Tem algo de muito especial em Civita di Bagnoregio. Talvez o fascínio desse burgo, que parece suspenso no Vale do Calanchi, é porque sabemos que ele pode desaparecer. Conhecida como “a cidade que morre”, uma pequena fração do município de Bagnoregio, na província de Viterbo, é um dos destinos turísticos mais famosos de Tuscia, na Itália.
Posicionado numa falésia, o acesso à cidade é feito apenas através de uma ponte de concreto armado de 300 metros de comprimento, que foi construída em 1965. Mas por que o lugar é conhecido como “a cidade que morre”? Porque o vilarejo perde cerca de 7 cm por ano devido à erosão. A cidade, fundada pelos etruscos há 2500 anos, atualmente conta com apenas 11 habitantes.




Civita di Bagnoregio fica no maravilhoso Vale do Calanchi, a 443 metros de altitude. A cidade, localizada sobre uma colina, é um belo exemplo de vilarejo medieval, que surgiam no topo das montanhas por questões defensivas




Os gatinhos são famosos aqui no burgo. Vocês vão encontrar centenas deles!!!!
O encantador vilarejo fica ao norte da região do Lazio, província de Viterbo, quase fronteira com a Úmbria, entre Roma e Firenze. Civita di Bagnoregio é considerado um dos mais belos burgos da Itália e todos os anos é visitada por centenas de milhares de pessoas de todo o mundo para admirar sua aparência atemporal e vivenciar sua atmosfera mágica! E uma curiosidade para os brasileiros, em Civita foram gravadas cenas da novela global Esperança, com Reynaldo Gianecchini e Priscila Fantin, além de o filme Pinocchio, dirigido por Alberto Sironi em 2009.




Civita di Bagnoregio é ameaçada por deslizamentos de terra e erosão do solo. Esta é a ponte que nos conduz até a entrada do burgo tem 300 metros de comprimento
Porta Santa Maria é hoje o único acesso à vila. Depois da travessia da ponte, é por ali que passamos para começarmos a explorar o burgo. E para acessar o centro de Civita, os visitantes devem pagar uma pequena taxa de entrada (5 euros), que permite à administração municipal realizar obras de restauração e estabilização e manter a vila aberta aos visitantes.




A Porta Santa Maria




Você pode perceber a atmosfera de outros tempos caminhando por seus becos estreitos e admirando a arquiteta medieval




A vila remonta ao final da Idade Média e, desde então, permaneceu quase intacta, dando a este lugar a aura fascinante de um lugar onde o tempo parou
Civita di Bagnoregio tem apenas 11 habitantes por causa da precária condição estrutural que acabou esvaziando a cidade. Nos últimos anos várias casas foram reformadas e, na temporada de verão costuma abrigar artistas e turistas estrangeiros. Civita está passando por uma nova fase de desenvolvimento, graças ao turismo , mas ao mesmo tempo tornou-se necessário controlar o acesso de pessoas para não danificar o equilíbrio frágil das estruturas antigas.




A Piazza di San Pietro. Este é o local que nos recebe assim que adentramos o pequeno burgo
O coração do burgo e local mais movimentado do vilarejo é a praça San Donato que abriga a igreja de San Donato e o Palazzo Alemanni, sede do Museo Geologico e delle Frane. Interessante é que a praça não é pavimentada, mas há uma espécie de terra bem dura no chão, o que nos dá a sensação de uma volta ao passado de uns 300 ou 400 anos.




A igreja de San Donato. Segundo a tradição a igreja é do século V e é de origem romana
Entre as atrações principais, podemos citar a Grotta di San Bonaventura que certamente é um símbolo da cidade de Civita di Bagnoregio e o lugar onde, segundo uma história mítica, a cura milagrosa de uma criança – o pequeno São Boaventura – aconteceu pela mão de Sao Francisco, que ficou nesta caverna por alguns dias enquanto ajudava a criança. Segundo a antiga lenda, após a cura, São Francisco dirigiu-se à criança dizendo “Bona Ventura” e, uma vez que a criança chegou à idade adulta, entrou na ordem dos Franciscanos com o nome de Boaventura. A caverna, na verdade uma antiga tumba etrusca, está aberta aos turistas para uma visita.
Antica Civitas é um pequeno museu em uma caverna etrusca no centro de Civita di Bagnoregio. No interior, estão expostas as ferramentas clássicas da vida camponesa, como as prensas para preparar azeite e vinho, potes antigos, pás e outras ferramentas antigas de trabalho. O ingresso custa 1 euro para adultos (grátis para crianças).




Grutas subterrâneas. Escavações e vestígios que datam de época etrusca e romana
Nós ficamos hospedados no vilarejo vizinho de Bagnoregio, que é pequeno e muito gracioso. Fizemos todos os passeios à pé. Fizemos o percurso da casa onde ficamos hospedados até a entrada do vilarejo de Civita di Bagnoregio numa caminhada de 20 minutos.




A Porta Albana em Bagnoregio
Posts que podem interessar:
10 burgos medievais da Toscana
Enoturismo, para os apreciadores de vinho
10 burgos medievais da Toscana
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
O Museu degli Innocenti de Florença
'O burgo de Civita di Bagnoregio' have 1 comment
26 de janeiro de 2022 @ 18:03 Grazie a te / Um passeio por Orvieto, maravilhoso burgo da Úmbria
[…] fica a apenas 23 Km de outro lindo burgo medieval , Civita di Bagnoregio, conhecida como “a cidade que […]