Arquivo mensais:maio 2023

The Lodge, local badalado para suas noites em Florença

Dentre as novidades mais esperadas para quem quer curtir uma animada serata fiorentina em grande estilo está o The Lodge, restaurante e lounge bar, que foi reinaugurado recentemente com um jantar para convidados.

O The Lodge funciona apenas nos meses de primavera e verão

 

Com Elena Farinelli, Daphne Palmitessa e Sandra Panerai

O espaço, que fica bem próximo ao piazzale Michelangelo,  é point cobiçado dos mais concorridos e badalados que encontramos na cidade para as noites de primavera e verão, período de abertura do local.

 

A casa é sinônimo de qualidade com excelente restaurante que oferece uma variedade de opções, todas realizadas com matérias -primas frescas e sazonais selecionadas e preparadas com primor, propiciando uma maravilhosa experiência culinária.

A varanda do The Lodge, que é conhecida como The jungle  é um ambiente eclético com referências étnicas  e nos  proporciona uma vista incrível da cidade e seus principais monumentos. A lista de drinks é vasta, com cocktails super especiais e uma bela carta de vinhos. No menu propostas como sushi, ceviche,  massas,  carnes  e muito mais.

O The Lodge é ideal para encontros, eventos, festas  e jantares e sem dúvida, para um agradável aperitivo de verão. É o local propício para celebrar a bella stagione em altíssimo estilo, não acham?

 

 

  • grazie mille per l’invito The Lodge

The Lodge Club

Viale Poggi, 1 – Firenze

 

Está buscando hotéis em Florença? Clique aqui  para pesquisar. 

O queijo pecorino de Pienza

Que tal conhecer a Toscana tambem através do paladar?   Neste post falo com vocês sobre o queijo pecorino de Pienza, um dos mais famosos e apreciados da região.
O queijo pecorino é fabricado com leite de ovelha. Outras variações bastante conhecidas são o pecorino romano e o sardo. Seu nome vem da palavra “pecora”, que significa ovelha em italiano. Aqui na Toscana, o mais famoso deles é produzido na cidade de Pienza, um dos mais charmosos e românticos burgos medievais da Itália, localizado no Valdorcia.
O sabor único deste queijo deve-se ao solo argiloso das pastagens, cujas ervas aromáticas conferem ao leite um sabor peculiar.
Existem diferentes tipos de queijo pecorino: semi-envelhecido, que pode ser de 2 a 5 meses, e o pecorino envelhecido, que possui sabor mais intenso, com tempo de envelhecimento que varia bastante, alguns chegando até a 2 anos. E se não ultrapassar 30 dias, o pecorino é definido como fresco.

O pecorino pode ser apreciado com combinações das mais variadas quanto ao envelhecimento, podendo ser com azeite balsâmico, envolto na folhas de uva, de louro, de nozes, palha, com pistache, pimenta, trufas ou com o vinho Brunello de Montalcino.

O queijo pecorino de Pienza pode ser saboreado sozinho ou, ainda melhor, acompanhado de fruta, mel ou geleia

 

Sobre Pienza – antigamente chamada de Corsignano,   Pienza é a cidade do Papa Pio II,  Enea Silvio Piccolomini,   que a transformou em cidade  ideal do Renascimento.  Pienza é uma das cidades mais românticas e graciosas da Toscana e é também conhecida como ” a cidade do amor”.  Venha saber mais neste post sobre Pienza.

pienza

Quer visitar Pienza e ter uma experiencia gastronômica nessa linda região da Toscana? Me escreva que te ajudo a organizar ou te acompanho nessa viagem!

 

Posts que podem interessar:

Jantar numa biblioteca em Florença

Casamento na Itália

Basílica de San Miniato al Monte

As lojas de luxo em Firenze

Festas medievais na Toscana 

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Refeições ao ar livre em Firenze

O parque das tulipas

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

O crucifixo de Giotto na Basílica de Santa Maria Novella

É impressionante a quantidade de tesouros artísticos que encontramos na Basílica dominicana de Santa Maria Novella de Florença! Ao centro da igreja temos uma importante obra-prima: o Crucifixo em madeira, realizado por Giotto da Bondone, provavelmente entre 1288 e 1289.

O crucifixo de Giotto foi realizado no final do século 13. É pintado em têmpera e ouro sobre painel de madeira (578 x 406 cm)

Por que o Crucifixo de Giotto é uma obra tão importante?

Cristo ao centro , com Maria e São João

Entre as crucificações que marcaram a história da arte, o Crucifixo de Giotto que encontramos em Santa Maria Novella, aparece no topo da lista.

O crucifixo de Giotto é considerado uma antecipação da arte renascentista

O crucifixo de Giotto é considerado uma obra fundamental para a história da arte italiana, pois o artista explora e inova a iconografia do Christus patiens , que já havia sido introduzido na arte italiana na segunda metade do século 13 por Giunta Pisano e Cimabue.


A relevância da obra consiste no realismo do Cristo retratado, que não é idealizado, como na arte bizantina, estilo dominante na época, mas aqui temos um corpo humano real. O Cristo de Giotto mais fiel à realidade, representado por uma pessoa em carne e osso sofrendo na cruz.

Nesta obra Giotto pinta imagens realistas, expressivas e tridimensionais, sendo que outra inovação importante que testemunhamos é o claro-escuro. A cruz é de madeira e tem quase 6 metros de altura e foi realizada quando o artista tinha cerca de 20 anos.

Posts que podem interessar:

Basílica de San Miniato al Monte

As lojas de luxo em Firenze

Festas medievais na Toscana 

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Refeições ao ar livre em Firenze

O parque das tulipas

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

Vida na Itália