As estações do ano são muito bem definidas em quase todo o país com diferentes tipos de clima. Mas afinal, qual o melhor período do ano para visitar a Itália? Bom, isso depende do estilo de viagem que você busca. Neste post vou falar mais especificamente da Toscana, que apresenta características bem distintas a cada estação! Considere que a região tem cidades de montanha e de mar e que o clima varia bastante de uma localidade para outra. Para te ajudar a programar melhor a sua viagem e sanar dúvidas, descrevo como é cada estação do ano aqui na Toscana.
E a gente pode aproveitar cada temporada desfrutando do melhor que cada uma tem a oferecer. Junto às variações climáticas não apenas o cenário desse encantador país se transforma mas de consequência o estilo de vida e os hábitos alimentares também mudam, pois como sempre comento, a gastronomia local é baseada nos produtos que a gente encontra em cada estação.
Primavera (de 21 de março a 20 de junho)
Eu vibro com a chegada da primavera, um dos meus períodos preferidos do ano! Adoro poder fazer programas ao ar livre, passear nos parques e fazer piquenique. Na primavera os dias ficam mais longos e a programação aqui na Toscana é cheia de ótimos eventos culturais, sagras e programas enogastronômicos. As cidades começam a receber mais turistas.
Em abril acontece a exposição de flores no Jardim dell’Orticultura e em maio tem Mostra de Artesanato no Palazzo Corsini. Dentre os deliciosos programas da temporada tem o Festival do Gelato, na Piazzale Michelangelo. E para os amantes de vinho: no mês de maio acontece em toda a Toscana o evento Cantine Aperte, evento ecoturístico onde as vinícolas abrem suas portas para apresentar seus produtos.
Na primavera não é muito fácil saber como se vestir. É que costuma ser bem fresco no início e no final do dia. E se precisar de dicas práticas sobre como preparar as malas, confira no post mala de primavera.
Verão (de 21 de junho a 22 de setembro)
Agosto é mês de férias escolares em toda a Europa e a gente vê muitas famílias viajando neste período. É preciso fazer reservas de hotéis e de passeios com antecedência. Algumas cidades são insuportavelmente quentes no auge do verão e nessa época do ano costuma escurecer por volta das 21 horas. Em Firenze a estação já começa quente com o Calcio Storico Fiorentino, modalidade esportiva com final da partida disputada no dia 24 de junho, dia do padroeiro da cidade, San Giovanni. Escrevi um post contando sobre o verão aqui na cidade: vale a pena visitar Firenze em agosto? Não é dificil que os termômetros atinjam os 34 graus.
As cidades ficam bem divertidas e muitos festivais de música animam as noites em locais públicos. Temporais são comuns nos meses de junho e julho.

Praia em Marina de Carrara
No começo de setembro, período em que os termômetros abaixam um pouco, acontecem alguns eventos gastronômicos importantes, principalmente relacionados à colheita da uva, que geralmente acontece na primeira quinzena do mês. A vindima, a tão festejada colheita da uva para produção de vinho, é entre o verão e o outono. Em setembro tem a Expo Chianti Classico, que existe desde 1970, na cidade de Greve, a poucos minutos de Firenze.
Em Siena nos dias 2 de julho e 6 de agosto acontece o Palio, uma tradicional corrida de cavalos que acontece na Piazza del Campo. E verão significa festas típicas em Montepulciano, com a festa Bravio delle Botti, uma corrida com barris de vinho e em Monteriggioni a festa medieval Monteriggioni di Torri si corona agita o burgo 2 finais de semana de julho.
E se quiser praia, você pode se refrescar nos litorais bonitos e badalados nas localidades da Maremma e da Versilia.
Verão é a temporada dos girassóis! Julho é o mês ideal para encontrá-los lindos e floridos. Veja mais informações no post onde encontrar girassois na Toscana.
Para marcar o encerramento do verão do ano passado a minha amiga Maria do EaTravel promoveu um chá da tarde com um grupo formada por blogueiras e artistas. Uma tarde para trocar ideias, aprender a fazer arranjos de flores e saborear as gostosuras que Emiko Davies preparou com tanto carinho. Aprecio demais poder vivenciar com tanto entusiasmo cada estação do ano por aqui!
Se a sua intenção é passear nas cidades de arte como Siena e Firenze, prepare-se para o calor e traga roupas bem leves. Para caminhar tanto, conforto é fundamental. Sem saber o que colocar na mala para temporada de calor aqui na Toscana? Não deixe de conferir o post com dicas sobre mala de verão.
Outono (de 23 de setembro a 22 de dezembro)
O outono é uma excelente estação para visitar a Toscana! Nessa época do ano a região se colore com os tons alaranjados das folhas mudando o cenário das cidades e a paisagem. Escrevi um post sobre a chegada dessa esplendida estação, que marca o início do ano letivo, com promessas de novos projetos e propósitos: Vem chegando o outono.
Nesta estação o cheirinho de castanha queimada pelas ruas é inebriante! Este é o período da colheita de uva e de azeitona. Existem eventos dedicados à agricultura para festejar os produtos da estação, como o Autumnia, em Figline Valdarno. Eventos ligados ao vinho em outras localidades da Toscana e em Firenze , no último sábado de setembro acontece a festa do Carro Matto (Carroça maluca), uma tradição da época do Renascimento em transportar os frascos de vinho da procissão pelas ruas do centro.
Muitos eventos gastronômicos com produtos da estação, como castanha, tartufo e vinho novo. Em novembro, em San Miniato, 4 finais de semana são dedicados ao tartufo branco. Entre final de outubro e inicio de dezembro acontece a colheita de azeitonas. Venha ver como é esta tradição aqui da Itália.
A partir do final de outono as cidades começam a ficar mais vazias e as atrações menos disputadas, com menos filas.
E se quiser uma ajudinha para preparar a sua bagagem, aqui vai: Mala de outono.
Inverno (de 23 de dezembro a 20 de março)
A Toscana pode ser fascinante também no inverno! Nessa época do ano o fluxo de viajantes é menor e as atrações são mais vazias. As temperaturas variam entre 0 e 14 graus. Alguns vilarejos ficam completamente desertos nessa época do ano e algumas bodegas e restaurantes não funcionam. E nada de idealizar mesinhas ao ar livre e refeições na parte externa. Faz frio e todo mundo busca os ambientes internos aquecidos. Os dias são bem mais curtos e escurece super cedo, lá pelas 16h30. Mas em compensação, em alguns dias do inverno o céu é de um azul exuberante!
É raro nevar em Firenze, mas desde que moro aqui presenciei 3 das históricas nevascas que marcaram esse fenômeno na cidade: em 2005, em 2009 e em 2010. Todas essas vezes a neve caiu no mês de dezembro e causou alguns transtornos na cidade. Vejam neste post a neve atípica do dia 1º de março.
O inverno na Toscana pode ter uma conotação bem romântica. Entre novembro e março os burgos e vilarejos do interior ficam bem vazios e tranquilos. As lareiras dão um toque de charme e romantismo aos restaurantes e hotéis. E para aquecer, vinho e chocolate quente. Em fevereiro acontece a Feira do Chocolate Artesanal (e se quiser os melhores endereços onde encontrar chocolate na cidade, leia a rota do chocolate). Dezembro é marcado por tradicionais mercadinhos de Natal de artesanato e gastronomia em Firenze e em diversas cidades da Toscana.
Mesmo disponibilizando aquecimento nas áreas externas as mesinhas dos estabelecimentos estão sempre vazias durante o inverno. Até porque as pessoas preferem pratos quentes, como sopas e risottos. E com o frio que faz, a comida gela em poucos minutos (por este motivo eu prefiro sempre fazer as refeições na área interna).
Aproveite para explorar com mais tranqüilidade museus e igrejas e visitar exposições ou passear nos centros termais. Para quem busca um destino romântico, sugiro Bagno Vignoni e Saturnia. E no carnaval em Viareggio, na Versilia, acontecem os desfiles com carros alegóricos pelas principais avenidas da cidade. E para os fãs de esportes de inverno, a Toscana conta alguma estações de esqui com instrutores. Veja no post esquiar na Toscana.
Traga roupas bem quentinhas e invista nos acessórios de inverno. Entre aqui para conferir como preparar uma eficiente mala de inverno.
Eventos
Para ficar por dentro dos eventos nas diversas cidades da Toscana, confira aqui no site do Eventi in Toscana. Sempre no primeiro domingo do mês é possível visitar os museus estatais sem pagar.
Posts que podem te interessar:
Quanto se gasta por dia para visitar Firenze
Produtos de supermercado para levar pro Brasil
10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico
10 burgos medievais da Toscana
7 maravilhas da Toscana que são Patrimônio Unesco
Pingback: Grazie a te / Uma lista com endereços de lojas baratas em Firenze
Pingback: Grazie a te / Vale a pena visitar Firenze em agosto, auge do verão?
Pingback: Grazie a te / O balneário de Marina de Carrara, litoral da Toscana
Pingback: Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar o Bel Passe?
Pingback: Grazie a te / Neve em Firenze é uma grande surpresa. A cidade fica linda mas também caótica
Pingback: Grazie a te / Dicas de programas interessantes para o inverno em Roma
Pingback: Grazie a te / A minha experiência de hospedagem no Hotel de Russie, exclusivo 5 estrelas de Roma
Pingback: Grazie a te / Arte de rua em Firenze, cidade berço do Renascimento
Pingback: Grazie a te / A primavera em Florença, como é a cidade na estação das flores
Pingback: Grazie a te / Dicas sobre as principais atrações para ver em Veneza
Pingback: Grazie a te / A Valdambra pode servir de base para explorar diversas cidades, pois está localizada entre Firenze, Siena e Arezzo
Pingback: Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana
Pingback: Grazie a te / Dicas sobre como aproveitar Firenze com as crianças
Pingback: Grazie a te / A Basílica de San Miniato al Monte foi construída entre os séculos 11 e 13
Pingback: Grazie a te / Vale a pena gastar tanto para fazer um passeio de gôndola em Veneza?
Pingback: Grazie a te / A praia de Riccione, requisitado litoral da Emilia Romanha
Pingback: Grazie a te / Castiglione della Pescaia, maravilhoso litoral da Toscana
Pingback: Grazie a te / Uma festa tradicional dedicada ao peixe azul na Costa Etrusca, na Toscana
Pingback: Grazie a te / Cooking class com ópera no Chianti - Grazie a te
Pingback: Grazie a te / A elegante cidade de Fiesole, a apenas 20 minutos de Firenze
Pingback: Grazie a te / A cidade medieval de San Leo, perto da República de San Marino
Pingback: Grazie a te / Na Toscana, a cidade de Vinci, do gênio Leonardo
Pingback: Grazie a te / Dicas sobre o que fazer 1 dia em Treviso, no Vêneto
Pingback: Grazie a te / Comer pelas calçadas de Firenze pode gerar multas de até 500 euros
Pingback: Grazie a te / O burgo medieval de San Gimignano, um retorno à Idade Média
Pingback: Grazie a te / Marina Abramović - Grazie a te
Pingback: Grazie a te / Quanto se gasta por mês no supermercado na Itália?
Pingback: Grazie a te / Doris resolveu deixar SP para recomeçar a vida na Itália
Pingback: Grazie a te / O conceito do slow travel, um modo tranquilo e relax de viajar
Pingback: Grazie a te / Panzano, um dos burgos do Chianti, uma das mais populares áreas da Toscana
Pingback: Grazie a te / Produtos econômicos de supermercado para levar pro Brasil
Pingback: Grazie a te / Existem cerca de 450 gondoleiros na cidade de Veneza