Algumas cidades emanam energia positiva e conseguem transmitir aos visitantes um pouco de boa vibração! E Pietrasanta, província de Lucca, é uma delas. A cidade é pequena mas cosmopolita. Pietrasanta fica entre os Alpes Apuanos e a menos de 3 Km do mar. É reduto de artistas plásticos, artesãos e escultores, é uma das mais famosas cidades de arte da Itália. Em suas ruas moradores, frequentadores e amantes das artes se encontram para trocar ideias, apreciar e apresentar suas obras, seja ela um livro, um quadro ou um vestido com toque artesanal. Pietrasanta é um caldeirão cultural!
A Piazza Matteotti, na entrada da cidade, e a obra “Guerriero”, de autoria do colombiano Fernando Botero. O artista é muito ligado à cidade e tem inclusive um ateliê na cidade.
História
Pietrasanta tem cerca 25 mil habitantes. De origem romana, foi fundada em 1255 por luca Guiscardo da Pietrasanta, por este motivo o seu nome. O século XV foi de grande importância para Pietrasanta pois foi o período de sua ascensão graças ao mármore. Inclusive foi Michelangelo o primeiro escultor a reconhecer e exaltar a beleza do mármore da região.
Com o surto da malária no séculos XVII e XVIII a cidade sofreu um grande declínio e voltou a reerguer-se graças ao grão duque da Toscana Leopoldo II, que a partir de 1841 iniciou uma campanha para a reconstrução da cidade através da arte criando escolas especializadas na técnica da escultura com o mármore, matéria-prima local. Pietrasanta foi elevada como cidade nobre.
O centro histórico é bem conservado, repleto de galerias de arte e exibições temporárias na praça do Duomo, cuore da cidade. Apesar de pequeno, apresenta muitos monumentos e edifícios históricos.

A fachada em mármore do duomo e a escultura do artista Fabio Viale (verão de 2020)

Interior da catedral de San Martino

O Batistério do Duomo: Oratorio di San Giacinto, na via Garibaldi, a poucos metros da igreja . Foi edificado no início do século 17 e apresenta 2 fontes batismais

Na Piazza Duomo fica a igreja de Sant’Agostino
Outro ponto de interesse é igreja de Sant’Agostino, que tem vista para a praça principal de Pietrasanta, perto do Palazzo Moroni e da Catedral de San Martino, o Duomo da cidade. Junto com o antigo convento em anexo forma o complexo da Igreja de Sant’Agostino, de considerável interesse histórico e artístico. Atualmente abriga a biblioteca municipal e o museu dei Bozzetti, onde são realizados eventos e exposições de arte contemporânea.

O pátio do ex-convento e pátio de Sant’Agostino
O verão é a melhor estação para visitar a cidade, que promove anualmente exposições de artistas de fama internacional não apenas nos museus mas também em suas praças e ruas principais. Este ano a cidade faz uma homenagem póstuma ao polonês Igor Mitoraj, que morreu ano passado e era bastante ligado à cidade. Suas esculturas em bronze estão espalhadas pela pracinha do Duomo, onde o artista adorava circular. São 6 obras em bronze e 2 esculturas em argila.
Lojas de design, ateliês, galerias de arte e boutiques ornamentadas com muita criatividade e bom gosto misturam-se aos inúmeras bares e restaurantes de charme.

Pietrasanta é um destino tranquilo, elegante e uma excelente opção para uma viagem em família. Na pracinha do Duomo muitos artistas de ruas promovem espetáculos nos finais de semana. As crianças se divertem a valer!

Vocação turística – A elegante orla de Marina di Pietrasanta é bonita, organizada e meta requisitada da Versilia durante o verão. Pietrasanta fica a apenas 111 km de Firenze
Para saber mais sobre a Versília, clique aqui.
- Post atualizado em setembro de 2020
Pingback: Grazie a te / Lajatico, a terra de Andrea Bocelli
Pingback: Grazie a te / Versília, litoral badalado na Toscana
Pingback: Grazie a te / O que ver em Pisa - Grazie a te
Olá! Dá pra ir para pietrasanta de trem, saindo de firenze? Obrigada
Oi bom dia, tem sim… são trens regionais e o trajeto dura cerca 1h30. Abraço, Denya
Pingback: Grazie a te / A praia de Marina di Carrara, com areias finas e claras
Pingback: Grazie a te / O precioso e requisitado mármore branco de Carrara