Esquiar na Toscana

Tem gente que se surpreende ao saber que é possível esquiar na Toscana. É  que geralmente associam a região às paisagens com suas suaves colinas verdes, burgos medievais e cidades de arte.  Mas a Toscana é também um ótimo destino para quem curte turismo esportivo.  Mostro aqui a estação da Doganaccia,  uma fração de Abetone Cutigliano, na província de Pistoia.

doganaccia

Estivemos na Doganaccia em meados de março, no final da temporada de neve

Doganaccia –  A Doganaccia, província de Pistoia, é uma importante estação de esqui doa região central dos Apeninos e apresenta uma excelente estrutura não apenas para quem é fera, mas para a toda a família, pois possui pistas excelentes também para principiantes.  Com 15 quilômetros de pistas de esqui, a Doganaccia fica na cidade medieval de Cutigliano, a uma altura de cerca 1500 de altitude.  Já estive outras vezes e sempre utilizo o teleférico que sai do burgo e nos leva até a ponta Croce Arcana.

esqui

A Doganaccia é repleta de atividades kids friendly. E não a opção não é apenas o esqui, mas possui pistas para o slittino (esquibunda), prancha e snowboard e muitos percursos nos bosques que circundam suas montanhas.  Para dar uma mãozinha na hora da subida, existem 6 k de percurso dotados de skilift.

esqui

A estação do Abetone é a meta principal quando o assunto é esqui mas existem outras localidades para a prática do esqui na Toscana, como apeninos pistoiese, Monte Amiata, Zum Zeri, Lunigiana, Garfagnana e Alpes Apuanos, além da Doganaccia.

esqui-crianças

esqui

E tem quem se arrisca também em bicicleta

Quanto se gasta?

Se não tiver as roupas apropriadas para esquiar não se preocupe, você pode alugar em um dos 2 locais fornecem equipamentos (um fica perto do teleférico, na chegada, e o outro perto do restaurante).   Veja nesta tabela os valores que vigoram para alugar o equipamento:

doganaccia

A lição de esqui para uma pessoa custa 26 euros e para 2 pessoas 30 euros (1 hora). Aulas de esqui são disponíveis para adultos e crianças.

Valor do teleférico de Cutigliano até a estação –  ida e volta adulto  10 euros e crianças de 7 a 10 anos pagam 8 euros.  Funciona das 8 às 17h30 com saida a cada meia hora. Das 13.50 às 14 fechado para almoço.

doganaccia

Um mapa apresenta os percursos indicando as pistas. Nessa região fica o belissimo lago Scaffaiolo, onde já estive durante o verão. O percurso panorâmico de teleférico até a estação dura 8 minutos

 

cutigliano

O burgo de Cutigliano é pequeno mas oferece opções boas gastronômicas

 

Onde pernoitar

Cutilgliano– Uma boa pedida é pernoitar em Cutigliano, centro histórico da montanha pistoiese. O teleférico conecta o  burgo de Cutigliano e vai até a estaçao de Doganaccia. Cutigliano é um vilarejo com cerca de 1.700 habitantes e a 733 metros acima do nível do mar.  Ali existem algumas pensões e hotéis bem simples onde voce pode pernoitar. Turismo mais lento e tranquilo, não apresenta muitas opções . tesouros e riquezas pouco conhecidos.

cirigliano

cutigliano

Igreja di Madonna della Piazza

 

comune-cutigliano

Edificado no século 14, o Palazzo Pretorio ou Dei Capitani della Montagna, comune da cidade, visto da Loggia della Giustizia

Post relacionado:

Pistoia- Capital Italiana da Cultura de 2017

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Esquiar na Toscana' have 6 comments

  1. 13 de outubro de 2017 @ 16:13 jef

    estou indo final de ano pra Toscana e adorei a dica de Doganaccia. Vou com ceteza passar um dia por la…
    obrigado pelas dicas

    Reply

    • 13 de outubro de 2017 @ 18:32 Denya Pandolfi

      Oi Jef, tudo bem? Espero que vc curta bastante! Depois conte sobre a tua experiência por lá. Abraço e obrigada pela visita! Volte sempre 😉 Denya

      Reply

  2. 25 de novembro de 2018 @ 20:27 Fabiana

    Oi Denya, tudo bem?
    Adoro seu blog e estou planejando uma viagem em grupo para a toscana, no natal do próximo ano. Fiquei empolgada com a estação que vc cita no texto, em Garfagnana. Vc saberia me dizer qual o nome? Porque busquei em vários lugares e não acho. Seria muito interessante para mim, pois trata-se da cidade onde minha mãe nasceu…
    Beijinhos

    Reply

    • 9 de dezembro de 2018 @ 18:37 Denya Pandolfi

      Oi Fabiana, como vai? Citei algumas localidades mas não conheço todas. Em Garfagnana, vc tem Casone di Profecchia e Passo delle Radici, por ex. Que legal saber q sua família é dali! bom passeio e divirta-se bastante. abraço, D

      Reply

  3. 10 de fevereiro de 2019 @ 21:46 Amanda Orsini

    Ola Denya, boa noite!
    Estou indo em março para Florença e gostaria de ir ate algum lugar com neve para minhas filhas (6 e 11 anos) conhecerem! Já vi que Albetone fica perto e tem muita neve rs. Só que não queremos esquiar, somente brincar na neve, com treno ou o famoso esquibunda. Em Doganaccia consigo isso? A pista por lá também é paga? Tem treno para alugar? Bjus e obrigada

    Reply

    • 18 de fevereiro de 2019 @ 11:44 Denya Pandolfi

      Buongiorno Amanda, como vai? Na Doganaccia tem loja que aluga equipamento de esqui. Se as crianças querem brincar um pouco você pode ficar numa área onde não é necessário pagar. Bom passeio, divirtam-se! Denya

      Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.