O burgo toscano de Barga, na Garfagnana

A Toscana é de fato uma das regiões mais bonitas e requisitadas da Itália, principalmente por suas importantes cidades de arte.  Mas existe também uma Toscana bem menos conhecida,  genuína e pacata, constituída de pequenos burgos que encanta seus visitantes! Visitei recentemente Barga, que está inserido numa área da Toscana que não frequento muito: a Garfagnana.   Amantes  do slow travel,  vai aqui mais uma dica de passeio de uma cidade pouco explorada pelo turismo de massa e que sem dúvidas vai te conquistar por seu ritmo lento e graciosidade. Barga sedia eventos artísticos como  Opera Barga, que surgiu nos anos 60, e o Barga Jazz , importante manifestação musical de jazz que acontece na cidade desde os anos 80.

Barga é uma encantadora vila medieval, cercada por muralhas e portas antigas. Destacam-se os elegantes edifícios históricos, construídos sobre os restos de edifícios medievais

Localizada a cerca de 400 m de altitude, a  pequena Barga tem cerca de 10 mil habitantes e é uma  charmosa cidadezinha que fica no topo de uma colina no Valle del Serchio, na província de Lucca. Circundada por uma paisagem maravilhosa,  Barga  pode ser explorada a pé e em poucas horas.

Com características medievais, Barga é circundada pela esplêndida natureza da região e é famosa por ser um dos “Borghi più Belli d’Italia” graças às suas belezas históricas, arquitetônicas e naturais. Barga  é a cidade adotiva de Giovanni Pascoli, um dos mais renomados poetas italianos de todos os tempos, que foi sepultado na cidade.

Barga também foi agraciada com o reconhecimento de “Città slow”, que a identifica como uma zona turística de grande importância

Para explorar o centro histórico é preciso subir algumas ladeiras. E vamos caminhando subindo escadas e superando seus estreitos becos

Barga  conserva o típico traçado medieval de avenidas , com as duas ruas principais, Via di Mezzo e via Petrorio. Porta Reale é a principal de acesso ao burgo

 

 

O Teatro dei Differenti, inaugurado em 1795

 

Interior da chiesa di Sant’Elisabetta d’Ungheria

 

O Duomo de San Cristoforo, de origens bem antigas, provavelmente edificado no século 11

A Catedral de San Cristoforo de Barga é uma joia românica no centro da aldeia que por fora quase se assemelha a uma fortaleza. O edifício original data de antes do ano 1000, mas foi modificado nos séculos seguintes, com elementos decorativos que vão do românico ao gótico.

História do Barga
Como muitas outras cidades toscanas, achados arqueológicos do período pré-histórico evidenciam seu antigo passado. Barga era habitada por ligúrios-apuanos e posteriormente pelos romanos. As primeiras notícias documentadas de um núcleo habitado remontam ao século 9,  quando o território era feudo lombardo. Nos séculos 11 e 12   sofreu  diversos assédios de milícias de Lucca e Pisa e em meados do século 14 passou a fazer parte dos domínios florentinos. Seu esplender econômico e cultural foi em época Medicea, quando experimentou um período de grande desenvolvimento econômico, evidenciado pela construção de numerosos edifícios de prestígio.  Foi  de domínio pisano antes da cidade de Lucca.

 

Posts que podem interessar:

Casamento na Itália

Enoturismo, para os apreciadores de vinho

10 burgos medievais da Toscana

Urbino, joia do Renascimento

Trastevere, o charmoso bairro de Roma

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália? 

Como transportar vinhos na mala

Via de’ Neri, a rua do streetfood

Um passeio em Castellina in Chianti

Hospedagem em apartamento em Firenze



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O burgo toscano de Barga, na Garfagnana' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.