A arte dos lançadores de bandeira tem origem medieval, surgiu mais precisamente durante as guerras. A bandeira era um sinal do orgulho cidadão mas ao mesmo exprimia uma necessidade tática e era um ponto de referência durante os combates. E os lançadores de bandeira encarregavam-se de comunicar e transmitir mensagens como o momento para atacar e os movimentos que precisavam fazer com as tropas durante as batalhas.
Atualmente as apresentações dos lançadores de bandeiras são um belíssimo espetáculo que podemos presenciar em determinados eventos e festividades. O que não mudou mesmo depois de tantos séculos é orgulho de quem está envolvido nessa atividade. E Firenze, que é uma cidade que conserva tradições antigas, nos presenteia com lindas festas tradicionais quando é possível admirar o voo das bandeiras num cenário com figurantes a caráter e damas renascentistas que integram o cortejo e desfilam pelas ruas do centro histórico.
Os lançadores de bandeiras colorem e deixam boquiabertos milhares de espectadores! Movimentos, cores e coreografias dos lançadores de bandeira que encantam num espetáculo que pode ser visto em poucos lugares do mundo.
Em Firenze e arredores existem diversos grupos de lançadores de bandeiras, sendo que o principal é o dos Bandierai degli Uffizi, que surgiu em 1973 como parte do Corteo Storico della Repubblica Fiorentina, com cerca de 530 integrantes, figurantes com vestimentas nobres e armas, armaduras, música e damas renascentistas.
A procissão histórica da República Fiorentina nasceu com a intenção de recordar a atmosfera da Florença Renascentista e atualmente integra o grupo do Calcio Storico Fiorentino, o jogo tradicional da cidade quedou origem ao futebol moderno.
Troféu Marzocco
Antes da manifestação tem cortejo pelas ruas do centro histórico da cidade, que parte do Palaggio di Parte Guelfa, na imediações do Mercado Del Porcelino, percorre algumas ruas da cidade e vai até a Piazza della Signoria, onde acontecem as exibições entre os participantes do evento.
Para saber mais a respeito da atividade, fiz uma entrevista com Christian Marini, que faz parte do Bandierai degli Uffizi desde 2003. Apaixonado e orgulhoso da atividade que começou quando tinha 23 anos, Christian já participou de diversos eventos importantes, dentre os quais, uma exibição em Nova York:
1 – Como começou?
Um meu caro amigo, que infelizmente não está mais com a gente, Filippo Galli, fazia parte dos Bandierai degli Uffizi e sempre quando a gente se encontrava ele dizia que eu deveria provar a executar as bandeiras pois iria gostar e me divertir. Se pudesse voltar no tempo, teria seguido o conselho dele muito antes.
2- O que representa essa atividade?
Fazer o executado de bandeiras me permitiu representar a minha cidade, seja nas manifestações que acontecem aqui em Firenze seja por todo o pais e ate mesmo no mundo. portanto, è segumangte uma grande honra pra mim. Alem disso, e importante é a diversão.
3- Quando surgiu e o que representa o grupo dos Bandierai degli Uffizi?
Surgiu em 1973 e fazem parte do Corteo della Repubblica Fiorentina. Nos exibimos em ocasião do Cálcio Storico Fiorentino, uma rievocazione de uma partida disputada em fevereiro de 1530 quando os florentinos, assediados das tropas de Carlo V começaram a jogar para despistar o inimigo.
4- Quantas vezes por ano?
São 60 vezes por ano como lançadores de bandeira. Para quem, como eu, ha uma família e filhos, é impossível participar de todas as exibições, em media, participo de 20 ou 25 por ano.
5- Quais sao as principais dificuldades para um lançador de bandeiras?
É uma atividade extremenaten difícil e precisa de muito treino ara aprender, as dificuldades principais é fazer com precisão os vários lançamentos de uma coreografia, talvez passando em poucos segundos de lançar uma bandeira a 15 metros e logo depois lançar-la a quem está ao seu lado.. Existem depois algumas variantes que aumentam a dificuldade, o vento e2 certamente o nosso maior inimigo, a chuva e os espaços limitados. É difícil também conseguir segurar o lado emotivo. Nesse pedido tive a sorte de me exibir em locais belíssimos e em ocasiões e eventos muito importas, e nesse casos, é muito importante saber controlar a emoção .
6- Existem também mulheres que participam?
O corteo storico da Repubblica Fiorentina é de origem militar e a única figura feminina permitida é a das “madonne fiorentine”.
7- Existe rivalidade entre os lançadores de bandeira de outros grupos de Firenze?
Absolutamente não Na província são diversos grupos, alguns numerosos. Nós, que fazemos parte da prefeitura de Firenze, nos exibimos principalmente nas festas do município e logicamente somos os únicos que nos exibimos nessas manifestações. A única competição que participam é o Trofeo Marzocco na Piazza della Signoria, quando convidados grupos de toda a Itália. Não é possível que haja rivalidade com associações privadas que fazem espetáculos em ocasiões diferentes das nossas.
8 – Como vocês se preparam para as exibições?
Com treinamento, que serve para aperfeiçoar os movimentos e melhorar a harmonia com os movimentos com todos os participantes. Uma apresentação é realmente bela se todos os componentes fazem os movimentos idênticos e ao mesmo tempo, sincronizados.
9- Qual o local mais bonito em que se apresentou?
Nesses 15 anos, tive a sorte de me apresentar em locais e ventos fantásticos, mas se devo escolher um fora de Firenze, direi que ter feito voar a bandeira que traz a flor de lírio estampada em meio aos arranha-céus de Nova York foi uma experencia única.
As apresentações em Firenze acontecem em determinados períodos do ano, como no Domingo de Páscoa, no dia 1º de maio (Trofeo Marzocco), em junho durante as partidas do Calcio Storico. O cortejo histórico passa por algumas ruas e praças do centro histórico de Firenze e não é necessário adquirir bilhete para assistir ao desfile.
Apresentação do dia 24 de junho – Festa de San Giovanni
15 horas- O cortejo histórico parte do Palácio di Parte Guelfa em direção à praça Santa Maria Novella onde se encontra com os jogadores e outros integrantes do cortejo
16 horas – todo o cortejo sai em em direção à Piazza Santa Croce, passando por Via Tornabuoni, Piazza della Repubblica, Via Calimala, Piazza della Signoria e via dei Neri
17 horas- Final do Calcio Storico na piazza Santa Croce (Rossi contra Verdi)
Os Bandierai degli Uffizi comemoram 50 anos no dia 2 de março de 2023.
Posts que podem interessar:
Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
'Os lançadores de bandeiras' have 8 comments
28 de setembro de 2018 @ 11:46 Grazie a te / Carro Matto, a carroça maluca, para comemorar a produção do vinho
[…] Os lançadores de bandeiras […]
1 de março de 2019 @ 10:49 Grazie a te / Dicas sobre como aproveitar Firenze com as crianças
[…] muitas manifestações medievais pela cidade com desfile e apresentações dos sbandieratori (fazem espetáculos com bandeiras). Especialmente na primavera e no verão – e não apenas […]
1 de março de 2019 @ 13:55 Grazie a te / Palazzo Medici Riccardi, riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico de Firenze
[…] Os lançadores de bandeiras […]
20 de março de 2019 @ 12:09 Grazie a te / Veneza é uma das cidades mais românticas do mundo!
[…] Os lançadores de bandeiras […]
23 de abril de 2019 @ 22:24 Grazie a te / Firenze celebra os 500 anos da morte do gênio Leonardo Da Vinci
[…] Os lançadores de bandeiras […]
23 de abril de 2019 @ 22:29 Grazie a te / Páscoa em Firenze e a antiga tradição da Explosão do Carro
[…] carro é acompanhado pelo cortejo histórico com os sbandieratori, que são os atiradores de bandeira, percursionistas em trajes típicos de […]
25 de março de 2020 @ 13:40 Grazie a te / Por que o Ano Novo florentino é comemorado dia 25 de março? - Grazie a te
[…] – a procissão do cortejo histórico começa no Palagio di Parte Guelfa e segue até a Basílica de SS. Annunziata, seguindo uma […]
14 de dezembro de 2020 @ 09:57 Grazie a te / O Calcio Storico Fiorentino, antiga paixão dos florentinos
[…] No momento do lançamento das bandeiras os espectadores vão ao delírio! Mesmo em um dia de muito vento, conseguiram fazer uma linda […]