Todos os anos passo uma temporada de férias nas proximidades de San Marino, entre a Emília Romanha e as Marcas. E a região é repleta de burgos minúsculos ricos de cultura e história. Hoje vou falar de Verucchio, que pertence à provincia de Rimini, um dos principais balneários da Emília Romanha. Com cerca de 10 mil habitantes, Verucchio é desses tranquilos vilarejos medievais circundado de uma magnífica natureza, onde tudo parece estar devidamente em ordem. Em meio-dia dá pra visitar o burgo, portanto você pode se programar para visitar no mesmo dia a República de San Marino ou San Leo, que ficam bem próximos.
O burgo de Verucchio
Verucchio atingiu sua glória sob a dinastia da família Malatesta. É a cidade natal de “Mastin Vecchio”(Malatesta da Verucchio), que conquistou Rimini em 1295. E era desta nobre família a “Rocca”, a enorme fortaleza circundada de muralhas que fica sobre a colina onde se encontra o vilarejo. Lá de cima a vista é deslumbrante e é possível avistar inclusive as cidades de San Marino e Rimini.
O coração da cidade é a Piazza Malatesta, onde estão as bodegas, sorveterias, barzinhos e lojinhas de artesanato. A praça abriga os prédios comunais, como o Palazzo Giungi (atualmente Morolli) e o neoclássico Palazzo Bedetti.
Difícil imaginar que este pacato burgo foi palco de sangrentas batalhas durante a Idade Média. A cidade foi dominada pela potente família Malatesta, que foram os senhores de Rimini entre 1295 e 1500 e eram os proprietários dessas terras.
Pra vocês terem ideia de como Verucchio é antiga, há 3 mil anos, bem antes dos etruscos, entre os séculos 10 e 7 a.c., na idade do ferro, desenvolveu-se no vale do rio Marecchia uma população conhecida como villanoviani, cujos restos foram conservados no burgo e deram origem a um museu único, que junto com a área das escavações fazem parte do Parque Arqueológico de Verucchio. O Museu Civico Arqueologico fica no convento medieval dos padres agostinianos, ao lado da igreja de Santo Agostinho, que é do século 14.
Rocca Malatestiana – Construída por volta do século 12, a Rocca Malatestiana é uma das maiores e mais bem conservadas fortalezas da família Malatesta, que dominou a Emília Romanha de 1295 a 1500. O principal monumento de Verucchio é também conhecido como Rocca del Sasso.
É possível visitar a parte interna, onde encontram-se os quartos com decorações originais e a Sala Magna, com a imponente árvore genealógica da família Malatesta. Não deixem de visitar a fortaleza. Os ingressos custam 4,50 adultos e 3 euros crianças. Confira os horários de abertura clicando aqui.
Distâncias:
Rimini – 16 Km
San Marino– 10 Km
San Leo – 12 Km
Posts que podem interessar:
Hospedagem em apartamento em Firenze
A região do Mugello, perto de Firenze
Por que os italianos não engordam?
Refeições ao ar livre em Firenze
'O burgo medieval de Verucchio' have 4 comments
1 de setembro de 2018 @ 17:47 Grazie a te / Santarcângelo di Romagna, burgo cool e moderninho da Emília Romanha
[…] Verucchio – 14 Km/ 15 minutos […]
30 de novembro de 2018 @ 11:03 Grazie a te / O burgo medieval de Gradara, cenário do amor entre Paolo e Francesca
[…] Verucchio – 43 km […]
22 de agosto de 2019 @ 23:23 Grazie a te / O burgo medieval de Montefiore Conca e a Rocca Malatestiana
[…] Verucchio […]
24 de setembro de 2020 @ 09:53 Grazie a te / Os coloridos murales que colorem o burgo medieval de Saludecio
[…] Verucchio – 47 Km […]