Arquivo mensais:fevereiro 2014

Dia dos Namorados na Toscana
Hoje é dia de celebrar o amor!!! Aqui na Europa, nos Estados Unidos e em muitos países orientais o Dia dos Namorados, o San Valentino, é comemorado em 14 de fevereiro. E é impossível não se deixar seduzir pela atmosfera romântica que paira no ar nesses dias frios de inverno em função da data: as lojas apostaram nos corações, as floriculturas exibem lindos arranjos e, claro, os casais apaixonados passeiam de mãos dadas super “in love”.
A Toscana é uma das regiões mais românticas do mundo oferecendo roteiros de charme para os apaixonados e é inclusive destino escolhido por muitos casais para o “sim” mais importante de suas vidas. Sem dúvida este é um lugar que inspira o amor. Registrei algumas cenas esta semana e selecionei algumas fotos que eu tinha e que são, digamos, apaixonantes…

A Gucci lançou uma capsule collection com estampas cheias de corações especialmente para celebrar o 14 de fevereiro
Você pode frequentar restaurantes e hotéis românticos, fazer um passeio para contemplar a beleza das cidades por ruelas estreitas que parecem labirintos, caminhar à noite para admirar as luzes da cidade, apreciar um bom vinho local ou simplesmente se deixar envolver pelo cenário de sonhos. Ou vai dizer que você não suspirou com a comédia romântica com Diane Lane no delicioso “Sob o Sol da Toscana”?

Será que mais alguém vê romantismo nesta foto que fiz ontem no centro de Firenze???

Programa imperdível: seguir admirando Firenze com a sua iluminação noturna nas proximidades da ponte Vecchio, a mais antiga que atravessa o Arno, e conferir as obras à céu aberto da cidade que é berço do Renascimento. Pois se transmite amor também através da arte
Agora vou contar pra vocês a história que provavelmente deu origem às comemorações ao dia de São Valentim, o padroeiro de amor. O bispo Valentim, contrariando as ordens do imperador Claudio II que havia proibido as cerimônias de casamento – por acreditar que os solteiros combatiam melhor – celebrou várias uniões em segredo. Quando as cerimônias foram descobertas Valentim foi preso e condenado à morte. Na prisão apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e lhe escrevia diversas cartas de amor assinando sempre como “Seu namorado” ou “De seu Valetim”. Desde então, o dia 14 de fevereiro, dia da morte do santo, tornou-se o dia dos namorados, ou dia de São Valentim.
Muitos casais apaixonados selam simbolicamente a união com cadeados. Olhem que sorte: encontrei na Ponte Vecchio os jovens Caterina e Ciro que estavam preparando o cadeado do amor. Mas vou logo avisando: melhor não arriscar pois este é um ato considerado ilegal (ah, o amor! E quem consegue impor limites para os apaixonados???).
E para quem não achou graça em nada disso, aqui vai o consolo: amanhã aqui na Itália é dia de San Faustino, o padroeiro dos solteiros! B0m final de semana… e muito amor!

Eataly
“A vida é muito curta para você não comer e beber bem”. Este é o simpático slogan da cadeia de supermercados gourmet Eataly, o maior centro enogastronômico do mundo que também tem filial em Firenze. Como em todas as lojas da rede, eles oferecem seja para consumo local ou para compras uma série de alimentos e produtos artesanais de alta qualidade provenientes de toda a Itália. Tudo lindamente exposto em suas prateleiras com cartazes que contam um pouco a história e procedência das delícias que estão à venda.
O sucesso do Eataly, que nasceu em Turim, em 2007, deve-se principalmente à qualidade e excelência de seus produtos oferecidos a um preço acessível. A cadeia conta com diversas filiais em todo o mundo.
A loja é dividida por seções e logo na entrada ficam a sorveteria e a cafeteria. Vou logo avisando que é praticamente impossível você ignorar o aroma do ambiente e não pedir um cafezinho para começar a entrar no clima dessa espécie de mercado multifuncional. Dali você vai ver a padaria e o fornaio expondo as delícias que saem quentinhas do forno a lenha, como a focaccia, pizza e os mais variados tipos de pães.

O que achei interessante é que você acompanha o processo de quase todos os produtos que estão à venda
Sabem o que acho ótimo? Que você pode levar para o Brasil muitos dos produtos daqui, como geleias, massas, azeites, biscoitos e chocolates.

Profusão de cores: a seção das geleias fica bem no começo e é imperdível com sua infinidade de sabores. Ali perto estão os azeites, biscoitos e chocolates, uma perdição! A parte dos vinhos fica no andar superior
Depois de passar pelos chocolates, biscoitos, azeites e geleias, tem o mercado com frutas e verduras frescas e a seção de embutidos. Como não podia deixar de ser, você vai encontrar os produtos da estação: principalmente aqui a sazonalidade é muito respeitada. No açougue do Eataly, no final da loja, não faltam produtos típicos toscanos, como a famosa carne da raça “chianina”, o frango de Valdarno e o cordeiro de Zeri. Ah, claro, tem a mortadela de Prato e o lardo da Colonnata. Aqui na Itália cada cidade defende com orgulho as delícias que produz.
O local é uma espécie de delicatessen com cafeteria, padaria, mercado de frutas e verduras, além de diversos restaurantes integrados num só espaço. Diria que é um ponto turístico que vale uma visita, pois retrata e exprime a forma de se alimentar dos toscanos.

A Eataly propõe o melhor da produção artesanal a um valor baixo graças ao contato direto do produtor com o distribuidor final . Para minimizar custos e oferecer excelência, que é a filosofia da rede, adquirem os alimentos direto dos produtores, saltando os intermediadores. Sustentabilidade, responsabilidade e compartilhamento são as palavras chaves do Eataly
A loja de Firenze tem dois andares sendo que a parte dos vinhos fica no andar superior, assim como o restaurante principal Da Vinci, que é bastante concorrido e apresenta o jovem talento Enrico Panero como chef responsável. O legal do Eataly é que tem vários restaurantes em um só espaço, portanto você pode buscar o seu prato preferido especializado em massa, peixe, carnes ou vegetais. Um prato de massa ou uma pizza Margherita custam 6,50 euros. Já as saladas estão na faixa dos 8 euros.

Na parte dos vinhos fica também a livraria. Inclusive chama a atenção a obra de Oscar Farinetti, que é o proprietário da cadeia. A sua proposta brilhante de divulgar a excelência dos produtos made in Italy desta forma merece aplausos

É possível adquirir e degustar no local os vinhos em taças. Para facilitar, a loja sugere os vinhos ideais para cada tipo de carne, peixe ou sobremesa
E olhem que excelente essa proposta: o Eataly promove cursos de cozinha e degustações em suas sedes italianas, com os mais variados temas, sempre baseados na cultura, história e características dos produtos que oferecem. Por exemplo, você pode escolher fazer em Roma os cursos “Os sabores do mundo -sushi” ou “Primi piatti – risottos, sopas e legumes”. Os preços variam dependendo do tema e da carga horária. Você escolhe e paga online. O calendário completo você encontra aqui.
Eataly
Via Martelli, 22 r – Firenze
Posts que podem interessar:
Hospedagem em apartamento em Firenze