O grande artista Raffaello Sanzio está entre os mais famosos mestres do Renascimento. Rafael, o artista de tantas madonas com semblante doce e traços perfeitos, nasceu em 1483 na cidade de Urbino, na região das Marcas e em 2020 o mundo celebra 50o anos de sua morte. Rafael morreu no dia 6 abril, dia do seu nascimento, quando havia apenas 37 anos.

Raffaello Sanzio, um dos maiores intérpretes da beleza, nasceu na cidade de Urbino em 1483. Este é o mais famoso auto-retrato do artista, realizado entre 1504 e 1506
Rafael ficou órfão de mãe aos 8 anos. Talvez seja por isso que, apesar de jovem, Rafael fosse capaz de transportar para suas telas uma forte carga emocional que muito provavelmente por esse motivo um dos temas favoritos tenha sido as madonas.




Obra “Madonna del Cardellino”, ou Madona do Pintassilgo, de 1506, no museu degli Uffizi. Foi realizada quando Rafael vivia em Firenze
Rafael Sanzio possuía uma incrível capacidade para desenho. Era o pintor da técnica, da execução impecável. Iniciou sua formação atuando com seu pai, o artista Giovanni Santi, que havia a sua própria bodega artística e era pintor da Corte de Urbino, onde trabalhava para Federico di Montefeltro. Entre os anos de 1491 e 1494 atuou na oficina do pai, que foi seu grande incentivador. Ali começou a estudar desenho e perspectiva, manifestando grande talento. Quando Rafael havia apenas 11 anos, perdeu também o pai e passou a ser cuidado pelo tio.




Na Sala di Giove no Palazzo Pitti, a obra La Velata




La Velata (1515-1516), em exposição no Palazzo Pitti
Quando Rafael era adolescente mudou-se para Perugia, na Úmbria, uma cidade que foi muito importante para a sua formação como artista. O seu aprendizado aconteceu na bodega di Pietro Vannucci, conhecido como Il Perugino, um dos mais ilustres artistas do século 16. Rafael demonstrou ser talentoso e antes mesmo de completar 18 anos recebeu encomendas para a realização de obras de importantes senhores da região. Foi nessa época que também conheceu Pinturicchio, outra figura importante no panorama artístico do período.




Retrato de Maddalena Doni




Os retratos de Maddalena e do marido Agnolo Doni
Aos 21 anos resolveu mudar-se para Florença, onde viviam Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Em Florença, ele conheceu muitos artistas contemporâneos e a atmosfera da cidade contribuiu para definir seu estilo único. Rafael viveu 4 anos na cidade e entre os anos de 1504 e 1508, as três maiores expressões do Renascimento viveram na mesma cidade. Os anos florentinos foram muito importantes para o artista. Graças ao seu estilo e traços distintivos únicos em suas obras, Rafael se destaca.




Elisabetta Gonzaga, esposa de Giudubaldo da Montefeltro. A obra foi provavelmente realizada entre 1503 e 1506
Em 1508 Rafael mudou-se para Roma com a incumbência de afrescar os aposentos papais, à convite do papa Giulio II, que havia iniciado um projeto de reforma do Vaticano e de toda a cidade de Roma, convocando grandes artistas, dentre os quais Michelangelo. Mesmo após a morte do papa Giulio II, em 1513, Rafael continuou em Roma e também atuou para seu sucessor, o papa Leone X, Giovanni de’ Medici, filho de Lorenzo, O Magnífico. Ficou na cidade do Vaticano por quase 12 anos e realizou diversos desenhos e afrescos. Rafael foi também um arquiteto inovativo. Depois da morte de Bramante, em 1514, assumiu as obras da Basílica de São Pedro e das galerias do Vaticano. Além de trabalhos no Vaticano, atuou também na decoração de Villa Farnesina e como arquiteto na Capela Chigi, na Basílica de Santa Maria del Popolo em Roma, sob encomenda do rico banqueiro sienese Agostino Chigi.




Desenhada por Rafael, a Capela Chigi, em Roma (foto divulgação)




Uma de suas mais famosas obras, a Madonna Sistina ( ou Madonna de San Sisto), realizado entre 1513 e 1514, fica na Pinacoteca dos Mestres Antigos, em Dresden, na Alemanha (foto divulgação)




A obra Madonna della Seggiola (1514), em exposição na Galleria Palatina no Palazzo Pitti de Firenze




La Fornarina (1518-1519), exposta no Palazzo Barberini em Roma. Rafael retrata nessa obra Margherita Luti, amante e musa inspiradora, provavelmente o seu único amor verdadeiro
Além de ser um grande artista, Rafael também foi um bom empreendedor, pois conseguiu montar uma verdadeira equipe em sua oficina em Roma que era formada por jovens aprendizes e também artistas consagrados. Dessa forma conseguiu realizar vários projetos simultaneamente.




A Escola de Atenas (1509-1511), nos Museus Vaticanos (foto reprodução)
Rafael morreu no dia 6 de abril em Roma, no auge de sua carreira. Ele foi enterrado no Panteão por sua própria vontade. Seus restos mortais estão próximos à obra Madonna del Sasso, obra encomendada pelo próprio Rafael e executada por seu aluno Lorenzo Lotti, conhecido como Lorenzetto. “Aqui jaz Rafael; enquanto viveu, a mãe natureza temia ser por ele vencida; agora que está morto, ela receia morrer também”. Essa frase é de Pietro Bembo, em homenagem à criatividade divina do grande artista.




Obra óleo em madeira Ressureição de Cristo, uma das primeiras pinturas do artistas, no Masp de São Paulo (foto divulgação)
As obras de Rafael estão presentes em várias cidades italianas, como Roma e Florença, Perugia, Città di Castello e Milão. Muitos museus internacionais também possuem algumas pinturas do mestre, inclusive encontramos a a obra Ressureição de Cristo no Masp. A maioria de suas obras encontram-se em Firenze e em Roma. No Museu Uffizi existe uma sala dedicada ao pintor, onde estão preservadas algumas obras muito significativas, como a Madonna del Cardellino e muitas importantes obras de Rafael estão expostas também na Galleria Palatina do Palazzo Pitti.




Ritratto di giovane con pomo, do acervo da Galleria Palatina, no Palazzo Pitti
500 anos da morte de Rafael Sanzio – Devido aos 500 anos de sua morte, foi anunciada em Roma a mostra “Raffaello 1520-1483” na Scuderie Del Quirinale, com mais de 100 obras ligadas à carreira do artista , provenientes do Uffizi, Louvre, e do Vaticano. A exposição, organizada por 3 anos, foi interrompida devido à emergência do coronavírus. A data de encerramento está prevista para 2 de junho, mas muito provavelmente será prorrogada.
A Galleria degli Uffizi de Firenze e o Mibac – Ministério dos Bens e Atividades Culturais da Itália – organizaram tours virtuais para apresentar as obras de Rafael através de suas redes sociais.




Leone X entre os cardinais Giulio de’ Medici e Luigi de’ Rossi Firenze, realizado em 1518




Transfiguração de Cristo, último trabalho realizado por Rafael antes de sua morte. trabalho pode ser admirado na Pinacoteca do Vaticano




Por ocasião do 500º aniversário da morte do artista, 10 tapeçarias feitas com desenhos de Rafael, representando os Atos dos Apóstolos, ficaram expostos por uma semana em fevereiro deste ano, na Capela Sistina de Roma (foto reprodução)




Rafael está enterrado no Panteão, em Roma
Urbino, a cidade de Rafael
Rafael nasceu em Urbino, na região das Marcas, em 1483, uma cidade onde se respirava a atmosfera artística do Renascimento e onde atuavam grandes artistas. Hoje, a casa onde nasceu transformou-se num museu dedicado a ele, um lugar onde o artista é contado a 360 ° e onde você pode contemplar algumas de suas primeiras obras.




Urbino é um dos centros artísticos e turísticos mais importantes da Itália e foi construída para ser a cidade ideal do Renascimento
Urbino tem uma atmosfera descontraída e um ritmo envolvente. A cidade é bem pequena e tranquila, tem pouco mais de 15 mil habitantes. Cheia de ladeiras, com lojinhas de artesanato, barzinhos e restaurantes, seu fascínio está, principalmente, em seu cenário renascentista preservado por séculos. Urbino é um dos centros artísticos e turísticos mais importantes da Itália e foi construída para ser a cidade ideal do Renascimento.




Palazzo Ducale de Urbino




Obra Santa Caterina d’Alessandria, de Raffaello Sanzio. Santa Caterina é a padroeira dos universitários. A obra faz parte da mostra permanente da Galleria Nazionale delle Marche, dentro do Palazzo Ducale
Posts que podem interessar:
Basílica de San Minaot al Monte
Hospedagem em apartamento em Firenze
'O artista Rafael Sanzio' have 4 comments
6 de abril de 2020 @ 18:32 ILMA MADUREIRA
Ola! Que maravilhosa descrição tanto do autor como de suas obras (que eu particularmente conhecia muito pouco). Nestes momentos de “reclusão” esta sendo ótimo saber um pouco mais de tantos artistas e suas histórias (em particular da época Renascentista)
Obrigada
6 de abril de 2020 @ 18:39 Denya Pandolfi
Querida Ilma, Que gratidão receber a tua mensagem. Rafael era um gênio da arte da pintura. Seus traços doces e perfeitos e os detalhes com que reproduzia as cenas são tocantes. Feliz em saber que vc apreciou o post. Um abraço grande e uma ótima semana! Denya
28 de junho de 2020 @ 21:10 Grazie a te / Urbino, joia do Renascimento na região das Marcas
[…] burgo fica na região de Montefeltro, província de Pesaro-Urbino. Foi ali que nasceu o artista Raffaello Sanzio, um dos mais célebres pintores e arquitetos do […]
30 de janeiro de 2023 @ 04:41 Davi
Olá boa noite a todos eu tenho um quadro do Rafael sanzio que aparenta ser muito antigo ele é pintado na madeira não é na tela é um auto retrato do (bindoautoviti) tenho interesse em vender se alguém tiver interesse por favor me procurar pelo ZAP (21) 99188-0329.