
História dos gondoleiros
O gondoleiro recebe este nome para que se distinguir dos que guiam outros tipos de embarcações. A gôndola era o meio de transporte mais utilizado pelo nobres, que tinham os seus gondoleiros, ou seja, os condutores. Os gondoleiros herdavam da família uma licença, que era passada de pai pra filho. Ou então podiam adquiri-la praticando um longo treinamento como substituto de algum antigo gondoleiro que não tinha filhos homens ou então quando os filhos não eram interessados na profissão. Se o gondoleiro não tivesse filho homem podia passar a sua licença para um aprendiz.
Em caso de morte de um gondoleiro a licença voltava para o comune (prefeitura) que podia passar ao primeiro pretendente da lista. O trabalho para os substitutos era duro, pois ganhavam pouco e repassavam grande parte do que recebiam às viúvas dos gondoleiros pelo aluguel da gôndola.
Hoje em dia os aspirantes à profissão precisam frequentar uma escola e se submeter a um exame. Dentre os requisitos, ter mais de 18 anos, frequentar cursos onde estudam um idioma estrangeiro, ter noções de história e arte, além de provas para mostrar habilidade e controle de remo. É necessário fazer um estágio com um gondoleiro profissional e por fim, se submeter à uma prova prática.




Os gondoleiros são personalidades que usam camisetas de listras brancas com preto ou vermelho. São conhecidos por sua personalidade forte e são orgulhosos defensores da “Sereníssima”




Existem cerca de 450 gôndolas na Lagoa de Veneza. O tempo de construção é de cerca um ano e o valor é em torno de 60 mil euros, dependendo das características da embarcação




As gôndolas ficam estacionadas em todos os cantos da cidade. Se tiver possibilidade, antes do passeio, converse um pouco com o gondoleiro. Muitas vezes, em 3 minutos de bate-papo você consegue identificar o perfil do profissional: brincalhão e extroverso ou mais calado e discreto




Oo gondoleiros precisam ser hábeis para passar sob as pontes, principalmente no período de maré cheia.




Os gondoleiros podem atuar privadamente, decidindo os seus pontos de circulação, ou então são contratados por agências que oferecem um trabalho com salário fixo
Primeira mulher gondoleira – Depois de uma supremacia masculina que durou mais de 900 anos, finalmente em 2010 a primeira mulher conseguiu superar os exames para se tornar gondoleira. Filha de um gondoleiro e mãe de 2 filhos, Giorgia Boscolo entra para história como a primeira mulher a conduzir uma gôndola em Veneza.
Em meu passeio pelo sestiere de Cannaregio conheci outra mulher, Chiara Curto, que conduz o sandolino, embarcação muito parecida com a gôndola, só que é mais curta e compacta. O sandolino é uma embarcação que começou a ser usada no século 13.




Chiara Curto, em seu sandolino, embarcação parecida com a gôndola, que era usada principalmente para a pesca
Entrevista
Entrevistei o gondoleiro Sebastiano Bosetti, que nasceu em Veneza e trabalha há 9 anos nesta profissão. Sebastiano trabalha na zona de Rialto. Ele conta sobre a sua escolha e sua formação para exercer essa atividade:
Você já fez este passeio? Como foi a sua experiência? Não deixem de conferir o post vale a pena andar de gôndola em Veneza.
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