Lazise, no Lago de Garda

Lazise é uma das metas mais procuradas do Lago de Garda.  Visitei a cidade neste verão pela primeira vez e  pude comprovar toda a fama do lugar!  A bela Lazise, localizada na margem sudeste do Lago, é um dos centros turísticos mais importantes da região e dentre os fatores que ajudam a  manter elevada essa posição na preferência dos visitantes estão   elementos históricos de valor arquitetônico representados por muralhas, torres, portões e pelo castelo, além , é claro,  de sua  excelente estrutura turística e a grande quantidade de restaurantes, lojas e atividades esportivas, principalmente aquáticas.

Na Idade Média, Lazise foi o primeiro município livre de Garda e no século 10 foi um dos centros comerciais mais ricos de toda a região

Vale lembrar  que o clima ameno do lago de Garda favorece o cultivo de dois produtos importantes: azeitonas e uvas! Inclusive nos arredores da cidade a gente pode admirar as plantações dessas 2 culturas. Portanto, você pode imaginar que estamos falando de um local do Vêneto onde come-se e bebe-se muito bem!

 

O nome Lazise deriva do latim “lacus” , que significa vilarejo lacustre

 

Porta San Zeno, uma das portas que dão acesso ao vilarejo

 

O centro histórico  é cercado pelas muralhas do castelo que remontam ao século 9, quando os habitantes da vila ergueram as primeiras defesas para se proteger das invasões. O imponente castelo, com seis torres e passarelas cercadas por ameias, foi restaurado no século 13 pela Senhoria Scaligera. Os muros defensivos com suas 3 portas  estão intactos: Porta del Lion, Porta San Zeno e a Porta Cívica ou Porta Cansignorio.

 

Nos séculos 13 e 14 Lazise foi a terra dos Scaligeri de Verona que a cercaram com muralhas com torres e construíram a fortaleza e o cais

A fortaleza Scaligera, com suas defesas com ameias, atualmente é de propriedade da família  Bernini.  O castelo está cercado por um lindo parque e o que resta do antigo castelo Scaligero está incluído no recinto da Villa Buri,  mas que não é possível visitá-lo porque ainda é habitado.

Construções seculares como portas e torres  ajudam a manter intacto o charme da cidade portuária do passado. Esta é Porta del Lion

Lazise, fundada pelos antigos romanos, é considerada o município mais antigo da Itália.  Embora eu  tenha passado apenas um dia no local, consegui absorver e aproveitar toda a deliciosa atmosfera que  impera no lugar.  Lazise é muito aconchegante e  de longe seus prédios coloridos lembram  um vilarejo de pescadores, mas basta caminhar pela cidade para perceber a elegância que impera nesse charmoso  vilarejo, com  construções medievais, barzinhos e bistrôs graciosos, com mesinhas dispostas ao ar livre, por onde circulam sem pressa locais e turistas.

 

O  charmoso centro histórico  é composto por ruas estreitas, vielas e praças que levam ao passeio à beira do lago e à praia onde os barcos ficam  ancorados.

Atrás do portão da cidade fica a Piazza Vittorio Emanuele II, pavimentada com mármore e repleto de lojas e restaurantes

Edificada provavelmente no século 12, a igreja dei Santi Zenone e Martino foi consagrada em 1888

 

A igreja de San Nicolò, uma pequena jóia do século 12 fica bem próxima ao porto e foi dedicada a San Nicolò, protetor de navegadores

 

O Lago de Garda é o maior e mais famoso lago da Itália

 

Lazise está localizada a apenas 24 km da cidade de Verona e a poucos minutos de outra joia de cidade: Sirmione. Perto de Lazise existem outras localidades onde você pode passear, como  Bardolino, Punta San Vigilio e Peschiera del Garda, ou então optar por um passeio de barco até Riva del Garda  em Trentino.

 

Posts que podem interessar:

Carrara, a cidade do mármore

O conceito do slow travel

O que fazer em Firenze num dia de chuva

A Síndrome de Stendhal

Portas italianas

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

Os oratórios nas esquinas de Firenze

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Lazise, no Lago de Garda' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.