A monumental obra de mármore realizada pelo artista Michelangelo, o Davi, é um dos maiores símbolos do Renascimento. Com cerca de 4 metros de altura e pesando mais de 5 toneladas, o herói bíblico foi representado pelo gênio renascentista de uma forma diferente das retratadas precedentemente: Michelangelo realizada a escultura de Davi antes de enfrentrar seu inimigo. A obra impressiona pela perfeição! A escultura apresenta Davi nu, contemplativo e concentrado, com seu olhar desafiador que fixa o inimigo, com seus músculos que exalam tensão, segurando na mão direita uma pedra e do lado esquerdo uma funda pendurada. Até as veias de seus braços e costelas são evidentes. Foi realizada entre os anos de 1501 e 1504, e encontra-se na Galleria dell’Accademia de Florença.
O Davi representado por Michelangelo é um homem seguro, contemplativo e determinado, que segura uma pedra enquanto encara Golias. Representa a força intelectual, o personagem usa a mente, a estratégia, para enfrentar um inimigo muito maior e ameaçador. Apesar de ser bem menor que Golias, Davi era hábil e usou uma funda para derrotá-lo, acertando a cabeça do gigante.
Medidas:
- peso: 5,6 toneladas
- Altura: 4,07 metri (a base mede 1,07 m)
O Davi foi realizado em apenas um bloco de mármore branco de Carrara, de cerca 5 metros e a escultura mede 4,10m. Outros dois artistas já haviam falhado pois tiveram dificuldades técnicas para esculpir o bloco antes de Michelangelo, portanto, havia grande expectativa para ver o trabalho terminado. O mármore usado não era de qualidade, era poroso, com veios.
Colocação da estátua
A obra foi encomendada ao artista em 1501 pela Opera del Duomo de Florença e da Arte della Lana. A encomenda a Michelangelo fazia parte de um programa que incluía 12 esculturas para serem colocadas nos contrafortes da catedral.
A escultura deveria ficar em um dos contrafortes do Duomo, mas foi adquirida pela República de Florença e colocada na Piazza della Signora, em frente ao Palazzo Vecchio, onde permaneceu por mais de 350 anos. No final do século 19 foi novamente transferida para a Galleria dell’Accademia, que foi construída para abrigar a famosa obra. Quando Michelangelo estava terminando de esculpir o “gigante”, a prefeitura pediu à Opera de Santa Maria del Fiore que convocasse um encontro com os maiores artistas e intelectuais florentinos da época para avaliar uma nova colocação. A comissão decidiu que a escultura deveria ser colocada na entrada do Palazzo Vecchio, como um emblema da força e independência dos florentinos.
O trajeto do Duomo até a Piazza della Signoria é de mais de 600 metros e foi feito em 4 dias. Durante o percurso, pela via Calzaiuoli, algumas pessoas que não eram apoiadores da República chegaram a apedrejar a obra. Sobre a forma de transportar o Davi , colocado em uma estrutura de madeira, Vasari descreveu que fizeram um “castelo de madeira fortíssimo”. As rodas do carro eram toras de madeira; esse foi um trabalho minucioso e delicado.
No dia 25 de janeiro de 1504 uma comissão decidiu onde colocar o Davi e dentre os participantes estavam Leonardo da Vinci, Filippino Lippi, Perugino, Botticelli e Andrea della Robbia. A obra foi apresentada ao público oficialmente em 8 de setembro de 1504 e ficou na praça da Signoria até o ano de 1873. Alguns anos depois, em 1910, foi colocada uma cópia do Davi.
A Tribuna de Davi– O Davi ganhou posição privilegiada na Galleria dell’Accademia. O arquiteto Emilio De Fabris foi contratado para construir uma tribuna, posicionada no final de um corredor. A obra-prima foi colocada dentro de um enorme engradado e atrelada em uma carroça de madeira construída de forma complexa, que seguia pelas ruas do centro sobre trilhos até o museu. O Davi, no entanto, ficou 9 anos embalado à espera da conclusão das obras do museu. O Davi é a mais requisitada obra-prima da Galleria dell’Accademia e abriga o maior número de esculturas realizadas por Michelangelo.
Algumas curiosidades:
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- Proporção – quem já teve oportunidade de ver de perto certamente reparou uma ligeira desproporção. Na verdade, as mãos e a cabeça são maiores do que as outras partes do corpo. É que essa escultura foi realizada para ocupar um dos contrafortes da catedral Santa Maria del Fiore, decorando a área externa do Duomo de Florença, o que significa que o espectador deveria observá-la de baixo pra cima
- Posição da obra – O Davi foi colocado na Piazza della Signoria , na entrada do Palazzo Vecchio, até 1873, e quando foi transferido para a Galleria dell’Accademia, construída especialmente para receber a obra. O trajeto da praça ate o museu durou 4 dias.
- A representação – O Davi de Michelangelo não está com a cabeça de Golias a seus pés. Michelangelo escolheu representá-lo antes do ataque. A obra representa a força intelectual: apesar de ser bem menor que Golias, o Davi usa a mente, concentra a sua energia de forma estratégica para enfrentar um inimigo muito maior do que ele.
- Material – Michelangelo aceitou usar um mármore defeituoso que havia sido recusado por outros 2 artistas, Agostino di Duccio e Antonio Rossellino. Ele encontrou dificuldade técnica porque o mármore apresentava veios.
- Blefe – Michelangelo não permitia visitas enquanto trabalhava em sua obra. Quando a obra estava sendo finalizada, ele recebeu visita de personalidades importantes , dentro os quais os Soderini, o gonfaloniere , ou prefeito de Florença na época. Soderini comentou que o nariz estava muito grande. Imaginem um comentário desses com Michelangelo, que era melindroso e orgulhoso e tinha um caráter forte e nada fácil! Mas ele não podia responder mal e pra não estragar as relações com o governo florentino ele teve uma ideia. Ai Michelangelo , sem ser notado, recolheu fragmentos e um pouco pó de mármore do chão e voltou para os andaimes – imaginem que a obra tem pouco mais de 4 metros. Ele lá de cima soprou o pó de mármore e fingiu que estava acertando. Quando ele terminou Soderini disse: Agora está perfeito!
- Danos e ataques – Além de ataques no percurso do transporte até a praça da Signoria o Davi sofreu outros ataques. Em 1527 a escultura sofreu sua primeira agressão violenta quando em um protesto político e perdeu o braço esquerdo. Giorgio Vasari o recuperou e o braço foi restaurado, mas é possível ver as fraturas por onde partiu. O dedo médio da mão do Davi foi perdido, não se sabe em qual ocasião, e foi restaurado em 1813. Em 1991 um artista italiano de nome Piero Cannata conseguiu entrar com um pequeno martelo e esmagou o segundo dedo do pé esquerdo da escultura.
'O Davi de Michelangelo' have 4 comments
4 de fevereiro de 2021 @ 07:20 My Brilliant Friend Season 3 Filming in Florence – Italophilia
[…] pal Denya Pandolfi who has a tour company called “Grazieate” shared this fantastic Instagram Reel […]
13 de agosto de 2021 @ 01:41 Antonio Roberto Malfatti
A respeito dos ataques sofridos pela estátua, me magoa muito, pois só podem ter sido feitos por pessoas isentas de sensibilidade. Protestos nunca deveriam ser feitos sob a forma de destruição.
8 de setembro de 2021 @ 11:23 Denya Pandolfi
Concordo Antônio, também acho que protestos jamais poderiam ser feitos sob forma de destruição. Abraço e obrigada pela visita ao blog, Denya
17 de setembro de 2021 @ 16:11 Grazie a te / Congregação de San Martino, instituição de caridade em Florença
[…] Nas proximidades da área onde nasceu e viveu Dante Alighieri encontra-se a pequena igreja de San Martino, conhecida também como “Buonomini” (Bons Homens), que como o próprio nome sugere, cuida dos necessitados em Florença há muitos séculos. A Compagnia dei Buonomi di San Martino foi fundada em 1441 pelo frei Antonino Pierozzi, Sant’Antonino, que era priore do convento de San Marco e sucessivamente arcebispo de Florença. Ele chamou 12 homens para confiar-lhe a tarefa de ajudar as famílias florentinas que haviam caído em desgraça econômica e por orgulho ou vergonha não pediam ajuda, eram os poveri vergognosi. E pouca gente imagina que no interior dessa pequena igreja encontramos pinturas maravilhosas, um ciclo de afrescos atribuídos à bodega de Ghirlandaio, que foi maestro de Michelangelo. […]