Arquivo mensais:setembro 2023

Setembro, mês da vindima e do Vino al Vino, em Panzano

Para os amantes de vinho, setembro é um mês maravilhoso para visitar a Itália!  É epoca da colheita de uvas e de vários eventos relacionados à bebida de Baco!  Sempre no terceiro final de semana de setembro acontece  em Panzano, coração do Chianti Classico, o evento Vino al Vino,  com a participação dos produtores da cidade. E como se não bastasse  o foco no vinho, Panzano é um burgo medieval gracioso,  circundado por vinhedos e oliveiras, num cenário onde a natureza dá espetáculo!

Chianti

Em Panzano o protagonista é o Chianti Classico, entre os mais conhecidos do mundo

De 15 a 17 de setembro aconteceu na Piazza Bucciarelli a  29ª edição, que contou com  a participação de 22 empresas.

Chianti Classico

Desde 1995, Vino al Vino promove o encontro entre viticultores, enólogos e visitantes

Em três dias de  evento,  as empresas da Unione Viticoltori di Panzano in Chianti apresentaram seus produtos. E o interessante é que esse evento permite  que amantes e profissionais do setor tenham a oportunidade de conhecer  de perto a história dos vinhos e das empresas, contadas pelos próprios produtores.

No Vino al Vino oportunidade de degustar vinhos de antigas e novas colheitas de prestigiados rótulos Chianti Classico

Vino al Vino: o prazer da descoberta, do encontro e da partilha, que conta com os próprios proprietários apresentando seus vinhos, permitindo ao público conhecer o produtor, sua história e obter informações sobre as características das vinhas e sobre as técnicas de vinificação.

Encontramos também na praça stands gastronômicos, além da participação do artista Luca Carfagna, que tem ateliê na cidade e é bastante conhecido pelos amantes do vinho. Em seus trabalhos ele representa homens e animais estilizados envolvidos em diversas situações ligadas ao mundo do vinho

Como funciona:  os participantes de  Vino al Vino podiam adquirir o bilhete diretamente no local, por 30 euros. Esse valor dava direito ao  kit, que consistia numa taça , informações sobre as vinícolas,  caneta e uma caderneta de anotações, o participante podia degustar todos os vinhos, durante os três  dias de evento.

Panzano, comune de Greve in Chianti,  um pequeno vilarejo com cerca de mil habitantes e que constitui a famosa região do Chianti Classico, entre Florença e Siena.

Natureza exuberante: arredores de Panzano in Chianti e as plantações de vinho e azeitona

Grazie tante Vino al Vino pelo convite para participar do evento!

 

Posts que podem interessar:

Enoturismo

O terraço do Duomo de Firenze

O que visitar em 2 dias em Firenze

7 rooftops de Firenze

San Galgano

Pratos típicos da Toscana

Como é feito o azeite de oliva

Top 5 de Florença

Italian Chef Charity Night reúne em Florença 18 renomados chefs

Mais uma edição da Italian Chef Charity Night aconteceu no dia 7 de setembro, no maravilhoso cenário do Forte Belvedere de Florença. Este é dos mais amados e aguardados eventos beneficentes abertos ao público da cidade e este ano registrou um recorde: quase 500 participantes, bilhetes sold out e arrecadação de 13.500 euros, que serão doados à Fundação Casa Marta.

Uma noite solidária pra lá de especial que merece ser comemorada! A 7ª edição foi um sucesso: o centro o jornalista Marco Gemelli, idealizador do Italian Chef Charity Night, que este ano arrecadou 13.500 que serão destinados à Casa Marta. A foto é de Luca Managlia/ site Il Forchettiere

Excelências da enogastronomia italiana – Nesta 7ª edição, degustações de pratos elaborados por 18 chefs renomados que atuam em Florença e outras cidades  da Toscana, com o objetivo de arrecadar fundos para o polo pediátrico da Fundação Casa Marta, que cuida de crianças com doenças crônicas.

Os chefs Giuseppe Papallo do Architettura del Cibo,  Andrea Campani, do Il Borro Tuscan Bistro e Paolo Lavezzini di Il Palagio do Four Seasons Firenze

 

As pizzas de Marco Manzi e Giovanni Santarpia e  o chef Alessandro Cozzolino de Villa San Michele Fiesole, presenças importantes no evento

Com Miriam Castillo

Dentre os participantes deste ano Paolo Lavezzini (Il Palagio do Four Seasons Firenze), Vito Mollica  (Atto by Vito Mollica),   Filippo Scapecchi (Terramira,  Capolona),  Silvia Baracchi (Il Falconiere,  Cortona ), Filippo Saporito (La Leggenda dei Frati), Ariel Hagen(Saporium), Paolo Gori (Da Burde),  Lorenzo Romano (Insolita Trattoria),   Giuseppe Papallo (Architettura del Cibo),  Andrea Campani (Il Borro Tuscan Bistro),   Matteo Donati (Donati, Castiglione della Pescaia),  Alessandro Cozzolino (La Loggia di Villa San Michele, Fiesole), Nicholas Duonnolo (La Ménagère),   Fabrizio Marino (Maggese,  San Miniato), Marcella Schillaci (Bistrot Lo Zero,  Montespertoli),   Marco Migliorati (Se.Sto on Arno) e Oliver Betancourt (Cuculia).

Os stands foram distribuídos nos terraços do Forte Belvedere

O Forte Belvedere proporciona uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Florença!

Durante a noite, foi possível também experimentar o gelato de Sergio Dondoli e Cinzia Otri, as pizzas fritas de Marco Manzi e Giovanni Santarpia,  salames de Simone Fracassi,  doces de David Bedu,  espumantes Chapin & Landais,  vinhos Dievole e schiacciata da Pane, amore e fantasia.

Tacos time! O chef Francys Salazar, do restaurante Sevi , em ação

Além disso,  um corner com whisky Arran e rum  Don Papa, e outro dedicado à culinária sul-americana, com Francys Salazar , do Sevi. O evento contou com o apoio de parceiros como Galateo Ricevimenti, Casa della Divisa e Acqua Fonteviva.
Agradeço ao jornalista Marco Gemelli, de Il Forchettiere, o convite para participar deste maravilhoso evento.