Florença acaba de ganhar um novo endereço de hospedagem de luxo, o
Dimora Palanca, inaugurado em meados de agosto, que abriga também o
Mimesi, um excelente restaurante gourmet. Com um novo conceito de
confort, o boutique art hotel ocupa um elegante casarão da segunda metade do século 19, próximos às muralhas medievais da cidade e que faz parte da história da capital toscana. O local é um clássico da arquitetura fiorentina, com espaços funcionais e requintados, com móveis de design ultramodernos em ambientes elegantes e refinados. A estrutura dispõe de 18 quartos, que conjugam o luxo florentino ao design contemporâneo. Vivenciei recentemente uma maravilhosa experiência no local, onde me hospedei por uma noite e também pude conhecer o restaurante Mimesi, capitaneado pelo chef Giovanni Cerroni. A atmosfera no Dimora Palanca é de uma elegância atemporal de um hotel cinco estrelas propondo uma nova forma de hospitalidade, onde charme, luxo e sofisticação encontram com facilidade uma dimensão de vivência extremamente pessoal, onde é muito fácil nos sentirmos em casa!

O Dimora Palanca ocupa uma linda villa em estilo Liberty, a poucos minutos da estação ferroviária de Santa Maria Novella

Luxo fiorentino e design contemporâneo . Baseada em uma paleta de cores neutras que valoriza os objetos de decoração , a repaginação do espaço ficou por conta do arquiteto e designer Stefano Viviani, que optou em não mexer nos elementos arquitetônicos originais
História
Construída em Via della Scala no século 19, a villa era de propriedade da família Palanca e por isso mantem o mesmo nome. A villa ficou abandonada por cerca de 30 anos e sua reestruturação é um projeto que leva a assinatura do arquiteto Stefano Viviani, responsável por uma repaginação contemporânea e elegante, dando nova interpretação aos ambientes, com destaque para a nova iluminação de afrescos, estuques, colunas, mármore e ferro forjado, sem descaracterizar os traços que dão identidade ao local. A intenção é trazer de volta a mesma atmosfera de quando a estrutura era um ponto de encontro de viajantes cosmopolitas e amantes da arte que visitavam Florença.
O Hotel
Chegando ao hotel temos a impressão de entrar numa grande mansão, bastante iluminada, elegante e acolhedora, mas nada ali conota ostentação e nem intimida. O hotel dispõe de 18 quartos, divididos em dois edifícios. Todas as acomodações são arejadas e bem iluminadas, com tetos altos e pisos de madeira natural, cada um lindamente mobiliado e decorado no mais alto nível com peças únicas de design, sendo que alguns quartos oferecem vista para as torres e cúpulas de Florença. Alguns dos espaços comuns são a Sala da Arte e da Música, Sala de Relax, para leitura, filme e TV.

Recepção do Dimora Palanca, um clássico da arquitetura fiorentina do século 19, com ambientes funcionais e requintados, com peças arrojadas de arte moderna e móveis de design

Elegância atemporal . Essa é a Sala de Relax e Leitura
O Dimora Palanca tem uma decoração tradicional, moderna e luxuosa. Além da recepção, no piso térreo funcionam também um bar, a sala de café da manhã com acesso ao jardim com mesinhas, cadeiras e confortáveis chaises distribuídas por todo o espaço. Quando o tempo permite, é possível tomar o café da manha na área externa. No prédio anexo à estrutura principal fica a antiga serra, uma área do hotel com 4 quartos, ideal para hospedar pessoas da mesma família ou grupo de amigos.
Todas as comodidades dos quartos da estrutura contam com Wifi, café da manha a la carte, presente de boas-vindas, frigobar com drinks e refrigerantes , roupões e chinelos, secador de cabelo, ar condicionado, amenities Lorenzo Villoresi e em algumas categorias, os plaids são em cashemire, um luxo!!!

Drinque e bilhete de boas-vindas, com chocolates artesanais e muito carinho

Esse foi o quarto onde me hospedei, com banheira hidromassagem no quarto

Fiz uma site inspection para conhecer outras categorias de hospedagem

Alguns apartamentos apresentam tetos com afrescos
Bar do hotel e o restaurante Mimesi
O hotel conta com um sofisticado bar e dois restaurantes. No subsolo fica o restaurante Mimesi, originalmente a cozinha da antiga villa, com pratos sofisticados. Como toda a estrutura, o ambiente do restaurante também é muito elegante e acolhedor, com apenas 20 lugares, onde o chef propõe suas criações inspiradas em suas viagens e experiências de trabalho, tendo já passado pela Espanha, China e Japão.

O bar é outro ambiente requintado do hotel, com mesas e bancada de mármore e maravilhoso ciclo de afrescos. O bar e o restaurante são abertos ao público , não apenas aos hóspedes

O café da manhã do Dimora Palanca é praticamente uma experiência gastronômica! Fiquei admirada com a quantidade de opções, entre doces e salgados, de tortas, bolos, pães, geleias, omeletes, sucos frescos e detox e uma grande variedade de chás e cafés, com notável atenção a uma variedade de propostas saudáveis e deliciosas!
Na sequência abaixo mostro um pouco da minha experiência de jantar no restaurante Mimesi, que é aberto ao público, cujo menu sugere a quintessência de sabores mediterrâneos, com pratos realizados com ingredientes locais e sazonais sabiamente combinados com sabores e técnicas desenvolvidas pelo chef.

A abordagem pessoal do chef Giovanni Cerroni redefine uma viagem à cozinha contemporânea

Jantar harmonizado onde é possível optar pelo menu degustação de 5, 7 ou 9 courses
Festa de inauguração
Participei também da festa de inauguração do Dimora Palanca que aconteceu no belíssimo jardim da hotel. Roaring Twenties, com buffet do restaurante Mimes. O evento contou com a presença da família Ugliano, proprietária do local, que recebeu os convidados ao lado da gerente geral Laura Stopani. Estiveram presentes mais de 150 convidados, dentre empresários, expoentes da indústria da moda, representantes de instituições culturais, jornalistas e socialites.

Música ao vivo, atmosfera e sabores inspirados nas glórias dos anos 20. Foi uma festa divertida, com buffet do Mimesi, com drinks deliciosos, ostras e champanhe

“Esperamos esta data com muito entusiasmo e estamos muito felizes por iniciar oficialmente a nova vida de Dimora Palanca. Florença redescobriu um pedaço da sua história e a nossa vocação é fazer com que os hóspedes do nosso hotel tenham uma experiência capaz de os fazer respirar a essência de uma cidade única como Florença “, comentou Michele Ugliano
- Grazie mille Dimora Palanca per l’invito e l’accoglienza impeccabile.