Montefioralle, que pertence à cidade de Greve in Chianti, é provavelmente um dos mais antigos vilarejos do Chianti. O burgo é minúsculo e conserva até hoje parte das muralhas originais que o circundam.

Até 1630 o nome do burgo era Monteficalle
Com cerca de 100 habitantes, Montefioralle, localizado sobre uma colina, fica a apenas 2 Km de Greve e é circundado de plantações de azeitonas e uvas, afinal, estamos na famosa e encantadora região da Toscana, meta desejada não apenas pela beleza da paisagem mas também pelos excelentes produtos locais, como o vinho e o azeite.
Durante a Idade Média era um dos centros militares e administrativos mais importantes da região. Os primeiros núcleos habitacionais referem-se ao ano de 1085, com as famílias Ricasoli, Benci, Gherardini e Vespuci. Inclusive muitos relatos dizem que o navegador fiorentino Américo Vespúcio passou parte de sua infância em Montefioralle.
Montefioralle é um pequeno e muito bem preservado burgo medieval com poucas ruas circulares. Posicionado no alto de uma colina, era importante ponto durante as guerras entre Firenze e Siena.
O vilarejo desenvolveu-se em volta ao antigo castelo e é dali que partem suas poucas vielas estreitas que constituem o burgo, com construções em pedra e algumas torres de aspecto medieval.
Montefioralle é o destino ideal para quem busca um lugar tranquilo para passear. Não há muitas atrações na cidade, mas para quem gosta de vivenciar o ritmo de um burgo pacato e quiser ter a possibilidade de bater um papo com os moradores, grande parte constituído de pessoas mais idosas, vale muito a pena a visita! Não circulam carros pelo vilarejo, o que torna o passeio ainda mais interessante. Você vai se divertir ao caminhar por suas ruas com chão de pedra e descobrir as passagens secretas sob os arcos em pedra e admirar o capricho dos moradores com suas casinhas, adornadas com vasinhos floridos e plantas.




Montefioralle apresenta construções em pedra e vielas estreitas enfeitadas por flores e plantas




A pracinha que dá acesso à igreja
No ponto mais alto fica a igreja de Santo Stefano, reconstruída nos séculos 17 e 18. Atrás do altar, o quadro Trinità e Santi, do século 15. Outra famosa obra é Madonna con bambino, atribuída ao Maestro di Monteioralle identificado por alguns estudiosos como Meliore di Jacopo e data do final do século 13.




A igreja de Santo Stefano, padroeiro da cidade
Como chegar:
Não há estação de trem em Montefioralle. Para chegar até o vilarejo é preciso pegar um ônibus Sita até Greve e de lá pegar um táxi ou percorrer o caminho a pé, são 2,4 Km. De Montefioralle até Siena são 45 Km e 33 até Firenze.
Eventos em Montefioralle:
Festa delle Frittelle- acontece no primeiro domingo depois de San Giuseppe (março)
I Vini del Castello- no mês de maio
'Montefioralle, no Chianti Classico' have 5 comments
28 de novembro de 2018 @ 08:50 Grazie a te / O artista Michelangelo, suas obras, segredos e curiosidades
[…] Montefioralle, no Chianti Classico […]
7 de janeiro de 2019 @ 22:53 Grazie a te / Dicas super práticas e importantes para facilitar a sua viagem à Firenze
[…] Montefioralle, no Chianti Classico […]
27 de fevereiro de 2019 @ 09:35 Grazie a te / Uma farmácia que cura com livros
[…] Montefioralle, no Chianti Classico […]
27 de fevereiro de 2019 @ 09:37 Grazie a te / Sabem qual a região da Toscana compreende o Chianti Classico?
[…] Montefioralle, no Chianti Classico […]
1 de março de 2019 @ 08:18 Grazie a te / A papelaria Il Papiro de Firenze, uma boutique de papel
[…] Montefioralle, no Chianti Classico […]