Arquivo mensais:junho 2021

O Museu do Impossível em Bagni di Lucca

O que você imagina encontrar no Museo dell’Impossibile?Eu não tinha a menor ideia mas acatei a sugestão de uma amiga que me disse que seria interessante para as crianças. A sede do Museu do Impossível  é na Villa Webb, uma antiga residência na cidade de Bagni di Lucca, originalmente chamada de “Villa Buonvisi”,  família que encomendou sua  construção em 1570. Em 1812 a villa  foi vendida a John Webb e herdou o seu nome. O político e poeta Lord Byron e Mary Shelley,  autora de Frankenstein, figuram entre ilustres que já se hospedaram no local.

Villa Web,  onde a realidade se confunde com a fantasia.  cheio de misterio, raros e  bizarro, imaginaçao

Essa  típica villa renascentista já teve várias funções públicas ao longo do tempo e é um lugar que preserva achados verdadeiramente incríveis  e inimagináveis. No  andar térreo, logo quando adentramos o prédio, podemos admirar elementos decorativos típicos do Renascença, como arcabuzes, rifles, espadas e equipamento militar e bandeiras antigas.  Fiquei encantada com a reconstrução de uma cozinha do século 16, com antigos utensílios originais.

No andar térreo do Museu disciplinar encontramos o arsenal com balestras, arcabuzes, rifles, espadas e material militar, além das antigas bandeiras

 

Quem nos acompanhou por todos os ambientes da Villa Webb foi Virgilio Contrucci, transmitindo muita paixão e conhecimento, que tornaram nossa visita ainda mais especial

 

A cozinha do século 16 foi reconstruída com utensílios antigos

 

No primeiro andar encontra-se uma exposição mesas de jogos lembrando que foi nessa cidade que surgiu o primeiro cassino da Europa. No grande salão é  possível visualizar os jogos em uso desde o século 16  até aos dias de hoje e até jogar.

Entendemos o nome do museu só quando chegamos ao segundo andar, que é uma espécie Wunderkammer , isso é o Quarto das Maravilhas. O local abriga uma  grande coleção de objetos estranhos e bizarros, resultado de uma longa e meticulosa pesquisa do colecionador Christian Alpini.  Os objetos da coleção são muito especiais, únicos, de origem e natureza diferentes: é uma coleção bastante peculiar, onde a realidade se confundem com  fantasia,   mistério, raridade e bizarrismo que envolvem desde lobisomens até bonecos possuídos, livros de bruxarias e lendas.

Doenças raras, que dão origens à lendas, lendas, fantasias e segredos para descobrir um lugar único e raro

O espaço Wunderkammer é um dos mais fascinantes e incríveis: bonecos possuídos e livros de bruxas, máscaras de canibal e também fotos de pessoas com doenças raras que suscitaram lendas. São mais de 2 mil peças, entre  artefatos mitológicos, objetos místicos e dotados de habilidades estranhas e descontroladas. Outros objetos são mumificados ou restos embalsamados de criaturas extintas há milhões de anos.  O espirito do museu é “não pergunte o que é real e o que não é, continue sonhando…”.

  
Villa Webb– Museu do Impossível
Piazza Webb, 5
Bagni di Lucca – Toscana
Tel: +39 338 2015232

Monterosola, vinícola contemporânea nas colinas de Volterra

Numa Toscana menos conhecida pela produção de vinhos,  numa paisagem silenciosa onde predominam tons de verde e castanho,  a 430 m de altitude,  encontramos a elegante vinícola Monterosola, no município de Volterra. É grande o impacto que a contemporânea construção, perfeitamente integrada na paisagem, nos provoca.   A empresa pertence à  família sueca Thomaeus, que adquiriu a propriedade em 2013 e dedica-se à produção de vinho com muito amor e respeito à terra, pautado na sustentabilidade.  Visitei o local e participei de uma visita guiada precedida de degustação de vinhos com light lunch  e tive a oportunidade de conhecer alguns membros da família, que divide-se entre a Suécia e Itália. Impossível não se encantar por esse pedacinho do paraíso,  com sua contemporânea e elegante cantina, pela calorosa receptividade!  Aqui imperam paixão pelo território, tecnologia, tradição e respeito pelo ambiente.

A Obra “Primi Passi” de Mauro Staccioli, na estrada que nos conduz à vinícola

A nova cantina foi inaugurada e aberta para visitação em 2019. O projeto é assinado pelo arquiteto Paolo Prati.  Monterosola é hoje uma das propriedades mais notáveis ​​do gênero ao longo das rotas do vinho da Toscana: uma estrutura de cinco andares com uma torre imponente com  terraço privado, pátios elegantes,  adegas, salão ao ar livre e jardim

Na propriedade são produzidos excelentes vinhos desde 2003  e  há nove anos  o terreno foi comprado pela família Thomaeus que reconheceu o verdadeiro potencial do terroir. Ewa e Bengt  administram a empresa ao lado dos filhos Åsa, Pär e Erik, todos sommeliers. Monterosola representa uma nova geração de vinicultores inovadores, onde a filosofia de vinificação é apoiar e promover com delicadeza a saúde da terra e a vida das vinhas. Desde que assumiu o vinhedo, a família amorosamente transformou a propriedade em uma das vinícolas de destino mais inspiradoras e atraentes da Toscana. Atuam na empresa profissionais como  o agrônomo Michele Senesi e o enólogo Alberto Antonini.

Monterosola tem um microclima complexo mas  que proporciona condições ideais de cultivo, agraciada por  brisa constante

A área total é de 125 hectares, dos quais quase 25 com vinhedos onde são cultivadas organicamente  Sangiovese,  Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, Syrah e Merlot, enquanto entre as brancas, Manzoni Bianco, Grechetto, Viognier e Vermentino. A escolha foi feita imediatamente por não usar química nas vinhas, mas apenas produtos orgânicos. Desde o início Thomaeus apostaram na viticultura orgânica, obtendo a certificação em 2018. As vinhas estão localizadas a cerca de 430 metros acima do nível do mar, em solo é composto por argila fértil e minerais provenientes de depósitos de alabastro,  que torna o terroir verdadeiramente único, conhecido na área como Volterroir. Adorei essa expressão!

Tanques de concreto em formato de tulipa. A uva desce pela gravidade para evitar que se estressem com a queda

A inovadora vinícola Monterosola foi projetada e construída para incorporar os mais altos níveis de sustentabilidade e autossuficiência . Monterosola utiliza energia geotérmica e além da geração de energia sustentável,  também tem um sistema de coleta de água da chuva.

A sala de degustação também é inovadora, composta por quatro diferentes áreas  que podem acomodar quatorze pessoas cada e também podem ser utilizados por pessoas com deficiência

 

A sala VIP de degustação

O brasão da família Matheaus Per Mare per Terras

Nossa degustação foi na enoteca, com vista para os vinhedos

Vinhos elegantes, potentes e vibrantes! Os vinhos tinto são Mastio, Crescendo,  Corpo Notte,  Canto della Civetta, Indomito,  Per Terras e os brancos Cassero, Primo Passo e Per Mare

 

A Monterosola produz também azeite extra-virgem de oliva e grappa e uma linha de sabonetes super perfumados, à base partir do azeite de oliva ( limão e gengibre, vinho tinto , lavanda e neutro)

A vinícola Monterosola produz aproximadamente 70 mil garrafas por ano. Ainda não é possível encontrar o vinho no Brasil, mas espero vocês aqui na Toscana e podemos organizar uma visita com degustação nessa maravilhosa e elegante cantina!

A vinícola  de Monterosola está localizada entre as famosas regiões vinícolas do Chianti e Bolgheri, onde o terroir oferece o ambiente ideal para o cultivo de vinhos de primeira classe. Experiência prazerosa nessa região da Toscana rica de história, onde há mais de 3 mil anos os vinhos eram apreciados pelos etruscos.