo lento, seu charme, e seu rico patrimônio histórico e cultural. Difícil quem a visite e não se apaixone

Do período etrusco parte das muralhas que a circundam e  a magnífica Porta all’arco; do medieval, que deriva a sua principal estrutura, estão ruelas estreitas, casas com torres, palácios e igrejas. Já a civilização do período do Renascimento, a imponente Fortezza Medicea e outros palácios importantes como o Minucci Solaini e Incontri-Viti.
catedrale-volterra
A catedral é uma construção do ano de 1120 tendo sido ampliada e modificada. A atual estrutura foi restabelecida em 1843
DSC_1066
Conhecida como cidade mágica e misteriosa, Volterra é citada na série de livros e filmes Crepúsculo, de Stephenie Meyer. No entanto, as cenas cinematográficas foram rodadas em Montepulciano, outra joia da nossa amada Toscana.
palazzo-priori

O maravilhoso Palazzo Priori, do século 13, com a Torre do Relógio, serviu de inspiração para o Palazzo Vecchio, de Firenze. Aqui funciona a sede da prefeitura da cidade

volterra-toscana

Desbravando a cidade certamente você vai chegar até a piazza dei Priori, o coração da cidade . Com suas construções medievais,  a praça abriga lojinhas e bons restaurantes. É o melhor local para quem quer observar o ritmo da cidade. Ali na praça fica o Palazzo Priori, sede medieval do governo. Foi construído na época romana, no ano de 1208.

DSC_1054

Priori
Volterra é cheia de ótimos bares, restaurantes, sorveterias e lojas de artesanato, principalmente com trabalhais em alabastro , um tipo de mineral que parece com o mármore.  Pelas lojinhas da cidade, além de esculturas, você vai apreciar jóias e artigos de decoração.
DSC_1055

Loja com alabastro

Obras e monumentos podem ser admirados em um passeio a pé pela cidade mas os turistas podem aprofundar seus conhecimentos através de visitas aos museus , como o Etrusco, a Pinacoteca cívica e o museu D’arte Sacra.
Volterra possui também um lindo parque arqueológico, super bem cuidado e uma boa opção para um descanso ou um piquenique.  Vale a pena um passeio ao parque porque a vista do local é admirável!
dicas-volteara

Aqui estamos no parque arqueológico Enrico Fiumi, que é circundado por muralhas etruscas

DSC_1016

Do parque avistamos a a Fortezza Medicea, uma construção do ano de 1474.

Na Fortezza funciona o cárcere de Volterra. E uma curiosidade é que, uma vez por mês, o presídio se transforma em restaurante. Isso mesmo.  Cene Galeotte é uma iniciativa que conjuga os prazeres da mesa com um projeto de grande valor social.  A cada edição os carcerários contam com a ajuda de um chef renomado convidado que prepara o menu. A próxima edição será dia 26 de junho, com o chef Filippo La Mantia.

arte-italia

Ali flagramos uma artista americana que retratava os telhados da cidade de Volterra

E para os curiosos e apaixonados por história, o museu Guarnacci, um dos primeiros museus públicos da Europa, fundado em 1761, guarda verdadeiros tesouros etruscos. Fica na rua Don Giovanni Minzoni.

volterra
Em agosto existem muitas manifestações culturais na cidade, sendo que a mais importante é a Volterra ad 1398, onde a cidade faz um mergulho no passado. Nos dois últimos domingos do mês uma festa medieval relembra costumes antigos com feiras, exposições, danças e comemorações com moradores e visitantes vestidos a caráter. E olhem que legal: para entrar na festa é preciso trocar suas moedas de euro pelo grosso volterrano – que é uma réplica fiel da moeda utilizada no ano de 1398 d.c.  Um verdadeiro retorno ao passado!
DSC_1085
Situada entre Pisa e Siena, Volterra fica a 175 km de Firenze e a melhor opção é ir de carro, já que as estradinhas que a circundam são um espetáculo a parte. Como falei, certamente você vai querer parar fazer algumas fotografias para registrar a generosa natureza local.
É possível fazer o percurso de trem saindo de Firenze até Pontedera e de la pegar um ônibus até Volterra.
Volterra dista apenas 30 km de San Gimignano ;  52 km de Siena e 70km de Pisa.
cartatosca
Para mais informações: Volterra City, o portal oficial cultural de Volterra.


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O burgo de Volterra' have 11 comments

  1. 24 de junho de 2015 @ 16:28 Maria Glória D'Amico

    Denya, sabe que eu fiquei encantada por Votlerra?
    A paisagem é espetacular e fiquei pouco tempo por lá … saí com um olho no caminho e outro em Volterra.
    Não sabia do parque e fiquei com vontade de conhecer, incluindo o jantar no presídio. Diferente!
    Um beijo s2

    Reply

    • 29 de junho de 2015 @ 12:09 Denya Pandolfi

      Querida Maria Gloria,
      Precisamos parar o carro para fotografar a paisagem porque realmente é unica…. parecia que estávamos diante de um quadro.
      O jantar acontece apenas uma vez por mês e é preciso reservar com mt antecedência, iniciativa incrível que merece uma visita. Quero voltar! Beijo grande pra vc e obgda ! Denya

      Reply

  2. 28 de agosto de 2015 @ 12:11 Grazie a te / Lajatico, a terra de Andrea Bocelli

    […] internacionais. Fui visitar a cidadezinha e fiquei encantada!  Lajatico fica bem pertinho de Volterra, antiga cidade etrusca com mais de 3 mil anos de história, onde o ritmo de vida segue na maior […]

    Reply

  3. 15 de dezembro de 2015 @ 11:13 Renata Massa

    Lindaaa amei seu blog…
    Morei na italia a dois anos na cidade de Sanremo… amo esse pais… e ver esse post me deu uma nostalgia…

    Bjus

    Reply

    • 17 de dezembro de 2015 @ 22:18 Denya Pandolfi

      Oi Renata, Obgada pela visita! A Itália é mesmo um encanto!!! Estou em ritmo de férias e postando bem menos neste final de ano mas em breve vou postar muitas outras cidades e curiosidades bem bacanas. Um bj pra vc e td de bom, Denya

      Reply

  4. 8 de junho de 2016 @ 23:34 Grazie a te / 10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico

    […] sobre alguns dos românticos burgos medievais da Toscana, clique nos nomes a seguir:  Volterra, Certaldo , Pienza, […]

    Reply

  5. 28 de outubro de 2016 @ 15:43 Marcia Regina Atala Mendes Pires

    Gostaria de receber seus posts.

    Reply

  6. 3 de fevereiro de 2017 @ 13:59 Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana

    […] ele admite que é um vampiro. Lua Nova é caracterizado por vampiros de uma família da cidade de  Volterra mas as cenas foram giradas em […]

    Reply

  7. 21 de julho de 2017 @ 23:47 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita

    […] Volterra– A cidade de Volterra  pertence à província de Pisa e é destino ideal para quem gosta […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.