Pienza

Pienza, antiga Corsignano é uma das minhas cidades preferidas na Toscana. Todas as vezes que a visito volto ainda mais encantada com este tranquilo e charmoso vilarejo localizado nas colinas do Val d’Orcia. Com pouco mais de 2 mil habitantes e conhecida como “a cidade ideal do Renascimento”,  Pienza, terra natal do Papa Pio II , ganha na primavera um reforço em sua beleza e fica ainda mais linda com os vasinhos de flores coloridas espalhadas pelos seus becos estreitos, lojinhas de artesanato e bodegas.
pienza

Porta al Murello, um dos acessos ao vilarejo, que nos anos 1500 foi considerado a “cidade ideal”. Nada foi perdido do seu encanto antigo: tudo permanece exatamente como era

 

pienza

Em 1996 Pienza foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade

A cidade de Pienza, província de Siena, fica na bela região conhecida como Val D’orcia e a paisagem local parece uma pintura: suaves colinas verdes com  plantações de oliveiras e videiras, campos cultivados e característicos ciprestes, um dos símbolos da Toscana, nos enchem os olhos!

pienza

Pienza é uma cidade que precisa ser desvendada devagar…. Por ser um lugarzinho pequeno é bem simples e prazeroso ir descobrindo seus cantinhos graciosos e cheios de beleza e harmonia!  Você vai caminhando – sem entender muito bem onde quer chegar – e vai se maravilhando com as casinhas adornadas pelas flores, observando o ritmo tranquilo dos moradores e admirando a beleza da arquitetura dessa joia de cidade.

 

casa-italia

pienza

Pienza, a cidade ideal do Renascimento

Pienza, antigamente chamada de Corsignano,  deve muito do que é ao Papa Pio II,  Enea Silvio Piccolomini, eleito Papa em 1458 e  que transformou a sua cidade natal no que ele considerava a cidade ideal renascentista, baseado na utopia humanista do renascimento da civilidade clássica e de harmonia entre natureza e história.  Artistas e arquitetos se empenharam em sua tarefa e ali surgia a “cidade nascida de um pensamento de amor e de um sonho de beleza”, como escreveu o poeta italiano Giovanni Pascoli.  Pio II solicitou ao arquiteto Rossellino, sob atenção do grande arquiteto Alberti, de modificar a cidade e em menos de 4 anos foram realizados belíssimos e harmoniosos prédios, como a Catedral, a residência Papal e a praça central.

Adquira seu ingresso sem impressão e sem filas para o Palazzo Piccolomini. Clique aqui.

O que fazer em Pienza

Praça Pio II –  Joia do urbanismo renascentista, a praça Pio II abriga o Duomo, o Palazzo Piccolomini e o Palazzo Comunale. Todos os edifícios foram construídos por Bernardo Rossellino entre 1459 e 1462, como a Catedral de Santa Maria Assunta,  que fica no local da antiga igreja paroquial de Santa Maria.

 

pienza

Pienza é conhecida como a cidade ideal do Renascimento, graças à vontade do Papa Pio II

Palazzo Piccolomini – o prédio  foi construído em meados do século XV e idealizado pelo arquiteto florentino Bernardo Rossellino como a residência de verão do Papa Pio II, e contém elementos arquitetônicos renascentistas desejados pelo pontífice para tornar esta cidade única e de notável beleza. O palácio  pertenceu à família até a morte do último descendente que o deixou para uma instituição de caridade.
pienza

Ao lado do Duomo de Pienza fica o Palazzo Piccolomini, construído em 1459. Foi idealizado pelo arquiteto Bernardo Rosselino, e  é um dos primeiros exemplos da arquitetura renascentista do mundo.

Catedral Santa Maria Assunta – Exemplo do estilo renascentista, o duomo da cidade foi projetado por Bernardo Rosselino e realizado entre 1459 e 1462.

Interior da Catedral de Santa Maria Assunta

Palazzo Comunale (Palazzo Pubblico)-  Na praça há também o Palazzo Comunale, com sua torre do relógio, que abriga um afresco da escola de Siena do século XV. É a antiga residência dos Priori foi reestruturado em 1900.

Calçadão  com vista para o Val d’orcia – Atrás do Duomo tem este corredor protegido por muros que te proporciona uma vista espetacular do local, com os ciprestes que ladeiam as estradas, algumas casinhas em meio ao verde e os campos arados. Sim, é cinematográfico!

pienza-toscana

A vista privilegiada para o Val D’orcia com o Monte Amiata é um carinho que fazemos aos nossos olhos. Difícil não se emocionar tendo em nossa frente toda a beleza do lugar. A sensação é de estarmos diante de uma pintura, um espetáculo da natureza!

 

pienza

 

romantica-pinza

Pienza é uma das cidades mais românticas da Toscana e tem uma rua dedicada para quem quer celebrar o amor: a via dell’Amore

Passeio pelas ruelas do vilarejo  – O centro histórico da cidade é bem preservado e o ritmo da cidade é de paz e tranquilidade, portanto um passeio  sem pressa pelos seus becos, sem dúvidas,  vai te encantar!

pienza-toscana

É muito bom caminhar com calma e ir descobrindo as peculiaridades do vilarejo

 

pienza

 

Piazza di Spagna –  outro ponte de interesse para quem explora Pienza é a sua pracinha com um poço na área central. A Piazza di Spagna é circundada de barzinhos, restaurantes e lojinhas.

dicas-toscana

A Piazza Di Spagna é uma gracinha! As sacadas e janelas são floridas e em conferem ainda mais beleza à cidade

Degustação e compra de produtos típicos locais – Uma caminhada pela cidade vai despertar os seus sentidos… E o irresistível cheiro de queijos, presuntos e vinhos pode aguçar o seu apetite. Relaxe e aproveite. Na terra da boa gastronomia pecado é não experimentar as delícias locais. Avisei que a cidade precisa ser “saboreada”, não foi? Rsrsrs

 

pienza

O pecorino é um dos queijos mais antigos e é o nome de qualquer queijo obtido com leite de ovelha. São muitos tipos de queijo pecorino que se distinguem ou pela sua região geográfica ou pela raça de ovelha

 

pecorino-pinza

Produção local – As prateleiras das lojinhas gourmet estão abarrotadas de queijos, geleias, azeites, vinhos e biscoitinhos, tudo que a gente adora!!!

A maioria das bodegas oferece degustação do queijo pecorino, que é feito com leite de ovelha. Pecora em italiano significa ovelha. O queijo pecorino é um queijo duro, compacto e de sabor forte e que muda, obviamente, dependendo do tempo de maturação. Dentre as variações existem com pimenta do reino, com peperoncino, com folhas de nozes, com cinzas… na dúvida, experimente um pedacinho de cada um! Como já havia falado, Pienza é a terra do queijo pecorino, que harmoniza perfeitamente bem adivinhem com qual vinho? Com o Brunello, da vizinha Montalcino, outra preciosidade de cidade que fica a apenas 20 quilômetros daqui. É bastante comum consumir o queijo pecorino stagionato, que seria envelhecido, com mel ou geleia. Nas bodegas você encontrará uma variedade enorme do produto em diversas variações, como por exemplo mel tartufado e mel com frutas.

pienza

pienza

Recomendo o restaurante Latte Di Luna para uma refeição caprichada com pratos toscanos e, claro, muito queijo pecorino. E depois para a sua experiência gastronômica ser completa, um delicioso gelato em uma das sorveterias da cidade

 

pienza

Uma feirinha tipicamente italiana: barraquinhas com produtos tipicos e artesanato da regiao. Ah, claro, todos os produtores ofereciam degustaçao de azeites, queijos e vinhos…

 

pienza

Distâncias: 

Siena – 38 Km

Firenze – 86 Km

Montepulciano – 9 KM

Arezzo – 46 Km

San Quirico d’Orcia – 6 Km

Montalcino- 15 Km

 

Como chegar:

Melhor opção é ir de carro pois terá a possibilidade de parar durante o percurso, que é constituído de paisagens lindíssimas!

Pienza não conta com estação ferroviária, portanto, não é possível ir de trem.

De ônibus:

Saindo De Siena –  ônibus número 112 (de segunda à sábado), adiando da estação de trem

Saindo de Firenze – são necessários 2 ônibus: o primeiro até Siena e outro de Siena à Pienza

 

Posts que podem interessar: 

A colheita de uvas na Itália

Eataly

A cidade de Certaldo, na Toscana

Roteiro de 3 dias em Firenze 

A região do Mugello, perto de Firenze

7 dias na Toscana

Hospedagem em apartamento em Firenze

A Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Pienza' have 21 comments

  1. 9 de junho de 2014 @ 14:40 Cláudia S M Santos

    Oi Denya! Estive em Pienza duas semanas atrás, na verdade foi minha segunda visita a esta linda cidade! Amo de paixão! Fiz fotos lindas também, me deliciei com as maravilhas que se descortinam a cada virada de “esquina”, becos, flores, artesanado! Um sonho mesmo. É o tipo de lugar que dá vontade de voltar tantas vezes for possível! bjo.

    Reply

    • 10 de junho de 2014 @ 19:36 Denya Pandolfi

      Querida Claudia, obgada por participar com esse lindo depoimento. (Quase que nos encontramos em Pienza, ehn? Estivemos na semana passada.) Concordo contigo: a gente sai de Pienza com vontade de voltar… um lugar encantador e inesquecivel! Um bj enorme pra vc! Denya

      Reply

  2. 10 de junho de 2014 @ 03:41 Aghata Pandolfi

    Que maravilha!!!

    Reply

    • 11 de junho de 2014 @ 22:51 Denya Pandolfi

      Cara gatinha, estou achando que vc precisa voltar logo para esta terrinha. Lembro sempre do nosso passeio por aqui… jà tem quase 10 anos. Mt saudade!!! baci, D

      Reply

  3. 10 de junho de 2014 @ 17:56 Celia

    Lindas fotos, parabéns pelo post… Toscana está na minha lista de viagem e tenho adorado ler tudo que vocês comentam… Abraços do sul do Brasil!

    Reply

    • 11 de junho de 2014 @ 22:52 Denya Pandolfi

      Oi Celia, espero mesmo que vc venha em breve curtir uns dias por aqui, tem tanta coisa para fazer e visitar…. vc è de qual cidade? Bj com carinho e obgda pela msg carinhosa, Denya

      Reply

  4. 12 de junho de 2014 @ 00:55 Nara Maria Galesi

    Denya Pandolfi,ameiiiii! Gratificante, maravilhosas fotos, paisagens,curiosidades….Obrigada! O mais perto que cheguei de Pienza, foi Firenze…mas logo voltarei!

    Reply

    • 13 de junho de 2014 @ 08:14 Denya Pandolfi

      Ei Nara! Que linda msg foi nos deixou, grazie mille!!! Aqui tem muito lugarzinho lindo, não é mesmo? Vale mesmo se programar para conhecer outras cidades toscanas. Devagar vamos postando outras maravilhas… Beijoca pra vc e ótimo final de semana, Denya

      Reply

  5. 18 de agosto de 2014 @ 15:59 Um passeio por Montalcino, berço do Brunello | Grazie a te

    […] O Brunello combina perfeitamente com carnes vermelhas, com funghi e tartufo e é uma delícia para ser consumido com o queijo pecorino toscano, produto típico da cidade de Pienza. Inclusive falamos a respeito neste post. […]

    Reply

  6. 20 de março de 2016 @ 19:32 Grazie a te / Cortona, “Sob o sol da Toscana”

    […] algumas cidades: Firenze – 115 km Arezzo – 30 km Siena- 70 km Montalcino – 65 km Pienza– 45 km Perugia- 50 km Todi– 88 km Para quem quiser ir de trem deve saindo de Firenze, o […]

    Reply

  7. 10 de maio de 2016 @ 16:55 Grazie a te / Onde encontrar girassóis na Toscana

    […] Pienza e Montepulciano- Na região do Val D’Orcia, ns campos que margeiam a estrada que vai de Pienza, cidade famosa pelo queijo pecorino, até Montepulciano, importante produtora de vinho, são repletos de campos de girassol, assim como os arredores de Montalcino. […]

    Reply

  8. 20 de julho de 2016 @ 23:27 Grazie a te / Um passeio pelo Val d’Orcia

    […] de Origem Controlada. É também a terra do queijo pecorino, produzido na poética cidade de Pienza, a cidade ideal do Renascimento,  planejada pelo Papa Pio […]

    Reply

  9. 23 de julho de 2016 @ 02:49 Maria Glória D'Amico

    Que maravilha Denya, um post completo, para encantar! Adorei Pienza, mas não conheci.
    Beijocas amore.

    Reply

    • 23 de julho de 2016 @ 23:21 Denya Pandolfi

      Maria Glória, é o meu xodozinho, adoro essa cidadezinha… e com certeza vc tb vai se apaixonar por ela! Bacione querida , D 😉

      Reply

  10. 9 de agosto de 2016 @ 23:28 Grazie a te / 7 maravilhas da Toscana que são Patrimônio Unesco

    […] Pienza, com suas ruelas estreitas ornamentadas por casas de pedra enfeitadas com vasinhos de flores, é um charme. A impressão é de que nada ali seja real. Mas é! Impossivel não cair de amores pelo lugar! O centro guarda obras renascentistas do arquiteto Bernardo Rossellino, que idealizou e transformou o burgo medieval em modelo de cidade ideal do Renascimento, graças à vontade do Papa Pio II, que em 1462 encomendou o projeto.  Pienza é a terra do famoso queijo pecorino e um dos burgos mais encantadores da Toscana. Pienza fica ao sul da Toscana, na região do Val D’orcia. […]

    Reply

  11. 18 de janeiro de 2017 @ 18:41 Grazie a te / O burgo de Bagno Vignoni, famoso por suas termas

    […] burgo medieval: Siena – 50 Km Monteriggioni – 67 Km Montalcino – 20 Km Pienza – 15 […]

    Reply

  12. 2 de fevereiro de 2017 @ 13:29 Grazie a te / 10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico

    […] dos românticos burgos medievais da Toscana, clique nos nomes a seguir:  Volterra, Certaldo , Pienza, […]

    Reply

  13. 7 de maio de 2017 @ 00:23 Marcia Maria Vechiatto Herculin

    Oi Denya,adoro seu blog e amo a Itália. Passaei por Pienza,qdo fui à Montalcino,mas não conheci a cidade.Vendo suas fotos, que lindas,vou precisar voltar.Os queijos são maravilhosos.Essa região é inexplicável. Só saudades da Toscana.bjs

    Reply

    • 9 de maio de 2017 @ 12:17 Denya Pandolfi

      Oi Marcia, Como é bom receber mensagens carinhosas como a tua, obrigada! Pois é… bom quando fica esse gostinho de “quero mais”. Espero que vc possa retornar em breve. Essa região é lindíssima! Abraço, Denya

      Reply

  14. 8 de março de 2018 @ 18:34 Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana

    […] por suas ruelas. E já que você  está aqui é quase um pecado não incluir no roteiro a vizinha Pienza,  uma outra preciosidade da região do Val d’Orcia, terra do famoso queijo Pecorino. Outra […]

    Reply

  15. 29 de setembro de 2018 @ 18:39 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita

    […] –Pienza –  Essa gracinha de cidade fica na val D’orcia e desde 1996 foi declarada Patrimônio […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.