Não é sempre que um chef do quilate de Fulvio Pierangelini vem até à sua mesa e pergunta “e agora, o que posso preparar pra vocês?”. Para quem não sabe de quem estamos falando, Fulvio é um dos mais renomados chefs da Itália – brindado com 2 estrelas pelo Guia Michelin- e considerado pelos franceses o melhor do mundo. Foi em clima amigável e descontraído o nosso jantar de inauguração do restaurante Irene, do qual tivemos o privilégio de participar. Além de provar inúmeros pratos memoráveis, drinks caprichados e excelentes vinhos, tivemos a oportunidade de visitar a cozinha do local e receber algumas preciosas dicas do estrelado chef. Irene é mais novo bistrô fiorentino e pertence ao Savoy, da Rede Rocco Forte Hotels, do qual Fulvio é supervisor criativo.
Para o jantar de inauguração, no último dia 26, a rede convidou (abro um parêntese aqui para dizer que há muito tempo não via tanta delicadeza e classe em um convite: foram 3 lembrancinhas que chegaram em mãos até a minha casa) um seleto número de bloggers de diversos países que vivem em Firenze para uma degustação , apresentando alguns de seus pratos. Apesar de ser um local elegante e refinado, a cozinha é simplificada e sem frescura que tem como base produtos frescos da estação e de excelente qualidade. O restaurante é uma homenagem à senhora Irene, mãe do Sir Rocco Forte, proprietário da rede.
Irene é um bistrô moderno com atmosfera vintage – graças às cadeiras e estampas que nos remetem aos anos 50- mas ao mesmo tempo tem ares contemporâneos: seus grandes lustres em cilindro dominam o espaço e transmitem a mensagem de um local “aberto”, estimulante , criativo e dinâmico. Quem assina a direção artística da casa é artista Felice Limonas, autor deste painel em tons laranja e amarelo.
Os pratos oferecidos pelo Irene são inspirados nos clássicos das tradições toscanas. Experimentamos alguns, como salada de polvo, radicchio e beterraba, panzanella e mozzarella, tartare e frutos do mar frito e vegetais, tartare, ravioli e para encerrar o ovos que ajudamos a preparar (com aspargos e tartufo)… Para finalizar, zabaione (com vinho de sobremesa e frutas vermelhas). Todo simples e saudável.
tel 055.2735891
'O restaurante Irene, em Firenze' have 5 comments
30 de março de 2015 @ 05:18 georgette
Fantastic Denya, what an incredible night and a cool place, they did such a wonderful job!
30 de março de 2015 @ 15:33 Denya Pandolfi
Ciao Georgette!!! Yes, we had such a great time! We must go back for a coffee… bacio carissima! Grazie, Denya
29 de março de 2016 @ 04:02 Marcela
Ola Denya! Tudo bem? te escrevi no snap e vc pediu que enviasse minha duvida por aqui! Vou passar 3 dias passeando na toscana, e meus 3 roteiros diarios sao : chianti/siena , bolgueri/volterra/san gim , e val dorcia , mas um desses dias eu e meu marido faremos de moto , e os outros dois de carro. Minha duvida é se vc poderia me ajudar em qual estrada seria melhor pra moto, com paisagens mais bonitas( por mais que saiba que todas sao lindas, rs) …. Se puder ajudar ficaria muito agrdecida! bjos pra vc!
29 de março de 2016 @ 22:19 Denya Pandolfi
Olá Marcela, Pedi uma ajuda ao meu marido e ele está dizendo que vcs irão curtir todos os lugares… Mas ele prefere o Val D’Orcia (ah, passando pela estrada Cassia, ok). Beijos e bom passeio pra vcs,aproveitem! Denya
18 de maio de 2018 @ 12:14 Grazie a te / A minha experiência de hospedagem no Hotel de Russie, exclusivo 5 estrelas de Roma
[…] Le Jardin de Russie, que traz o ilustre chef Fulvio Pierangelini (já tive o prazer de jantar no restaurante Irene de Firenze, do qual é supervisor criativo), e o requintado Bar […]