Recentemente participei da degustação de espumantes, ou bollicine, promovida pela enoteca Signorvino de Firenze, que acaba de criar a School of Wine, oferecendo lições básicas para quem quiser aprender noções sobre vinho de forma simples e divertida.

Os espumantes, que variam dos mais secos aos mais doces, podem acompanhar todos os pratos. Existem opções para serem harmonizadas do tira-gosto ao dolce
O Signorvino, com posição privilegiada, é um restaurante-enoteca com uma convidativa varanda panorâmica a poucos passos da Ponte Vecchio, circundado de maravilhosos predios históricos à beira do Arno, como a Galleria degli Uffizi.




O vinho espumante borbulha graças à significativa quantidade de dioxido de carbono. Dica importante para os apreciadores de espumantes: jamais balancem a taça!
Espumantes – Os espumantes são chamados de bollicine aqui na Itália. Os espumantes são vinhos que sofrem 2 fermentações naturais. A primeira fermentação alcoolica, comum em todos os vinhos, é a que transforma o açúcar da uva em alcool, enquanto que a 2ª, responsável pela formação de bolhas, ocorre dentro da própria garrafa (Clássica ou Champenoise) ou em tanques de inox (Charmat).




Jornalistas e blogueiros que participaram da degustação de espumantes
Começamos com Ferrari Perle’ Chardonnay pureza 2009 para um brinde na varanda. Depois nos acomodamos na saleta interna para o início das degustações, conduzidas por Irene e Sandra.




Experimentamos espumantes do Veneto, Lombardia e Trentino, famosas regiões produtoras da bebida.




O Valdobbiadene Prosecco Superiore di Cartizze, Cuvèe Viviana, foi harmonizado com a burratina da Puglia com tomatinhos. Depois passamos ao Franciacorta Brut, de Gatti, com Robiola dei Lessini, queijo de cabra e enroladinho de abobrinha.




Prosseguimos com o Franciacorta Satèn, de Castello Bonomi, servido com flores de abóbora frita e a vellutata, uma deliciosa sopa de abóbora. Para acompanhar a tartare de carne, um Trento Doc “Bouquet Nature”, de Pedrotti.




*As datas do curso School of Wine, sempre às 20h, são as seguintes:
14 dezembro – Vinho Branco
18 janeiro – Vinho Tinto
15 fevereiro- harmonizaçao vinhos e comida
Degustação com 4 taças e finger food no valor de 35 euros.
Reservas e informações, através do email firenze.pontevecchio@ signorvino.it
Signorvino
Via dei Bardi, 46 r
Firenze
Posts que podem interessar:
Como transportar vinhos na mala
Hábitos alimentares dos italianos
Achados de supermercado na Itália
'Espumantes, do tira-gosto ao dolce' has no comments
Be the first to comment this post!