Uma das minhas igrejas prediletas de Firenze é a de San Salvatore in Ognissanti, localizada na praça homônima, no centro histórico da cidade e a poucos minutos da piazza de Santa Maria Novella. A Igreja de Ognissanti, isto é, de Todos os Santos, é pouco conhecida mas reúne verdadeiros tesouros artísticos. Seu interior é ricamente decorado, com obras de Giotto, Taddeo Gaddi, Botticelli e Ghirlandaio. A igreja franciscana tem sua história ligada à família de Américo Vespucio, que a patrocinou. Veio daí o nome de Baía de todos os Santos (Bahia), por onde Vespúcio passou em 1501.

A igreja franciscana foi edificada em 1251 e fazia parte do complexo do convento dos “Umiliati”. No ano de 1571 os Umiliati foram substituídos pelos franciscanos, que expandiram o complexo com dois claustros, novos altares e reconstruíram a fachada




Na fachada, terracota vitrificada, atribuída a Benedetto Buglioni
A igreja fazia parte do complexo do convento fundado em 1251 pelos Humilhados, ordem que se dedicava à pobreza e ao trabalho. Vindos da Lombardia, chegaram em Firenze no ano de 1239 e se estabeleceram incialmente fora da cidade e depois estenderam as propriedades ao burgo, onde construíram a igreja e o convento. O complexo foi terminado em 1260.




A igreja inicialmente fazia parte dos “Umiliati”, congregação religiosa que se dedicou ao trabalho com a lã, entre os séculos 13 e 15, que foi a principal atividade comercial de Firenze




O interior da igreja. A ordem dos Humilhados, dedicava-se não apenas à prática religiosa mas também ao comércio e negócios
A região era apropriada ao trabalho com a lã devido à proximidade do Rio Arno e a formação do canal, que garantia energia hidráulica para os moinhos. Foram os freis que impulsionaram o setor com sua experiência no manuseio e tingimento da lã e contribuíram para o crescimento urbano na região, que começou a girar em torno das atividades da igreja, especialmente no que diz respeito aos artesãos. Devido ao prestígio que alcançaram , os Humilhados foram convidados para ocupar importantes cargos públicos. A igreja passou a receber obras importantes, graças sobretudo à contribuição das famílias de prestígio do bairro.




Logo depois da chegada à Firenze, os freis adquiriram um terreno próximo ao Rio Arno, favorável ao processo de fabricação. A igreja fica próxima ao Lungarno
Durante o século sucessivo os Humilhados reduziram de número e começaram a perder prestígio, tanto que em 1571, por vontade de Cosimo I de’ Medici, cederam o mosteiro aos franciscanos. O complexo foi restaurado, foram construídos dois claustros e a igreja foi consagrada em 1582 recebendo o nome de San Salvatore ad Ognissanti .




A igreja é pequena e lindamente decorada, com obras de Giotto, Ghirlandaio, Taddeu Gaddi e Sandro Botticelli




San Girolamo, realizado por Domenico Ghirlandaio provavelmente em 1480




Madonna della Misericordia (1474-1477), de Ghirlandaio




Obra de Sandro Botticelli, Sant’Agostino nello studio, realizada por volta de 1480
No século 15, Sandro Botticelli (que está enterrado na igreja) e Domenico Ghirlandaio, nomes de grande expressão do Renascimento italiano, trabalharam em Ognissanti. Ghirlandaio havia sido contratado pela família Vespucci, que eram aliados dos Médici e da qual fazia parte o famoso Américo, navegador que deu seu nome à América. Sob encomenda da família, Ghirlandaio afrescou uma Pietà e uma Madonna della Misericordi, San Girolamo e também a Última Ceia, no refeitório do convento.
Na igreja está a capela da família Vespucci, localizada ao longo da parede direita da nave da igreja e que contém afrescos realizados por Ghirlandaio (1448-1494) por volta do ano 1470 e a obra La Pietà e la Madonna della Misericordia, que acolhe sob o seu manto os membros da família Vespucci, como Simonetta Vespucci, a musa de Sandro Botticelli (1445- 1510) e diva do Renascimento. Foi casada com o banqueiro Marco Vespucci, primo de Américo, cuja família era ligada aos Medici, poderosa família de mecenas.




Túmulo Simone Vespucci, filho de Piero, morto em 1400 e fundador do Hospital de Santa Maria da Humildade, chamado depois de San Giovanni di Dio (conhecido como Torregalli)




Capela do Santissimo Sacramento, com obras de artistas como Giuseppe Pinzani, Matteo Rosselli e Ranieri Del Pace




Dessa porta à direita temos acesso ao claustro, com visitas apenas às segundas e sábados pela manhã
Uma das obras mais importantes da igreja é o Crucifixo realizado por Giotto di Bondone por volta de 1315. Até poucos anos atrás, o Crucifixo foi considerado um trabalho realizado por algum parente de Giotto. Depois de uma cuidadosa restauração foi possível atribuir ao artista a autoria do trabalho, colocado em destaque, do lado esquerdo do altar.




Perto do altar, o crucifixo de Giotto
O túmulo do artista florentino Sandro Botticelli (1445-1510) fica na capela di San Pietro de Alcantara, nas capelas posicionadas do lado direito do altar. Botticelli é autor das obras Primavera e O Nascimento de Venus, expostas no Museu Uffizi.




Local onde fica o túmulo de Sandro Botticelli
Convento
A construção do convento, assim como da igreja, iniciaram em 1250 pelos Humilhados, que obtiveram obras de altíssima qualidade. Do claustro do convento, repleto de afrescos de Jacopo Ligozzi e outros pintores que contam a histórias da vida de São Francisco, é possível ter acesso ao refeitório, que abriga a obra-prima o Cenacolo, realizado por Ghirlandaio em 1480. A obra não é mais de propriedade dos freis e da igreja, mas sim do Ministério dos Bens Culturais.




A obra Madonna col Bambino, Nanni di Bartolo, realizada entre 1420 e 1423




A Última Ceia, obra de Ghirlandaio realizada em 1480, visitável apenas às segundas e sábados pela manhã.
O convento foi eliminado em 1866 e 2m 1923 passa a sediar o quartel dos Carabinieri. Em 1885 os franciscanos retomaram parte da antiga sede.
É possível visitar o claustro e a obra de Ghirlandaio às segundas e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Igreja de Ognissanti
Piazza Ognissanti, 42 – Firenze
Entrada gratuita
Horários
Manhã: 9:30 às 12:30 (fechada às quartas pela manhã)
Tarde: 16 às 19:30
Posts que podem interessar:
Hospedagem em apartamento em Firenze
Rafting no Rio Arno em Firenze
Perfumaria Santa Maria Novella
Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
Quando o melhor remédio é a leitura
'A Igreja de Ognissanti de Firenze' have 3 comments
1 de março de 2020 @ 18:40 Grazie a te / Um passeio por Borgo Ognissanti, centro histórico de Firenze
[…] dos maiores atrativos nesta região para os turistas é sem duvida a Igreja Ognissanti, isto é, de Todos os Santos, que fica na praça homônima (e que deram o nome à rua). Na igreja […]
4 de novembro de 2020 @ 17:09 Grazie a te / Florença menos conhecida, uma relaçao de atrações na cidade
[…] Igreja de Ognissanti – A igreja de Todos os Santo guarda preciosos tesouros artísticos em seu interior, que é ricamente decorado, com obras de arte realizadas por Giotto, Taddeo Gaddi, Botticelli e Ghirlandaio. A igreja franciscana tem sua origem ligada à família do navegador Américo Vespúcio, que a patrocinou. Em seu interior os túmulos de nomes prestigiosos como Américo Vespúcio e Simonetta Vespúcio, a musa de Sandro Botticelli, que também foi enterrado no local. […]
15 de março de 2025 @ 16:43 Grazie a te / O Cenáculo de Ognissanti, obra-prima de Ghirlandaio
[…] século 17 representando as Histórias da Vida de São Francisco. O convento fica ao lado da igreja de Ognissanti, na Praça de Ognissanti, e a entrada é gratuita. Igreja e Convento de Ognissanti […]