Tenho enorme simpatia por Verona! Pra mim é uma das mais charmosas e românticas cidades italianas, afinal, foi cenário do famoso romance de Romeu e Julieta. Hoje vou contar o que é possível fazer para quem passa 1 dia na cidade:
Caso você esteja na dúvida se vale a pena dar um pulo em Verona, vou te animar e dizer que sim, pois sem dúvidas Verona também vai te conquistar! A cidade é pequena mas muito lindinha, cheia de história, encanto e gente hospitaleira.
Um pouquinho da história de Verona
Por muitos anos a cidade foi controlada pela família Scaligeri (della Scala), uma rica e potente dinastia que governou Verona e grande parte do Vêneto por 125 anos, de 1262 a 1387. Esse foi um período de grande potência política e econômica e de expansão territorial. E graças aos Scaligeri que Verona transformou-se em uma das mais prósperas cidades da região.

Verona vai além da Arena e da Casa de Giulietta. Vou mostrar aqui 7 atrações imperdíveis e alguns cantinhos simpáticos, praças e bodegas de charme. Sugiro que seu ponto de partida seja a famosa Arena, que fica na praça central da cidade, a Piazza Bra:

A Arena é o anfiteatro mais bem conservado do mundo
1) A Arena – A
Arena fica na praça Bra, circundada de restaurantes. Claro, sempre bom evitar lugares tão turísticos. A Arena, onstruida no século I d.c., é o anfiteatro mais bem conservado do mundo. É palco de concertos e óperas e tem capacidade para 30 mil pessoas e é a maior casa de ópera do mundo.
2)Via Mazzini – é a rua do comércio, dos barzinhos e das sorveterias e é fechada ao tráfego de veículos, o que a torna tão peculiar e charmosa. A rua é um calçadão, bem agradável e com ótimas lojas para quem quiser ir às compras e também admirar lindas e luxuosas vitrines.

Uma sorveteria da Via Mazzini

Seja curioso e explore também as ruelas que cortam a via Mazzini. Esse cantinho é uma graça!

A Fonte da Madonna Verona na praça dell’Erbe
3) Piazza dell’Erbe – Muitas ruas que cortam a cidade te conduzem à esta praça cheia de vida! É a praça mais antiga de Verona e na época romana era o centro da vida política e econômica da cidade. A praça é muito animada e diariamente (exceto aos domingos) acontece o mercado de roupas e gastronômico. Um dos locais preferidos dos veroneses e dos turistas, com suas belíssimas construções.

Construída no século 12, a Torre di Lamberti tem 84 metros de altura
4) Piazza Dante /Piazza dei Signori – Com diferentes estilos arquitetônicos de diferentes períodos, a piazza dei Signori, também conhecida como piazza Dante, é uma linda praça bem próxima à Piazza Erbe. Em seu redor existem diversos bares e restaurantes. A praça abrigar o Palazzo Scaligero (ou della Podestà), que é a sede da prefeitura da cidade.

Aqui a gente observa o Arco della Costa, que dà acesso à praça, que traz a estatua de Dante Alighieri ao centro. O maior poeta da lingua italiana já esteve hospedado na cidade
5) Casa di Giulietta – Impossível visitar Verona e não dar um pulo ate à casa de Giulietta , do famoso romance criado em 1520 por Luigi da Porto (sendo a versão mais famosa aquela de Shakespeare). A atração fica na rua Cappello , número 23. A casa foi construída no século 13 e restaurada em 1935. A estátua feita por Nereo Costantini fica no pátio e é bastante disputada, pois dizem que quem passar a mão no seio direito da Giulietta terá sorte no amor. Já imaginaram a disputa para chegar perto da estátua, vero?

A famosa sacada, de onde Giulietta conversava com Romeu
6) Castel Vecchio ou Castelo Velho – é o mais importante monumento militar da dinastia Scaligera. O acesso é gratuito, com a ponte Scaligero que passa sobre o rio Adige, com suas muralhas e seu bem cuidado jardim. No local, desde 1925 funciona o museu Civico (a pagamento), que conta com uma grande coleção de esculturas, pinturas e armamentos.

O Rio Adige, que corta a cidade
7 ) Duomo – Em estilo românico, a Igreja de Santa Maria Matricolare é uma das mais bonitas da cidade. Consagrada em 1187, a igreja fica na praça Duomo e abrange um complexo de edifícios antigos.

E que tal um passeio de trem para conhecer a cidade? O percurso dura cerca de 45 minutos e custa 4 euros. O trenzinho parte da praça Bra e fora o Castelvecchio, o percurso é pela parte moderna da cidade

Em Verona existem muitas igrejas bonitas, como a Igreja Santa Maria in Organo. A igreja, perto do portão de Organo, já existia em épocalombarda e mais tarde tornou-se um importante mosteiro beneditino. Durante a metade do século 15, foram construídas a sacristia e o presbitério.
Na seção
Amici Miei, minha amiga Fabiana Rasseli, que passou uma temporada na cidade, apresentou a cidade e compartilhou várias dicas de restaurantes, locais bacanas e passeios imperdíveis. Confira
aqui.
Conheça Verona com um acompanhante turístico habilitado
Quer fazer um passeio por Verona com acompanhante? Passeio a pé pelo centro de Verona com duração de 04 horas com visita às principais atrações da cidade, como a Casa de Giulietta e a Arena, e também um percurso alternativo, para descobrir uma Verona secreta, passeando por ruelas antigas que ainda conservam as tradicionais bodegas, palácios, pontes e um castelo medieval. Escreva para grazieateblog@gmail.com.
Dica de hospedagem em Verona:
Il Vicolo Residence, situado num prédio do século 17, oferece 6 lindos apartamentos em estilo contemporâneo e com pontuação 9,9. Clique
aqui para ver as fotos e fazer a sua reserva.
Quer ver outros hotéis em Verona? Clique aqui para fazer a sua busca.
Posts que podem interessar:
Como é morar numa cidade onde as pessoas passam férias
O artista Michelangelo
Basílica de San Miniato al Monte
As lojas de luxo em Firenze
Festas medievais na Toscana
Hospedagem em apartamento em Firenze
A região do Mugello, perto de Firenze
Por que os italianos não engordam?
Bicicletas em Firenze
Refeições ao ar livre em Firenze
O parque das tulipas
Os cafés de Firenze
Mercado Central de Firenze
Ponte Vecchio
Anghiari, na Toscana
Olá Denya,
Estou querendo conhecer a Itália em Novembro. Gostaria muito de incluir no meu roteiro a Toscana, porém estou com medo, pois sempre leio que é bom ir de carro para conhecer os vinhedos. Como vou só e estou tirando a carteira de motorista agora (não posso tirar a carteira internacional, pois estarei ainda com a provisória) fiquei com receio de não aproveitar. Tem como aproveitar a região através de trem ou ônibus ?
Adorei seu blog!!! Li alguns posts e amei as dicas!
Oi Aurelia, como vai? Vc poderá fazer muitos passeios de trem ou de ônibus. Eu falo sobre viajar de carro pela possibilidade de poder ir parando… mas em novembro vai estar frio e os passeios ao ar livre são mais limitados. Não se preocupe que vc vai curtir mesmo não viajando de carro. Abraço e um ótimo 2017!!! Denya
Oi Denya
Estou indo px semana, 08/03/17, Roma, Florenca, Siena, Verona, Veneza, uma viagem com marido.
Não conhecia teu blog, e adorei as dicas.
Fora os pontos turísticos, amamos a culinária, mercados, passeios a pé e curtir bons restaurantes.
O que vc sugere, mudando o assunto, lojas de tecidos e bijoux.
Obrigada
Oi Flavia, obrigada pela mensagem! Tenho um post “compras em Firenze” que poderà te ajudar. Ah.. e procure saber onde vai ter os mercadinhos de rua nas cidades que vc vai visitar pois vai encontrar bijoux e peças bem bacanas e exclusivas! Abs e bom passeio,D
Todas as dicas devidamente anotas, é exatamente 24h que tenho para me apaixonar ainda mais por esta cidade.
Obrigada pelas dicas, inclusive, anotei todos os restaurantes que sua amiga indicou no outro post.
Grazie !!
Abraço.
Paula.
Oi Paula,
Não tenho duvidas que vc vai adorar Verona! É uma cidade romântica e cheia de encantos. Divirta-se! Beijos e obrigada pela mensagem carinhosa 😉 D
Pingback: Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana
Pingback: Grazie a te / Dicas para um passeio de um dia em Pádua visitando 10 atrações da cidade
Pingback: Grazie a te / Sirmione, uma das mais lindas cidades do Lago de Garda
Post charmoso Denya, como Verona, adorei ajuda muito quem tem pouco tempo. Muito interessante, também gosto de Verona, a última vez fui no San Valentino e a cidade estava toda vestida de vermelho, cheia de corações e tão romântica. Bj😘
Oi Adri, obrigada pela visita ao blog e adorei saber que vc linkou o post ao teu de San Valentino, grazie tante! Abs, D