Um dos mais célebres artistas da street art do cenário florentino é o francês Clet, que tem ateliê no Oltrarno. Ele modifica sinais de trânsito através de simples adesivos, reinterpretando-os de forma irônica.
Atista de origem francesa radicado na Itália, Hopnn, que mora em Roma, também decorou algumas ruas de Florença. Ele coloriu a rua Borgo Stella de branco, preto e vermelho com personagens da família Medici.
Nos últimos anos o artista toscano Exit Enter divulgou pela cidade seus personagens estilizados que são notados e apreciados pelo público nas ruas. É quase impossível não ter notado suas obras de “homenzinhos” por Florença. Ele retrata cenas simples, símbolos de entrada e saída de um mundo de possibilidades ou, simplesmente, metáforas de fuga da realidade.
Seus desenhos invadiram a cidade com as palavras “free”, “exit” e “lost”, sempre em preto e vermelho. O artista manifesta-se de acordo com o que percebe sobre ambiente circundante e de acordo com seu estado emocional.
E caminhando por Florença prestando atenção também nos muros, não é dificil se deparar com as obras de Lediesis, que também faz mistério sobre sua identidade, que provavelmente é constituído por um pequeno grupo de amigos. Em suas obras pela cidade, os artistas anônimos homenageiam mulheres dando-lhes superpoderes. As heroínas transbordam emancipação, independência e consciência.
As obras assinadas Lediesis falam por si e contam a história de protagonistas da cultura contemporânea que se tornaram heroínas, exibindo o inconfundível “S” no peito, que é símbolo do Super-Homem e dando uma piscadinha de olho para o observador, para capturar a atenção de quem passa diante de suas obras.
Infelizmente algumas manifestações são abusivas e representam uma dor de cabeça para a cidade, que constantemente precisa pintar os muros para evitar poluição visual. Mas a arte urbana nos faz refletir e transmite mensagens sociais importantes. Você prefere que as expressões artísticas se limitem aos espaços fechados dos museus ou admira a Street art à ceu aberto?
Posts que podem interessar:
Qual a melhor época do ano para visitar a Italia?
Menu do dia- dicas para não gastar muito
Aperitivo, happy-hour à italiana
A Basílica de Santa Maria Novella
'A street art em Florença' have 1 comment
1 de outubro de 2024 @ 18:46 Grazie a te / As janelas infantis, ou finestrelle dei bambini, que temos em Florença
[…] A street art em Florença […]